quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Docinhos Variados-Receitas

AÇÚCAR- O VILÃO  DOCE!!



A música " Não é Proibido" de Marisa Monte, Dadi e Seu Jorge é uma doçura e fala de doces que lembram a infância de todo mundo quando o AÇÚCAR ainda NÃO era considerado o VILÃO da saúde!!



"Jujuba,bananada,pipoca,cocada,  queijadinha, sorvete,chiclete, sanday de chocolate,paçoca, mariola , quindim, frumelo, doce de abóbora com coco, bala juquinha, algodão doce, manjar(...)
 Toda tristeza deixa lá fora, chega pra cá  ah ah ah... "

                            ***********************************
                                
NB: Ah, eu ainda cantaria: pirulito Zorro, chocolate sombrinha, tico tico, drops, maçã do amor, amendoim coberto, pé de moleque...TEMPO BOM!! (rsrsrs)


*** Mas é preciso cuidar da saúde, pois tudo em excesso faz mal, sabemos disso!! Sal, açúcar, gorduras, álcool...Segundo pesquisas de especialistas da (ABRAN), " O açúcar não é alimento e, sim, um poderoso antinutriente".Ele descalcifica,desmineraliza, desvitaminiza e empobrece o metabolismo do organismo!Então, nada de "cair de boca" nos doces, salgados e frituras, entre outras perdições rsrsrs!!!

  Vejamos na Literatura !!

"Mediante contrato ao mês, faziam-me os patrões servir em cada manhã um almoço constante de uma fatia de salmão defumado ou de carne fria, dois ovos quentes e um bule de chá.(...) O chá, como em toda a Holanda-imcomparável. Somente, como açúcar, três únicas pedras numa bandeja de prata-o indispensável apenas para temperar uma xícara, quando o bule era de seis!
.
Não querendo queixar-me, porque perante a pequena soma que eu pagava, as mesmas três pedras me pareciam já uma ruína para os meus hospedeiros, comprei eu mesmo numa mercearia um quilo de pedras de açúcar num saco de papel, e escondi este corpo de delito da minha gulodice numa prateleira do armário, no meio das minhas camisas.

À hora do almoço, depois de me porem a bandeja na mesa redonda no vão de uma das janelas,fechava-me por dentro, ia às camisas e temperava-me de açúcar à rédea solta, num verdadeiro bacanal, entre mim e a chaleira.  (...) " (Conto "Hospitalidade Holandesa ", do escritor Português  Ramalho Ortigão, publicado no livro " A palavra é...Portugal ", editora Scipione.)
                                              ****************************
NB: Vejam como as "inocentes" pedrinhas de açúcar fazem o personagem aguçar sua gulodice e transgredir  o social  ao ingerir mais açúcar do que o convencionado! Por fim, considera seu ato como se fosse um BACANAL!!!  Quer saber como termina, leia o Conto!! rsrsrsrs

E LÁ VEM AS DESCULPAS!!!

Mas, como somos GENTE, a vida é curta...e somos filhos de Deus (vale até usar o santo nome em vão rsrsr), aqui vão algumas receitinhas, fáceis e deliciosas.

  Huuumm!! (Feito por Érika, minha filha!!)
BRIGADEIRO NO COPINHO ( mais ou menos 10 porções)


Ingredientes:

01 lata de leite condensado, 01 lata de leite de vaca, 01 colher (sopa) de manteiga ou margarina(sem sal),01 colher (sopa) de Amido de milho, 04 colheres (sopa) de chocolate em pó, 50 gramas de chocolate ao leite ralado, 01 lata de creme de leite. Confeitos coloridos, bolinhas e raspas de chocolates diversos (para enfeitar). Copinhos plásticos ou tacinhas transparentes.

Preparo: Coloque em uma panela: o leite condensado,o leite de vaca,a manteiga,o amido de milho e o chocolate em pó. Leve ao fogo médio, até cozinhar e começar a soltar do fundo da panela. Retire do fogo,acrescente o creme de leite, o chocolate ralado e misture até derreter. Coloque a mistura em copinhos descartáveis , deixe esfriar um pouco e leve á geladeira por mais ou menos 01 hora.Decore na hora de servir com confeitos coloridos e bolinhas e raspas de chocolate.
                                                                                          
                                                                                                                                                                                                       

 BOMBOM DE LEITE CONDENSADO
( mais ou menos 50 bombons)


INGREDIENTES:


300 gramas de chocolate meio amargao picado
02 latas de leite condensado
04 gemas
04 colheres(sopa) de chocolate em

