domingo, 29 de abril de 2012

Pratos rápidos, simples e saborosos!!

Olá!!

Muitas vezes, estamos sem inspiração para as PANELAS rsrsr!!! Ficamos sem vontade de fazer algo mais elaborado, ou por não ter os ingredientes em casa,ou por pura "preguicite" mesmo rsrsr!! Então, nos damos conta que temos que nos virar com  o que temos no momento: sobras, ingredientes simples e muita imaginação!! 
                                                                   Feito por mim!!!
Às vezes, surgem receitinhas deliciosas, como estes bolinhos deliciosos de arroz a seguir!

Bolinhos de arroz com sobras

Ingredientes: 03 xícaras (de sobras) de arroz cozido, sobras de peixe frito,02 colheres(sopa) de ervilha ou milho, 01 ovo, farinha de rosca para dar liga, cebolinha verde picadinha.Farinha de trigo para passar antes de fritar.

Modo de fazer: Numa vasilha funda, coloque o arroz as *sobras do peixe (esmigalhadinho), o ovo batido ligeiramente(clara e gema) com um garfo.Amasse com as mãos, acrescente a ervilha,a farinha de rosca e a cebolinha picada, amasse envolvendo bem até formar uma bola. Formate os bolinhos ( tipo quibe), passe na farinha de trigo e frite-os em óleo bem quente e escorra em papel absorvente. Veja que delícia ficaram!

 * No lugar de sobras de peixe, pode-se usar também: 01 lata de sardinha, ou 01 lata de atum,sobras de presunto picadinho, sobras de peito de frango desfiado...e o que a imaginação quiser rsrsr!!

Ensopadinho de abóbora com carne



Ingredientes: 01 pedaço de abóbora( a seus gosto cortado em cubos), carne picadinha, um pedaço mínimo de bacon picadinho (se quiser e tiver), alho, cebola, tomate, sal,cominho, folha de louro . 03 colheres de extrato ou molho  ou polpa de tomate, use também outro qualquer tempero de sua preferência(salsa, cebolinha ...)

Modo de fazer: Tempere a carne picadinha com sal, cominho e o  alho socadinho. Reserve.Em uma panela,(fogo baixo) coloque 03 colheres de óleo(preferência, milho, girassol ou canola) o bacon , a cebola, o tomate, o louro e acrescente a carne picadinha e o extrato (...) de tomate.Coloque 02 xícaras de água e deixe cozinhar
por mais ou menos 10 minuto.Após esse tempo, acrescente os cubos de abóbora, mexa envolvendo com a carne e acrescente mais 02 xícaras de água.Deixe cozinhar por mais 8 a 10 minutos ou até que o caldo tenha diminuído e encorpado.Delicioso com arroz branco e salada folhosaVeja o resultado!!
.
*** Costumo torrar  no forno as sementes da abóbora com sal,  servem como aperitivos!!  

 Bom Apetite!!

                                  ***************** 
 Lindo!!!                                                         Refrescante!!
E para acompanhar, sirva um suco delicioso!! Este da foto é de carambola, colhida diretamente do pé no quintal da minha mãe!


* Bati no liquidificador com água de coco, mas pode-se bater com água normalmente!É super saudável!!

domingo, 22 de abril de 2012

LANCHE DA TARDE- BOLO DE CENOURAS COBERTO COM CHOCOLATE!!

Olá!!

Já faz um tempinho que não faço bolo de cenouras.Na semana passada, Ana Maria Braga deu a receita de um bem fácil! A receita toda é feita dentro da assadeira , na qual o bolo já vai para o forno!! Não fiz a receita de Ana M. Braga, mas parece que fica bom mesmo e dá certo!Qualquer dia vou fazer a receita que ela deu, fiquei curiosa, pois é bem prática, só suja uma vasilha-a assadeira! Mas esta que posto é a que todos conhecem rsrsr!!Muito boa!

Bolo de cenoura coberto com chocolate!!

