domingo, 20 de novembro de 2011

COZINHA ÁRABE-RECEITAS

Olá!!


Aqui estou, conforme prometi, para dar as receitas dos pratos da culinária árabe ,cujas ilustrações estão no
post  anterior. BOM APETITE!!!


BERINJELAS AO FORNO COM MOZZARELLA


INGREDIENTES

02 berinjelas (médias)
100 gr.de queijo mozzarella (em fatias)
02 colheres(sopa) de queijo parmezão (ralado grosso)
1/2 lata de tomate (sem pele) ou de molho de tomate de sua preferência.
250 grs.de carne moída (magra) ***
pimenta síria a gosto (ou cominho)
02 dentes de alho socados
01 cebola (média) bem picadinha
02 colheres(sopa) de azeite de oliva
Sal  a gosto e gotas de limão.
01 copo de água (mais ou menos 250 ml)

MODO DE PREPARAR

Tempere a carne moída com alho,limão, cominho e sal. Reserve.

Corte as berinjelas em rodelas com mais ou menos um dedo de espessura sem descascar.Afervente-as em água por mais ou menos 3 minutos.Escorra-as. Reserve.

Leve uma panela com o azeite de oliva ao fogo, acrescente as cebolas picadas e refogue bem, acrescente a carne moída temperada, envolvendo bem. A seguir, acrescente a 1/2 lata de tomates (em molho), mexa até envolver totalmente os ingredientes, acrescente a água e abafe a panela para incorpar o molho.

FINALIZAÇÃO

Em  uma forma retangular média (refratária), coloque colheradas de molho, forrando com ele todo o fundo da forma.Arrume as fatias de berinjelas, coloque a mozzarella  sobre cada uma delas.Regue com mais molho e finaliza com o queijo ralado.Leve ao forno pré aquecido por 10min. a 180 graus, e deixe por mais ou menos 10 minutos ou até o queijo derreter.Sirva quente com mjadra(arroz com lentilhas)

*** Geralmente, faz-se estas berinjelas somente com molho de tomates, sem carnes, ou a culinária  árabe costuma usar carne de cordeiro, ou frango (em pedacinhos) Já ocidentalizado, podemos usar também cubinhos de peito de peru,de presunto e a própria carne de boi moída.  

MJADRA (arroz com lentilhas)

02 xícara (chá) de arroz parboilizado(cru) lavado e escorrido
01 xícara de lentilhas (cruas) lavadas e escorridas
02 cebolas grandes( picadas)
02 dentes grandes de alho (socado)
04 colheres(sopa)de azeite de oliva
Sal a gosto
Ferva  500ml de água com um cubo de caldo de legumes (de sua preferência)para ser usado no preparo do prato.

Para finalizar o prato:01 cebola cortada em aneis e 03 colheres(sopa)de azeite de oliva.(para fritá-los). Depois de servir o arroz em uma travessa, espalha-se por cima esses aneis de cebolas fritas No entanto, esse é um procedimento OPCIONAL.Eu, por exemplo, não usei.

   MODO DE PREPARAR

Leve uma panela ao fogo, coloque o azeite de oliva, o alho, a cebola picada e refogue bem, acrescente a lentilha, envolvendo-a bem com o tempero da panela, acrescente o arroz e envolva-o na lentilha, fritando-os. Adicione o sal a seu gosto(lembre-se que a água da fervura já tem cubo de legumes com sal).Acrescente a água fervente. Cozinhe até que o arroz e a lentilha estejam macios.Não deixe amolecer.

                                                    
                                      BOM APETITE!!NÃO ESQUEÇAM:GULA É PECADO!!!rsrsr



                                                              

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

LEIA & DEGUSTE COM VATHEK- UMA HISTÓRIA ÁRABE!!!!

Olá!!!!

Vathek , do escritor inglês "William Thomas Beckford", é uma fábula, um conto, uma novela... É tudo isso reunido!!



