sexta-feira, 6 de abril de 2012

FELIZ PÁSCOA!! - Receitas.


OLÁ!!!                  FELIZ PÁSCOA!!  


Enfim, a Páscoa!!Outra data que a cada dia se transforma mais e mais em alto consumismo, neste caso-CHOCOLATES!!!É  a corrida às lojas, shoppings, supermercados, delicatessen..em busca de coelhos,
ovos, tabletes, caixas...de chocolates . Durante esses dias que antecedem à Semana Santa , tinha até filas nas portas de determinadas franquias para comprar chocolates!! É o homem moderno," possuidor" ou não de vários cartões de plásticos, tentando viver num mundo cheio de ofertas tentadoras  e 30 dias depois vê que caiu na cilada do "Marketing"(rsrsrs)

Quanto ao real sentido , valor e comemoração desta data, que é a recordação da Morte e Ressureição de Cristo, fica por conta do entendimento de poucos! A missa de Páscoa, a vigília, o lava-pés...ainda são ritos mantidos pela Igreja e procurados pelos fieis. Infelizmente, a Igreja vem diminuindo seu rebanho dia a dia !!

Nestes dias: Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa é costume comemorar com a família  em almoços ou jantares, cuja base é o peixe, mariscos , crustáceos... (veja, a seguir, uma receita simples, mas saborosa  de peixe ). Também é comum entre a família e  amigos se trocar chocolates, fazer brincadeiras com as crianças como :esconder ovos dentro de casa e também pelo jardim, quintal, varanda  e lugares inusitados para que os pequenos achem as guloseimas!!É uma festa!


Bacalhau ao Requeijão cremoso             



Ingredientes:500 g de bacalhau demolhado (já sem sal),02 copo de requeijão cremoso, azeitonas (de preferência pretas)) 01 lata de seleta (ervilha, milho, batata...), 02 cebolas médias, 02 dentes de alho,  02 tomates médios, 01 pimentão pequeno verde, cebolinhas verdes, 01 limão, 04 colheres de extrato ou molho de tomate (pronto) ,coentro e cominho a gosto, azeite de oliva.

Modo de preparar: Leve ao fogo uma frigideira (mais funda) com azeite de oliva (seja generoso(a), acrescente o alho amassado, as cebolas em aneis, os tomates em cubos, e os pimentões em rodelas, refogue bem. Adicione o bacalhau, o suco do limão, o cominho e o coentro picadinho, envolva bem. Acrescente meio copo de água, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 03 minutos.Por fim, acrescente a seleta de legumes, as azeitonas e envolva bem no refogado de bacalhau, desligue a chama e reserve.  




Montagem: Coloque no fundo do refratário (médio) 03 colheres de azeite de oliva, deixando regar toda a extensão. Coloque a metade do bacalhau, sobre ele despeje 01 copo de requeijão cremoso,faça outra camada de bacalhau e por fim despeje o outro copo de requeijão cremoso.Salpique cebolinhas verdes picadinhas.Leve ao forno preaquecido (por 10 minutos) e deixe assar por mais ou menos 15 minutos. Sirva com arroz branco e uma salada folhosa (agrião, alface, rúcula...). 

***Se quiser ou achar dispendioso 02 copos de requeijão, faça a receita normalmente e  na montagem faça somente uma camada de bacalhau e cubra com 01copo de requeijão cremoso.

***Esta receita também pode ser feita substituindo o requeijão cremoso por camadas de molho branco, fica saborosa também.

                                           
Huuummm!!Feito por mim!!!
Queridos (as ) seguidores(as) ,  desejo a todos vocês uma BOA PASCOA ao lado de seus familiares
e amigos e que a harmonia  se faça presente em vossos lares!! 


5 comentários:

  1. nhammmm! Estou aqui na expectativa dos almoços desse ano! Peixe é minha carne preferida, então, em termos de comida, a Páscoa é uma maravilha para mim! Ainda mais, rebatendo com chocolate! muito bom mesmo!
    Também espero que todos reservem um tempinho para refletir sobre o significado real da Páscoa, e o traga para sua vida. É tempo de renovação! Então, renovem os laços com seus familiares e amigos, renovem sua forma de ver o mundo e de viver. Feliz Páscoa para todos!

    ResponderExcluir
  2. Hummm, que delíciaaa!!!!
    Amo bacalhau e esse deve ser divino!
    Beijos e feliz Páscoaaaa!

    ResponderExcluir
  3. Bacalhau é meu prato favorito, tanto para fazer como para comer. Esse seu prato me deu uma fooome. :)

    Tenha uma Santa Páscoa, Diana!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Que bacalhau delicioso adorei beijos

    ResponderExcluir
  5. Buenas noches Diana. Un gran plato de bacalao el que nos has preparado. Te ha quedado de lujo y me imagino que solo superado por su buen sabor. El bacalao es mi pescado favorito, que no me cansaría de comer.
    Un saludo Paco

    ResponderExcluir