01 colher (sobremesa) de manteiga ou margarina(sem sal)

                                                                           
                                                                                                               
MODO DE PREPARAR:                                     



Derreta o chocolate em banho-maria ou microondas e reserve. Leve uma panela ao fogo médio com os demais ingredientes e mexa continuadamente até soltar do fundo da panela. Coloque em um prato untado para esfriar.Faça bolinhas e banhe no chocolate derretido (com o auxilio de um garfo comum ou utensílio próprio para este fim). Forre uma assadeira com papel manteiga , coloque os bombons e deixe secar.)Depois é só degustar!
]

Revista Docinhos e Receitas/2000
QUEIJADINHAS   (30 unidades)

Ingredientes: 

04 ovos, 250g de coco seco ralado (ou industrializado), 01 xícara de água morna, 01 lata de leite condensado, 04 colher (sopa) de queijo minas ralado, 300 ml de água morna.(para o banho maria)

Preparo: Coloque o coco ralado em uma tigela e despeje sobre el a água morna.Misture e reserve. No liquidificador, coloque o leite condensado e os ovos. Bata por cerca de  03 minutos.Despeje esta mistura sobre o coco hidratado.

Coloque as forminhas de papel encaixadas nas forminhas de empadas e despeje a mistura. Leve ao forno médio em  banho maria por  mais ou menos 30 min ou até corar.

                                                 *****************************      
****Para auxiliar na composição e ilustração do texto, usei de informações e ilustração(pote de balas) da Revista Estilo Natural/2006 .
                                           
**** E lembre-se: Comam com moderação!!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Yes Nós Temos...TORTA DE BANANA!!

Olá!!!                        

                                                                  Foto I


As frutas têm um papel importante em nossa vida, elas atuam em nosso organismo , protegendo o nosso coração, o aparelho digestivo, os músculos, o sitema nervoso...Além disso , muitas delas elimam toxinas, promovem a diurese, reconstituem o sangue... As frutas são verdadeiros remédios,mas, como tudo em excesso, também podem provocar problemas de saúde, como aumento glicêmico, do colesterol, diarreia, entre outras complicações!!!                                  


No verão, precisamos de alimentos mais leves , comer pratos a base de legumes, verduras, hortaliças...evitar as sobremesas muito cremosas,optar pelas frutas , de preferência in natura, pois são fontes de vitaminas , sais minerais, proteínas... que fortalecem o nosso organismo.Abasteça-se,pois, neste verão com laranjas, abacaxis, mamões,abacates, uvas, melões, maçãs...e, lógico com as BANANAS!!!


 Ah, a BANANA também serve para os compositores fazerem músicas!!                                                                                                                      
                                                                                                                                 
" Yes nós temos banana/ banana pra dar e vender/banana, menina, tem vitamina/banana engorda e faz crescer "
(...) (autor: Braguinha 1937)                              
                                                                    
"Marmelada de banana/ bananada de goiaba/goiabada de marmelo/Sítio do Pica-Pau Amarelo" (...) (GIL)                                                                  

"Chiquita bacana lá da Martinica, se veste com uma casca de banana nanica" (...)  (autor: João de Barro)

                                       *******************************

Para vocês, a receita de uma saborosa e fácil TORTA DE BANANA!

INGREDIENTES                                                                           Foto II
                                                                                                         
MASSA

02 xícaras(chá) de farinha de trigo
01 xícara(chá)de aveia
01 colher (sopa) de fermento em pó
01 ovo
01 xícara (chá) de açúcar cristal * Usei o mascavo.
02 colheres (sopa) de margarina
06 bananas (prata, d'água...)  *Amasse com um garfo 02 bananas para empregar na massa)
1/2 xícara (chá) de uma fruta seca( nozes, amêndoas, castanhas...)_
***Canela e açúcar para polvilhar

RECHEIO

01 lata de leite condensado, 02 colheres(sopa) de amido de milho, 02  xícaras(chá) de leite, 02 gemas, 02 colheres (sopa)de margarina.Misture todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo brando sem parar de mexer.Reserve.


 MODO DE PREPARAR
                                                    Foto III  (Indo para o forno)
                                                                

                                                                                                                              

Em uma vasilha funda, coloque a farinha de trigo, a aveia, o fermento em pó, o ovo, o açúcar , a margarina e .as frutas secas. Misture com as mãos até formar uma farofa grossa, acrescente as bananas amassadas,envolvendo bem formando uma massa . 