                     "O primeiro inferno realmente atroz da literatura" (Jorge Luis Borges)


Comprei este livro " Vateck" há algum tempo, em uma das minhas andanças pelos supermercados e livrarias, atrás de preciosidades literárias. Fiquei encantada quando vi este "livrinho" na prateleira  rotatória do mercado! Digo livrinho, não pejorativamente, é que ele é em formato "Pochet"( de bolso) e estava muito em conta!!Aliás era o dia de descobertas de tesouros, pois lá também estavam" A Balada do Cárcere" (Oscar Wilde), Aprendendo a Viver (Sêneca), O Coração Amarelo (Pablo Neruda), entre outros os quais já tinha e diversos outros que ficaram lá no meu aguardo e de leitores ávidos por livros!Confesso que tenho grandes sonhos...digo "grandes" porque falta-me dinheiro para bancá-los!! Um seria ter uma livraria cultural(com saraus, recitais, declamações de poesias e textos poéticos....).Outro seria ter uma biblioteca! Outro....Ah! Deixa pra lá!!!Demais para uma pobre mortal, né?!!! Mas MAKTUB ( está escrito.....e nas estrelas,viu?!)

Guardei o livro por algum tempo, pois sou sentimental rsrsr, não leio logo porque senão acaba! Mesmo sabendo que não vou lê-lo só uma vez rsrsr!! E quando o li, não me decepcionei-é bom demaiiiis!!!Ele mereceu dois prólogos do escritor argentino Jorge Luis Borges. A obra é de gênero gótico, tão ao gosto de Edgar Allan Poe, Lorde Byron... aliás dizem que Vathek era o livro de cabeceira de Byron!!

O livro conta a história da  queda do Califa Vathek que renuncia suas crenças e sai atrás de poderes sobrenaturais.Mostra a cultura árabe,o subterrâneo de trevas no qual Vathek foi jogado,sua entrega às artes mágicas...sua derrota! Minha filha, quando veio, em férias, no ano passado, degustou página por página e adorou!! Não nega suas raízes árabes rsrs. Recomendo a leitura aos amantes do gênero-Imperdível!!

Em Vathek tem muitos banquetes,mas não são muito o detalhados, ou seja, a comida é abundante, mas o que se fala (em detalhes) sobre ela é quase nada! Vejamos algumas passagens:

""Vathek deu consigo debaixo de um vasto zimbório iluminado por mil lâmpadas de cristal.O mesmo número de vasos, também de cristal, repletos de um sorvete delicioso, reluzia na grande mesa, onde se espalhavam manjares em profusão" . "Entre outros pratos, havia ali arroz cozido no leite de amêndoas, sopas de açafrão e cabrito à la creme, coisas que o califa apreciava imensamente.(pg.66).

                                               *************                     
                                                                                                       
                                                                                                             
Sabemos que  os árabes tem preferência por carnes de cabrito, carneiros...animais montanheses, também peixes e frango. São consumidores de verduras e legumes (abobrinhas, berinjelas,pepinos espinafres, couves...)Além disso,consomem frutas variadas frescas e secas!!  ( melões, tâmaras,ameixas, uvas, figos, damascos...), entre tantas outras preferência, como lentilha, grão de bicoqueijos, yogurtes, creme de leite...!Alguns desses hábitos alimentares são citados no livro "Vathek".                                   
                                                                                                                                                                                                              
                                     
"O emir, para sublinhar a solenidade da festa que oferecia ao ilustre visitante, ordenou que....e que servisse
para os bons mulçumanos pratos de arroz misturados com galinha e outras iguarias ortodoxas"
(pg.73

" O emir,condescendente, deu ordens para que se colocasse uma mesa à sombra dos salgueiros. O primeiro prato consistiu em peixe...cozidos logo que pescados, e servidos com um molho de vinagre e pequenas ervas que cresciam no Monte Sinai..." (pg. 73)
                                                                                                    Frutas Secas
"...Um dos eunucos correu para buscar melões, enquanto outros se empenhavam em fazer chover amêndoas dos ramos..." (...) Sabiam como ninguém preparar uma salada, tendo enchido grandes recipientes com ovos de passarinho, requeijões com molho de limão,fatias de pepino...(pg.78)

                                                 ***************
Quando selecionei o livro" Vathek" para esta postagem, fiquei inspirada e fiz uma comidinha árabe!!! O marido, aqui, é filho de árabe, mas sou eu quem mais gosta da cozinha  árabe! Vejam que delícia, arrumei até a mesa com toque oriental rsrsr!! Xale, encharpes e lenços que compõem a mesa são marroquinos e indianos, taças com dourado e arabesques.

                                    Berinjela ao forno e mjadra (arroz com lentilha) e frutas secas para a sobremesa!!

***Receitas no próximo Post, certo?!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

QUE VENHA O VERÃO!!!