INGREDIENTES: (para a massa) 04 cenouras grandes, 02 xícaras de açúcar granulado, 04 ovos inteiros, 01 xícara(chá) de óleo (preferência por óleo de milho, girassol ou canola),02 xícaras (chá) de farinha de trigo, 01 colher (sopa) de fermento em pó.

Ingredientes: (para a cobertura) 05 colheres de achocolatado, 02 colheres(sobremesa) de margarina, 01 xícara (chá) de leite de vaca.

Modo de preparar

 No liquidificador: bata até formar um creme; as cenouras( raspadas e cortadas em cubos), os ovos e  a xícara de óleo.

Na vasilha:  coloque os elementos secos :  a farinha de trigo , o açúcar e o fermento, misturando-os. Abra uma cova no meio, e vá despejando, aos poucos, o creme de cenouras batido, envolvendo-o aos elementos secos com o auxílio de uma colher de pau ou plástico até ficar uma massa lisa e fofa (não bata).

Unte uma assadeira (retangular ou redonda) com óleo ou margarina, salpique farinha de trigo e despeje a massa. Elimine as bolhas, dando leves batidas no fundo da assadeira. Leve ao forno preaquecido (por 10 minutos) e asse o bolo por 20 a 30 minutos.Faça o teste do palito para saber se precisa ficar mais um pouco, pois depende muito do forno.

                                                   Hummm!!Delicioooso!!
                                                                               
COBERTURA: Em uma panela, dissolva o achocolatado com o leite, acrescente a margarina e leve ao fogo baixo até formar uma calda . Cubra todo o bolo.

          Feito Por mim!!!
       



HUUUMMM!!

 AGORA É SÓ DEGUSTÁ-LO COM CHÁ, CHOCOLATE QUENTE, CAFEZINHO OU MESMO UM DELICIOSO SUCO!!

     

           BOM APETITE!!!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Torta Rica!! ( morangos, maçãs, castanhas do Pará...)

OLÁ!!
                                                                                                                                                          
As frutas são um sucesso em tudo! Elas são uma dádiva preciosa, enfeitam e colorem a natureza com tons vários, cada uma tem a sua nuance própria, natural!!Difícil de se reproduzir verdadeiramente até em paletas de pintores famosos!! O vermelho do morango difere do da maçã, da framboesa, da cereja , da melancia...;o amarelo da banana não é igual ao do pêssego, ao da pêra, ao do caju...Assim é a natureza-versátil!
                                                                                               Fruteira de casa!
                                                                                                            
A maçã, por exemplo, é citada em verso e prosa.Recentemente, os fãs da música popular romântica perderam o Vando, cantor e compositor da Arte de Amar! Em seus versos, ele usava a maçã e a rosa( vermelhas )como símbolos para cantar o amor! Vejam a presença desta fruta saborosa, a maçã, nos versos de um dos seus maiores sucessos: "Gosto de Maça."

"O vento tocava meu rosto/ no sol de final de verão/ nas mãos uma rosa vermelha/ na boca um gosto de maçã..."
"Quero ser o arrepio no seu corpo todo! ou ou/ A mordida na maçã que não se esquece o gosto! hum"

                                                          *************************              
   Huuummm!!                                                                                                                                                                                                                   
O morango é outra fruta vermelha bastante "cortejada" na música e literatura.Aqui escolhi para exemplificar na literatura, passagens do livro "Morangos Mofados" do talentoso e saudoso escritor gaúcho" Caio Fernan-
do Abreu"

 Assim, usando uma estrofe da música " Stawberry Fields Forever" (Campos de Morangos para Sempre) dos Beatles ,Caio abre o III e último capítulo  intitulado" Morangos Mofados"( que tem  o mesmo nome do livro)

"Let me take you down/ cause I'm going to strawberry fields/nothinh is real, and nothinhg to get/hung about Campos de Morastrawberry fields forever."  (Lennon& MacCartney)

**A seguir, passagens do livro Morangos Mofados de Caio Fernando Abreu)

"...e a cada dia ampliava-se na boca aquele gosto de morangos mofados, verde doentio, guardado no fundo escuro de alguma gaveta."