Abra a massa sobre uma forma de fundo removível ou assadeira redonda comum ( mais menos 25 cm de diâmetro), cubra o fundo e as laterais .Sobre a massa , coloque o creme e por cima deste as demais bananas cortadas em fatias,ou rodelas, conforme o gosto. Polvilhe as bananas com uma mistura de canela com açúcar.

Leve ao forno preaquecido a 220 graus a asse até dourar.Cuide para não queimar a massa, pois fica crocante, feito a de biscoito!                                                            Foto V (Degustando)


Foto IV (já assada)




                                                          Huuummmm!!Deliciosa!!!

***O texto foi composto com  alguns dados da Revista Ervas Medicinais & Terapias Alternativas (número 02) da Ed.Escala.Foto II também desta mesma revista.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pão italiano -Receita fácil e saborosa

Olá!!!

"... Se não tem pão,que comam brioches!!!"

* palavras atribuídas a uma nobre francesa(sem noção da gravidade dos fatos!!!)

O pão é um alimento antigo! Dizem que  surgiu, juntamente com o cultivo do trigo, na Mesopotâmia, onde, hoje, é o Iraque! A princípio era sem nenhuma sofisticação, o trigo era moído na pedra, e os pães tinham forma achatadas, eram duros e secos ,devido à falta de fermentação, gorduras...

O pão levedado (fermentado) foi inventado no Antigo Egipto, há cerca de 6.000 anos!!! E esse processo deve ter sido descoberto por acaso.Lá também ele servia como salário e cada camponês ganhava sua cota diária de 03 pães e 02 cântaros de cerveja por dia de trabalho!!

O pão é um alimento tão modesto, mas necessário na vida do homem desde sempre!! Apesar de ter sido inovado,ou seja, adicionado a este vitaminas,gorduras,fermentações mais modernas, ingredientes sofisticados e mais caros,entre outros ingredientes, há pessoas que ainda preferem  o pão de massa simples e com poucos ingredientes, o famoso pão de sal, francês, de preferência bem quentinho com manteiga ou margarina huuuummmm!!!

Embora o seu valor de comércio tenha subido absurdamente," o pão Nosso de cada dia..." persiste ainda como primeiro alimento da manhã dos povos em geral.Ele se faz presente na mesa dos ricos e dos menos favorecidos , para alguns logo cedo, antes de sairem para  o trabalho, ou melhor,"para ganhar o pão com o suor do teu rosto...", conforme decretou ELE! 

Há pão para o paladar de todos: o pão francês, o árabe ou sírio, o italiano, o de centeio o de forma, os pães doces deliciosos com chás, cafés...e o pão Ázimo (sem fermento) que ficou conhecido como o pão que os isralenses estavam fazendo antes da fuga do Antigo Egito e, portanto, não houve tempo de levedar(fermentar) . Este pão é ainda hoje consumido por este povo em seus lares e em festas especiais. 

                               ***********************************************                          
Hoje, darei a receita de um pão italiano bem simples e fácil de fazer, conforme prometi!!

                                                       PÃO ITALIANO
                                                Huuuummm!!

INGREDIENTES:

400ml de água morna, 1 e 1/2 colher (sopa) de sal, 30 g de fermento biológico fresco, 01 copinho de yogurte natural, 07 xícaras (chá) de farinha de trigo.Farinha de trigo para enfarinhar, óleo para untar, azeite de oliva para pincelar o pão, margarina ou manteiga , geleia, patê...para acompanhar depois de pronto.

MODO DE FAZER:
                                                                                               Delícia!!
Em uma vasilha, coloque a água morna e adicione o sal e o fermento, misturando bem.Depois acrescente o yogurte e misture.Adicione a farinha de trigo aos poucos, amassando até a massa ficar elástica.Transfira a massa para uma mesa enfarinhada e sove bem .Cubra com um pano e deixe descansar por 01 hora.

Passado o descanso, ajeite em formato de bola, achatando um pouco.Com uma faca afiada, faça um corte em cruz no centro do pão(em cima) como nas fotos.Coloque -o em uma assadeira untada com oleo, pincele com azeite, polvilhe por cima com farinha de trigo. Leve ao forno médio preaquecido, por 30 minutos ou até dourar..Retire do forno e sirva a sua vontade.



Com um Chazinho, heim?!!
                                                                                                                Huuummm!!

                                                      
                    Bom Apetite!!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sobre São Paulo- IMPERDÍVEL!!!