   Olá!!!                                                              Amaralina!!                                                                                                                       
             "...E O BARQUINHO VAI- E A TARDINHA CAI.." .                                      


Sabemos o quanto precisamos da chuva, mas água demais causa sérios transtornos nas cidades!!!Principalmente nas cidades brasileiras ribeirinhas, as cheias de encostas, as circundadas por montanhas... Ainda temos os transtornos das estradas brasileiras mais que precárias, não tem só depressões, buracos...são crateras e, muitas vezes, trechos sem asfalto em que temos que fazer ziguezague para aliviar os estragos no carro-o que incorre , muitas vezes, em acidentes sérios e desgastes imensos para os veículos!!! Aqui não vou citar sequer os demais problemas, pois dariam "teses intermináveis! É ESTE O PAÍS EM DESENVOLVIMENTO?!!!"


Aqui, em Salvador, estamos ansiando pela chegada do verão, propriamente dito-aquele com dias ensolarados, céu azul, nuvens em flocos fofos e brancos! Precisamos "secar" a cidade, pois cidades praianas só sobrevivem com o SOL!! E olha que eu não me dou muito bem no período quente, pois sou muito, muito clara e tenho alergias no calor!! Estou falando como cidadã preocupada com  a situação geral do país que , claro, não se restringe somente em chover ou fazer sol!

Para vocês vejam que foto linda (acima) de um recanto da Praia de Amaralina, tirada em setembro/11, quando recebí uma amiga do Maranhão e a levei para passear na orla da cidade. Linda, não? E olha que ainda era Primavera-imaginem o lugar em pleno verão!! Demaaaais!!


                                               *************************                                                                                                 
                                               
No domingo passado, fez Sol, então me animei e preparei um lanche saboroso!! Fiz um delicioso bolo de limão e chá de pêssego com limão siciliano para acompanhá-lo. Vejam as fotos !

Bolo de Limão com Gelatina ( A a massa fica verdinha e deliciosa!) 


                                                                                                                                
Ingredientes

01 pacote de preparo para bolo, sabor de limão( marca de sua preferencia)
03 ovos inteiros(grandes)                                                                                          
01 copo de yogurte natural*
50 gramas de manteiga ou margarina -mais ou menos 02 colheres(sopa)
01 pacote de gelatina de limão (de sua preferência)
01 colher (chá) de fermento em pó (opcional)*

* O yogurte deixa o bolo mais molhadinho
* Nas massas já prontas têm fermento, mas acrescento mais um pouco-fica mais fofo.

Ingredientes para a cobertura

01 lata de leite condensado
04 limões (grandes)- o suco para o creme e raspas para salpicar no bolo.
01 colher(sobremesa )de manteiga ou margarina

Modo de Preparo (massa)

Siga as mesmas instruções e passos de preparo :Misturar, bater, assar e servir (que vem no pacote da mistura p/ bolo) ,fazendo a seguinte modificação: coloque o yogurte no lugar do leite e acrescente todo o conteúdo do pacote de gelatina diretamente na mistura da massa (não dilua a gelatina em água, ela deve ser usada em grânulos)

Modo de preparo (da cobertura)

Antes de tirar o suco dos limões, raspe as cascas  no ralador (evite ralar a parte branca- amarga). Reserve. Depois, parta-os ao meio, retire o suco , coe, e coloque-o em uma panela pequena, juntamente com o leite condensado e a manteiga. Mexa em fogo brando até formar um creme mais ou menos espesso(assim como na foto). Com o bolo já desenformado,aplique a cobertura, ainda morna, com a ajuda de uma espátula. salpique  por cima as raspas de limão. CORRA PARA A DEGUSTAÇÃO E OS ABRAÇOS!!!

.                                                          
 CHÁ DE PÊSSEGO COM LIMÃO SICILIANO (para 03 pessoas)          

06 sachês de chá de pêssego (de sua preferência)
02 limões Sicilianos
açúcar a gosto  . Ferva meio litro de água,acrescente os sachês de chá.Desligue o fogo e abafe a vasilha.Deixe em infusão por 10 minuto e depois retire os sachês. Deixe esfriar. Enquanto isso, corte um limão em  rodelas(reserve algumas para decorar os copos), coloque-as no fundo de uma jarra (transparente), despeje o chá, (já frio) e esprema o outro limão diretamente no chá .Adoce a gosto e sirva gelado!!Huummmmmm!!!!