domingo, 29 de abril de 2012

Pratos rápidos, simples e saborosos!!

Olá!!

Muitas vezes, estamos sem inspiração para as PANELAS rsrsr!!! Ficamos sem vontade de fazer algo mais elaborado, ou por não ter os ingredientes em casa,ou por pura "preguicite" mesmo rsrsr!! Então, nos damos conta que temos que nos virar com  o que temos no momento: sobras, ingredientes simples e muita imaginação!! 
                                                                   Feito por mim!!!
Às vezes, surgem receitinhas deliciosas, como estes bolinhos deliciosos de arroz a seguir!

Bolinhos de arroz com sobras

Ingredientes: 03 xícaras (de sobras) de arroz cozido, sobras de peixe frito,02 colheres(sopa) de ervilha ou milho, 01 ovo, farinha de rosca para dar liga, cebolinha verde picadinha.Farinha de trigo para passar antes de fritar.

Modo de fazer: Numa vasilha funda, coloque o arroz as *sobras do peixe (esmigalhadinho), o ovo batido ligeiramente(clara e gema) com um garfo.Amasse com as mãos, acrescente a ervilha,a farinha de rosca e a cebolinha picada, amasse envolvendo bem até formar uma bola. Formate os bolinhos ( tipo quibe), passe na farinha de trigo e frite-os em óleo bem quente e escorra em papel absorvente. Veja que delícia ficaram!

 * No lugar de sobras de peixe, pode-se usar também: 01 lata de sardinha, ou 01 lata de atum,sobras de presunto picadinho, sobras de peito de frango desfiado...e o que a imaginação quiser rsrsr!!

Ensopadinho de abóbora com carne



Ingredientes: 01 pedaço de abóbora( a seus gosto cortado em cubos), carne picadinha, um pedaço mínimo de bacon picadinho (se quiser e tiver), alho, cebola, tomate, sal,cominho, folha de louro . 03 colheres de extrato ou molho  ou polpa de tomate, use também outro qualquer tempero de sua preferência(salsa, cebolinha ...)

Modo de fazer: Tempere a carne picadinha com sal, cominho e o  alho socadinho. Reserve.Em uma panela,(fogo baixo) coloque 03 colheres de óleo(preferência, milho, girassol ou canola) o bacon , a cebola, o tomate, o louro e acrescente a carne picadinha e o extrato (...) de tomate.Coloque 02 xícaras de água e deixe cozinhar
por mais ou menos 10 minuto.Após esse tempo, acrescente os cubos de abóbora, mexa envolvendo com a carne e acrescente mais 02 xícaras de água.Deixe cozinhar por mais 8 a 10 minutos ou até que o caldo tenha diminuído e encorpado.Delicioso com arroz branco e salada folhosaVeja o resultado!!
.
*** Costumo torrar  no forno as sementes da abóbora com sal,  servem como aperitivos!!  

 Bom Apetite!!

                                  ***************** 
 Lindo!!!                                                         Refrescante!!
E para acompanhar, sirva um suco delicioso!! Este da foto é de carambola, colhida diretamente do pé no quintal da minha mãe!


* Bati no liquidificador com água de coco, mas pode-se bater com água normalmente!É super saudável!!

8 comentários:

  1. Receitas simples e boas! Mas me chamou atenção o fato de alguém ter pé de carambola no pátio. Coisa boa!!! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chica!!

      Obrigada pela sua presença constante no blog e por mostrar-se admiradora das minhas humildes receitas.Quanto ao pé de carambola, não é plantado no pátio não!!A casa de minha fica em uma cidade do interior da Bahia e tem um quintal no qual há diversas árvores frutíferas!! ( tem carambola, manga, coco, goiaba, pinha, caju, acerola, pitanga, banana...É uma delícia ficar na rede debaixo da mangueira!!Bjs, Dy.

      Excluir
  2. Hummmmmmmm, hoje só receitas de coisas que eu amooo, bolinho de arroz e abóbora hehehe.
    Água na boca, como sempre!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia,adorei a receita do bolinho de arroz vou fazer beijos

    ResponderExcluir
  4. Dy,fiquei com água na boca com esse suco delicioso...hum geladinho!!!
    E essa comida super pratica, bom demais!!!
    Bjinhos. Re

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa a sobra sempre virá algo novo ... Boas idéias ...


    abraço
    Daniel Deywes

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Cá estou eu a cuscar o seu blog :)
    Já fiquei seguidora, pois gostei muito do que vi.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá Diana.Obrigada pela visitinha e carinho.Adorei o seu cantinho e já sou seguidora.Mas o que amei mesmo foram estes bolinhos de arroz,que saudades a minha mãe fazia sempre com restos de peixe cozido.Obrigada pela receita e pelas lembranças de infancia.Beijinho.

    ResponderExcluir