OLÁ!!!
                 Ramo de URUCUM em todo o seu esplendor!!!
                           (Quintal de casa)
Queridas (os)!!

Estou eu aqui de volta, férias é tão bom, uma pena que durem pouco!! Enfim, os compromissos me chamam, afinal se não cumpri-los, não tem $$$$ para tirar férias novamente rsrsr!! Também já estava com saudades de nossos papos "blogueiros", de fazer postagens e compartilhar nossas "bagagens", afinal estes também são compromissos sérios, não?! Além do mais, estes são envolvimentos que me dão satisfação quando os pratico e partilho. Agradeço a todos vocês que prestigiaram o blog com suas visitas e comentários valiosos, mesmo eu estando  "ausente" temporiariamente .

Então, mãos à obra!!!!

Estive alguns dias das minhas férias, passeando por São Paulo-capital. Sempre que posso, vou matar as saudades de quando lá morei e estudei. Sim, fui, com muita honra, estudante da PUC!! E voltar a esta bela cidade sempre me deixa emocionada...E foi assim que revi Av.Paulista, A Rua Augusta, A Consolação, A pç. da Replúbica, a Estação da Luz..., o  Bexiga (bairro italiano) Também fui ao Embu da Artes, cidade  que fica a uns 50 minutos de São Paulo.Foram dias maravilhosos!!!

Confiram meus passos rsrsr!!!

                                            Av. Paulista e o Masp como referência!!
                                                       Limpíssima!!!!!
Vamos Poetar!!!

                                                            
                            "alguma coisa acontece no meu coração
                 que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
                    é que quando eu cheguei por aqui eu não entendi
                        da dura poesia concreta de tuas esquinas(...)"      (Caetano Veloso)

                               *******************************************


   Museu da Língua Portuguesa-Estação da Luz-SP


                                                          MODERNÍSSIMO!!!!

                         

                        " Onde estou?-Em alguma                                         
                                          Parte entre a fêmea e a Arte.
                                          Onde estou?- Em São Paulo
                                              - Na flor da mocidade."


                                                                       (Augusto de Campos)
                                           
                 



   Mural da Evolução da Língua Portuguesa e painel  com poemas MODERNISTAS!
                                                                                                 

                                                                                                                                                                      
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
                                    ***********************************
                                    

UM PASSEIO POR EMBU DAS ARTES!!!

                          Praça principal do Embu das Artes
                               Trânsito!!!!
                                                                                                                      
O Embu das Artes é uma cidadezinha deliciosa para se passar o dia, muito artesanato, prata e pedras chilenas, peruanas, bolivianas, muitos objetos em pedra-sabão,  ateliês com quadros de pintores diversos... Apesar do charme de uma cidade pequena ainda existir, lá também se faz presente: A Cacau Show, O Boticário... Bancos em Geral, um trânsito que já incomoda e muitas lojas, ditas  de $ 1,99 com muitos produtos chineses!!!É a tal globalização!!! Confiram! 
                               
                                                                                                                   
                                  *************************
                                                                                                     

 Olhar Oriental!! São Paulo-Bairro da Liberdade!!

  Confesso que fiquei meio decepcionada com o bairro da Liberdade! Estava encardido, esta é a palavra!! Não tem mais  tanto japoneses (acredito que só em dias de festas!) As lojas , agora, são uma mistura de japonês, coreano, chinês....até uma loja de produtos baianos, inclusive jogo de búzios, estava  bem ao lado da igreja de N.S. dos Remédios!!É, a globalização está em tudo!!!                                                 Restaurante japonês
                                           **********************


No entanto, os mercadinhos são bem abastecidos com produtos orientais, acha-se- tudo para se preparar uma boa comida oriental, principalmente japonesa, chinesa , coreana e  tailandesa.

** As fotos das vitrines dos restaurantes são bem convidativas-interessantes!!! 


                                                 *******************************        
                                    

Também há lojas de souvenir japonês( bonequinhas,luminárias, bandejas, bules e xícaras para chá...) há lojinhas que vendem  muitos doces e frutas "diferentes", como a tal  FRUTA DO DRAGÃO, ou PITAYA!! Aliás, linda fruta, cor intensa, muito exótica. Confiram abaixo!!



                                                                                                            
 

Exótica, não?!

***Fotos tiradas por mim! Espero que tenham gostado das minhas andanças por SAMPA! Confiram no próximo POST a receita de um pão italiano publicado em uma edição local. E o melhor: já fiz , provei e ADOREI!! Beijos.