"Na parede, a natureza morta com secas uvas brancas, pêras pálidas, macilentas maçãs verdes.Nenhuma melancia escancarada, nenhuma pitanga madura, nenhum morango mofado- e este gosto, senhor, sempre presente na minha boca?"

" O sol estava nascendo(...)
Absolutamente calmo,(...), absolutamente só enquanto considerava atento, observando os canteiros de cimento; será que é possível plantar morangos aqui? Ou se não aqui, procurar algum lugar em outro lugar? Frescos morangos vermelhos.Achava que sim.Que sim.Sim."

 Nota do Blog: Era assim que Caio mostrava a solidão urbana,o isolamento, a secura das grandes cidades. Em 1988, o livro virou peça de teatro, dirigida por Paulo Attos e Fernando Guerreiro,e ficou 03 anos em cartaz aqui em Salvador, cidade na qual o autor tinha grandes afinidades e muitos amigos.
Recomendo o livro, pois lá  se encontra as incertezas de uma geração , escrita de forma verdadeira e pungente.
                                                                                            Feito por mim!!
AGORA VAMOS À TORTA RICA!! 
 
Esta torta foi uma" recriação" minha! Queria inovar o recheio usado nesse tipo de massa e apelei para ingredientes diversificados ( felizmente) rsrsr, ficou uma delícia que vale a pena conferir e , claro, fazer e degustar!
 Dei o nome de" Rica" à torta, pois seus ingredientes são, de fato, um pouco caros rsrsr morangos, maçãs, castanha do pará, leite condensado..., mas também por serem ingredientes ricos em nutrientes diversos, como vitaminas, sais minerais, fibras...que garantem diversos benefícios à nossa saúde.                                                                                                                  

INGREDIENTES(para a massa)03 xícaras (chá) de farinha de trigo, 01 colher (sopa) de fermento em pó,  01 colher (chá) de canela em pó, 01 ovo, 01 xícara (chá) de açúcar, 100 gramas de manteiga ou margarina (gelada), 1/2 xícara (chá) de castanha do pará, ou nozes, ou amêndoas...Fiz com castanha do pará.

INGREDIENTES(para o recheio) 02a 03 maçãs (médias), 01 caixinha de morangos frescos, 01 lata de leite condensado, 02 colheres de amido de milho 01 xícara de leite, 04 colheres (sopa) de açúcar cristal, 01 gema, 01 colher de margarina e  01 colher (café) de baunilha.

MODO DE FAZER (a massa)Em uma vasilha funda, coloque a farinha de trigo, o fermento, o ovo, o açúcar e a margarina gelada em pedacinhos , deixando uns pedacinhos reservados .Misture com um garfo até formar uma farofa. Retire 1/4 da farofa , acrescente a canela em pó e as castanhas picadas e reserve (para a cobertura).Retorne à massa e acrescente os pedacinhos de margarina reservados à massa e misture com as mãos (sem sovar, ou apertar) Fica como na foto-uma farofa mais molhada. Abra a massa em um pirex raso redondo ou forma de aro com fundo removível, cobrindo todo o fundo do pirex e as laterais. Dê furinhos com garfo na massa e reserve.

MODO DE FAZER(o recheio)Coloque em uma panela o leite condensado, o amido de milho( dissolvido antes no leite), as gemas e a margarina.Mexa sem parar em fogo baixo até engrossar. Reserve. Para a Calda de frutas : em outra panela, coloque 04 colheres(sopa) de açúcar cristal, deixe dourar um pouco e acrescente um copo de água, formando uma calda. Coloque os morangos cortados ao meio(longitudinal), as maçãs descascadas e fatiadas (não muito finas) e a baunilha.Deixe reduzir um pouco a calda. Reserve.
                                                     
(  Antes de ir ao forno)
MONTAGEM DA TORTA:Sobre a massa do pirex, coloque o creme até forrar todo o fundo.Acrescente a calda das frutas e por fim cubra toda ela com a farofa reservada.Leve ao forno( preaquecido 220 graus )até dourar (mais ou menos 20 minutos). Decore com morangos e maçãs.
                                 
