sábado, 9 de junho de 2012

A Laranja e o Melão na culinária

Olá!!!!


As frutas são PODEROSAS na culinária!!! Elas  têm propriedades fantásticas!! Além disso, as frutas possuem vitaminas, sais minerais,  proteínas, fibras ... que regeneram as defesas do nosso organismo! Hoje, usarei, em especial, nas receitas, duas frutas muito apreciadas : A laranja, uma das frutas mais consumidas no Brasil e que tem grande importância por seu valor medicinal, é usada no auxílio do combate à gripe, auxilia no equilíbrio do ácido úrico, é recomendada para quem tem intestino preso, por seu grande teor de fibras, tem  efeito diurético... E também darei uma receita utilizando o Melão, ótimo para os adeptos de atividades física, devido seu alto teor de potássio e água, necessários para a hidratação do organismo e na contração muscular. Vejamos as receitas!!
   Huumm!!Feito por mim!!
Bolo de Laranja

Ingredientes:03 ovos, 1 1/2 xícara (chá) de açúcar, 01 xícara (chá) de leite, 01 xícara (chá) de suco de laranja,02 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 03 colheres (sopa)  de margarina ou manteiga, 01 colher (sopa) de fermento em pó. Margarina e farinha de trigo para untar a forma.

Modo de Preparar:  Bata no liquidificador os ovos, a margarina, o leite, o suco de laranja até formar um creme homogêneo.Numa vasilha, coloque o açúcar, a farinha de trigo, o fermento em pó e despeje sobre eles o creme obtido, mexendo, com uma colher  (de preferência, plástica, ou de pau), até envolver todos os ingredientes, por mais pu menos 07 minutos.

 *** À parte, mexa meio copo de suco de laranja concentrado com 01 colher (sobremesa) de açúcar refinado. Reserve.

***Unte uma forma média de buraco no meio, despeje a massa e leve a assar em forno médio( preaquecido) por mais ou menos 35 minutos ou até dourar.

Atenção!!

*** Uns 5 minutos, antes de tirar o bolo do forno, fure-o (por cima) com um garfo e despeje a mistura de suco de laranja com açúcar sobre todo o bolo.Confira a beleza que ficou!!!
 *****************************


Geleia de Casca de Melão

  (com a polpa do melão, faça uma salada de frutas usando-a, ou mesmo um suco, ou coma-o in natura).

Ingredientes: Casca de um melão médio, 01 pauzinho de canela, 02 cravos da índia inteiros, 01 copo de açúcar, 01 copo de água para cada copo de suco de melão obtido.

Preparo: Lave e corte em pedaços a casca do melão (casca externa e a parte branca junto). e leve a cozinhar com água (cubra-a inteiramente). Cozinhe até que se desfaça a parte branca. Coe em um pano limpo, fino, espremendo bem para tirar todo o suco.

Para cada copo de suco obtido, junte 01 copo de açúcar . Acrescente a canela, os cravos e leve novamente ao fogo para ferver até tomar o ponto de geleia.

Atenção!! A receita da geleia, informações nutricionais e foto são da revista Vida Natural número 15, pg.28 ( de meu arquivo)

                              BOM APETITE!! 

4 comentários:

  1. Duas receitas deliciosas, usando frutas bem saborosas e nutritivas.
    O bolo além de lindo só pode ter ficado delicioso. A geleia, saborosa e ótima para evitar o desperdício de vitaminas do melão.
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro fruta e combina muito bem em bolos :)

    Ficou muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã de frutas, acredita? Mas em receitas assim (bolos, geléias, doces), adoroo!!!
    Amei as receitas e quero fazer esse bolo de laranja!!
    Se eu fizer, te conto hehe, pois sou muito preguiçosa kkk.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Muito agradecido pelo comentário! Pela atenção :)
    Quanto às frutas nos bolos ou até na comida (assim por dizer), concordo. Têm propriedades fantásticas para além do gosto... Hum, que vontade de uma fatia desse bolo! Dá para enviar por e-mail?
    Um abraço.

    ResponderExcluir