                    



                                                                                    

     HUUMMMM!!!AGORA, É SÓ DEGUSTAR!!!!!
                                                       
                                                                                                           

terça-feira, 10 de abril de 2012

Filé de Linguado (frito) com molho de camarões.

Olá!!!                                                                      
                                                                                                          
Ainda estou em ritmo da Semana de Páscoa, daí as receitas com frutos do  mar ainda serem presença nas postagens rsrsrsr!!Na verdade, adoro peixe, no entanto ainda não abandonei a carne vermelha de vez, mas  este é o meu propósito!

(Vila de Acupe-Santo Amaro-Ba.)
                                                                                                              

  (Pier)Ribeira-Salvador-Ba.
Moro  na região Nordeste brasileira( Salvador-Ba.), cidade litorânea muito linda e rica em peixe e demais frutos do mar. Cantada e descrita em verso e prosa por todo cancioneiro brasileiro.É comum presenciarmos uma puxada de rede na nossa orla, também fácil e bonito assistir a chegada dos barcos, repletos de peixes e outras iguarias (na rampa do Mercado Modelo, ou no Rio vermelho, ou em Itapoã...) Por essas e outras realidades que adoro peixe! Vejam , a seguir, duas receitas sabosas e fáceis de fazer!

Filé de Linguado (frito)

Ingredientes:

04 filés de peixe ( linguado*, merluza, badejo...),02 limões, um ramo de coentro, 01 dente de alho grande, sal a gosto.Farinha de trigo para empanar e fritar.

* Usei o Linguado.

Modo de Preparar:

Lave o peixe em água com uma banda de limão, escorra-o bem. Faça uma pastinha de alho, sal, coentro bem picado e acrescente os limões restantes, envolva os filés neste tempero e reserve-os.

Coloque uma frigideira aberta no fogo com óleo (de preferência milho ou girassol), esquente bem.Enxugue os filés com toalha de papel, passe na farinha de trigo e coloque-os para fritar , deixe bem douradinhos. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer em uma travessa forrada com camadas (generosas) de toalha de papel. Reserve.

Molho de Camarões:

500 gramas de camarões ( médios ou graúdos) sem cabeça, sem as cascas e limpos.01 tomate (em cubinhos) maduro, mas firme, 0l pimentão médio (vermelho, amarelo ou verde) em rodelas, 01 cebola grande (em aneis), 01 dente de alho (grande) amassadinho,cominho(a gosto), um ramo de coentro (generoso), 01 limão (grande), azeite de oliva, 1/2 lata de molho de tomate(pronto) e sal a gosto.

Higienize os camarões com água e limão, escorra-os. Tempere-os  com uma pastinha de alho cominho,
sal e limão.
Leve uma frigideira (média) ao fogo moderado com uma porção ( generosa) de azeite de oliva, acrescente os aneis de cebolas, deixe ficar transparentes, coloque tomate, pimentão  e continue refogando mais um pouco,acrescente os camarões neste tempero. AI AI...O CHEIRO EM SUA COZINHA ESTÁ DE "BABAR"  RSRSRS!!                                
                                                                                                    Feito por mim!!
 Acrescente o coentro picadinho por sobre os camarões, adicione 1/2 lata de molho de tomate (pronto) diluido em um copo (250 ml) de água. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos, (virando-os uma vez com ajuda de uma colher) até encorpar o caldo. Destampe a frigideira, regue com azeite de oliva , tampe de novo e deligue o fogo!

                         *******************
                               
                          SAUDÁVEL! DEGUSTEM SEM CULPA!!



                                             
 Notas do Blog:

*Sirva com arroz de açafrão (como o da foto) ou com arroz branco , purê, saladas...

* Aqui na Bahia, usa-se coentro em quase todos os pratos, até em feijão, sopas...mas eu, particularmente, só uso coentro em peixes e frutos do mar em geral! Cabe às pessoas usar seu tempero preferido (salsa, cebolinha...).Apenas uma questão de costume e gosto, claro!

*Hoje, felizmente, já é possível encontrar camarões congelado e limpos, assim ninguém fica preso às regras de cozinhar como no passado (não é uma crítica, pois tem coisas que gosto de fazer, assim como se fazia antes). No entanto, a praticidade e o dinamismo do mundo moderno estão aí para auxiliar àqueles que não têm tempo e quando na precisão de aviar algum prato rápido, para um almoço ou jantar de última hora, saber que podem contar com a ajuda mercadológica rsrsr!!

 * As fotos são tiradas por mim, a primeira (barcos com garças) está meio sem recurso, pois foi de celular e muito sol!. 
                                     

                                               *****************************













































































 

sexta-feira, 6 de abril de 2012

FELIZ PÁSCOA!! - Receitas.


OLÁ!!!                  FELIZ PÁSCOA!!  


Enfim, a Páscoa!!Outra data que a cada dia se transforma mais e mais em alto consumismo, neste caso-CHOCOLATES!!!É  a corrida às lojas, shoppings, supermercados, delicatessen..em busca de coelhos,
ovos, tabletes, caixas...de chocolates . Durante esses dias que antecedem à Semana Santa , tinha até filas nas portas de determinadas franquias para comprar chocolates!! É o homem moderno," possuidor" ou não de vários cartões de plásticos, tentando viver num mundo cheio de ofertas tentadoras  e 30 dias depois vê que caiu na cilada do "Marketing"(rsrsrs)

Quanto ao real sentido , valor e comemoração desta data, que é a recordação da Morte e Ressureição de Cristo, fica por conta do entendimento de poucos! A missa de Páscoa, a vigília, o lava-pés...ainda são ritos mantidos pela Igreja e procurados pelos fieis. Infelizmente, a Igreja vem diminuindo seu rebanho dia a dia !!

Nestes dias: Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa é costume comemorar com a família  em almoços ou jantares, cuja base é o peixe, mariscos , crustáceos... (veja, a seguir, uma receita simples, mas saborosa  de peixe ). Também é comum entre a família e  amigos se trocar chocolates, fazer brincadeiras com as crianças como :esconder ovos dentro de casa e também pelo jardim, quintal, varanda  e lugares inusitados para que os pequenos achem as guloseimas!!É uma festa!


Bacalhau ao Requeijão cremoso             



Ingredientes:500 g de bacalhau demolhado (já sem sal),02 copo de requeijão cremoso, azeitonas (de preferência pretas)) 01 lata de seleta (ervilha, milho, batata...), 02 cebolas médias, 02 dentes de alho,  02 tomates médios, 01 pimentão pequeno verde, cebolinhas verdes, 01 limão, 04 colheres de extrato ou molho de tomate (pronto) ,coentro e cominho a gosto, azeite de oliva.

Modo de preparar: Leve ao fogo uma frigideira (mais funda) com azeite de oliva (seja generoso(a), acrescente o alho amassado, as cebolas em aneis, os tomates em cubos, e os pimentões em rodelas, refogue bem. Adicione o bacalhau, o suco do limão, o cominho e o coentro picadinho, envolva bem. Acrescente meio copo de água, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 03 minutos.Por fim, acrescente a seleta de legumes, as azeitonas e envolva bem no refogado de bacalhau, desligue a chama e reserve.  




Montagem: Coloque no fundo do refratário (médio) 03 colheres de azeite de oliva, deixando regar toda a extensão. Coloque a metade do bacalhau, sobre ele despeje 01 copo de requeijão cremoso,faça outra camada de bacalhau e por fim despeje o outro copo de requeijão cremoso.Salpique cebolinhas verdes picadinhas.Leve ao forno preaquecido (por 10 minutos) e deixe assar por mais ou menos 15 minutos. Sirva com arroz branco e uma salada folhosa (agrião, alface, rúcula...). 

***Se quiser ou achar dispendioso 02 copos de requeijão, faça a receita normalmente e  na montagem faça somente uma camada de bacalhau e cubra com 01copo de requeijão cremoso.

***Esta receita também pode ser feita substituindo o requeijão cremoso por camadas de molho branco, fica saborosa também.

                                           
Huuummm!!Feito por mim!!!
Queridos (as ) seguidores(as) ,  desejo a todos vocês uma BOA PASCOA ao lado de seus familiares
e amigos e que a harmonia  se faça presente em vossos lares!! 


segunda-feira, 2 de abril de 2012

HOMUS (pasta de Gergelim)-Receita

Ol!!

Apesar de muitas pessoas acharem que o HOMUS só fazer parte da culinária árabe (Síria, Líbano...) esta pasta de gergelim também está presente na culinária GREGA! Mas, comum mesmo, é encontrar esta pastinha, entre outras nos restaurantes  ÁRABES de comida a quilo , espalhados pelos shoppings das grandes cidades!

 Tenho alguns livros de culinária, específicos de alguns países, e percebo que entre eles há algumas variações de ingredientes ou modo de fazer que  diferem  na receita de HOMOS, ou seja, em alguns há cebolas, cominho, azeite de oliva...em outros não.Mas, o sabor não fica desvirtuado, pois o alho e o Tahine estão presentes em todos!

Bem, Vamos à receita de HOMUS!

Ingredientes:                                     

 500 gramas de grão-de-bico, 02 litros de água, 01 colher rasa (sopa) de sal, 01 lata Mini (200gramas) de Tahine (pasta de gergelim),03 limões, 03 dentes de alho, 250 ml de água, sal a gosto (em torno de 01 colher (chá) rasa), 02 cebolas pequenas. Sementes de gergelim para compor (opcional)



Modo de Preparar:  À noite, coloque o grão -de-bico de molho em água por mais ou menos (10 a l2 horas). No outro dia, cozinhe-o em 02 litros de água com a colher (sopa) de sal por mais ou menos 20 minutos. Depois, escorra os grãos em uma peneira, mas reserve a água do cozimento.
                                 
Esfregue os grãos entre as mãos espalmadas para tirar as cascas .Para auxiliar a retiradas das cascas, coloque-o ,em seguida, em uma vasilha com água e as cascas virão à superfície-o que facilita o "trabalho" de "pescá-las" com uma colher rsrsrs!! Bata os grãos com a água do cozimento até formar uma pasta (parece um purê consistente). Despeje em uma vasilha funda (vidro ou louça) .Reserve.
                                 

Sem lavar o liquidificador: Despeje nele o molho de gergelim (da lata), acrescente o suco dos limões, o alho descascado e cortado em pedaços, as cebolas cortadas em quatro, o sal e os 250 ml de água. Bata bem até formar um creme pastoso.

Despeje essa pasta (de gergelim) sobre a pasta de grão-de-bico e envolva ambas até formarem um creme  consistente . Está pronto o Homus ! ***Atenção, a pasta não vai ao fogo! Vejam as fotos abaixo!

Coloque O Homus em um prato de servir, regue com azeite de oliva e salpique com sementes de gergelim. Sirva para passar sobre torradas, pão árabe ou sírio, biscoitinhos salgados...

***Na própria lata de Tahine há uma receita de Homus!!
*** Se não achar a lata de Tahine mini, e comprar a maio, use mais ou menos  08 a 10 colheres (sopa) do molho da lata.
***Atenção!! A massa de Tahine, geralmente, fica no fundo da lata e sobre ela o óleo de gergelim. Se estiver dura, pique com uma faca e depois misture o óleo e a massa . Então, é só aplicar na receita.

                                                   Huuummm!!! Feito por mim!!
                                                                             
                                                        BOM APETITE!!!