sexta-feira, 22 de junho de 2012

Festas Juninas-Parte II

Viva São João e São Pedro!!!

***Atenção, recadinho no final da postagem! Dê uma espiada!

Olha pro céu, meu amor?veja como ele está lindo (...)/Foi numa noite igual a esta/que tu me deste o seu coração/ O céu estava todo em festa?pois era noite de São João (...)♪  (Luiz Gonzaga/José Fernandes)

                             *******************
A Bahia está em festa!!!Aliás nós, baianos, somos festeiros, adoramos  as Festas de Largo, Carnaval, São João, Natal...Aliás, tudo é motivo pra festa  para esse povo sofrido, mas de sorriso escancarado!!Pode?! rsrsrs.

                          *******************
São João chegou, chegou/ E nós vamos festejar/A fogueira está acesa para quem quiser pular/Agite o lenço, Mané/Segura a saia, Rosinha/Vamos todos a festinha (...)

Quero mostrar a vocês a minha boneca Caipira rsrsr!! Eu a achei um dia, na rua! Era tão graciosa que nem acreditei que fosse um refugo!Então, fui a vários edifícios próximos de onde a encontrei, procurando se alguma criança tinha perdido a tal boneca,mas em vão, ninguém tinha registrado essa perda. Logo, a pus na sacola e a trouxe para minha casa! Dei-lhe o nome de Rosinha e desde então, tem enfeitado minha mesa junina!!  Olha a Rosinha aí, gente!! Gostaram dela?

Agora, vamos à receita do bolo da foto.

Bolo de Milho

Ingredientes:02 latas de milho verde (escorrido),02 xícaras (chá) de leite*, 02 xícaras(chá) de açúcar,03 ovos,02 colheres cheias(sopa) de margarina ou manteiga, 01 xícara (chá)de farinha de trigo,1/2 xícara (chá) de coco ralado, 01 colher (sopa) de fermento em pó, 01 colher (chá) de grãos de erva-doce (opcional).

* Se quiser, pode colocar uma de leite de coco e uma de leite de vaca.

Modo de preparar:Coloque a farinha de trigo, a erva-doce  e o fermento em uma tigela.Reserve. Bata no liquidificador os demais ingredientes por mais ou menos 05 minutos até ficar uma massa homogênea. Despeje esta mistura sobre os ingredientes da tigela e vá misturando devagar com uma colher de pau ou espátula para bolo.Até obter uma massa uniforme.

Unte uma forma de buraco no meio de uns 25 cm de diâmetro com margarina e enfarinhada. Despeje a massa obtida e leve ao forno médio, já preaquecido, por 30 a 35 minutos ( a depender do forno) ou até dourar.Desenforme morno.

Para acompanhar as guloseimas e esquentar a noite mais fria do ano-a de São João- um licorzinho! Mas, se beber não dirija! 

                                     Este é de Jabuticaba!!


Queridas(os), enfim as férias chegaram rsrsr!!Aliás um pequenino recesso escolar!! Quando os alunos retornarem, também voltarei a postos rsrs!! Mas, enfim, estava muito precisada desses dias para cuidar um pouco de mim e descansar a mente!!

Também pretendo reformular, reorganizar, mudar algumas coisas do blog, afinal ele já completou 01 ano!Sempre que puder, visitarei as suas postagens, ok? Saudades!!!Bjs, Dy.
                                
Feliz São João e São Pedro!!!

sábado, 16 de junho de 2012

Festas Juninas (parte I)

Olá!!!
Viva Santo Antônio,São João e São Pedro!!

A fogueira está queimando/em homenagem a S.João/ o forró já começou/vamos gente arrastar pé nesse salão ...

O São João está chegando, mas nós, baianos, já estamos nos festejos juninos da tríade de santos, que começou com Santo Antônio, o santo casamenteiro (dia 13). A comemoração prossegue com São João (dia 24) e São Pedro (dia 29)!!

Nestes dias, o forró se instala nas cidades de interior, come-se muito milho verde (vejam que delícia na foto!!) amendoim, bolo de aipim..toma-se licor...pula-se a fogueira...e dança-se até o amanhecer!!

     ***************

Enquanto São João não chega,vale a pena se esquentar do friozinho ( brbrbrb) do mês de junho que até mesmo no nordeste faz rsrsrs!! Então, toma-se uma sopinha de milho, uma canjiquinha, um curau...Algumas comidinhas mais consistentes também se fazem presentes, afinal a casa fica cheia!! Então, temos feijoada, maniçoba,dobradinha...VIXE, ASSIM É DEMAIS!!

                              
***Vale a pena conferir esta receita de feijão branco com paio e bacon!! É consistente, porém não muito rsrsr!!!

Feijão branco com paio e bacon

***Para começar: coloque o feijão de molho por algumas horas.

   Refogando!!                                                                           
Ingredientes:1/2 quilo de feijão branco,02 paios(grandes) em rodelas não muito finas,100 gramas de bacon em cubinhos, 01 cebola picada, 02 dentes de alho amassados, 01 tomate em cubinhos, 01 pimentão (pequeno) fatiado, 02 folhas de louro, 01 colher (café) de cominho,1/2 xícara (chá) de salsinha picadinha, 02 colheres (sopa) de extrato ou molho de tomate (pronto), 03 colheres de óleo ( prefira milho, girasso, ou canola). Sal a gosto.

                                        ♫...panela véia é que faz comida boa♪
                                        
                                                                                 rsrsrsrsr!!
Modo de Preparar:Em uma panela de pressão(ou comum), esquente o óleo,acrescente  o alho, a cebola, o paio em rodelas e o bacon, refogando bem . Acrescente o tomate, o pimentão, o cominho,a salsa, as folhas de louro, envolvendo bem todos os ingrediente.A seguir, coloque o feijão (escorrido), o sal e o extrato de tomate, envolvendo bem.



Por fim, coloque água o bastante para cobrir o feijão  e cozinhá-lo.Feche a panela de pressão e cozinhe por mais ou menos 40 minutos (mas você pode abri-la antes para ver se ainda precisa de mais água para terminar o cozimento).

É como cozinhar qualquer feijão! O caldo fica  espesso e  o feijão não deve esbagaçar!Huuummm...vejam na foto!!

                              A farofa é de soja (pronta)
IH!!Gula é pecado, lembrem-se!!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Feliz Dia Dos Namorados!!!

*** Como diz Roberto Carlos, quem mais cantou e ainda canta o amor, "São tantas as Emoções" rsrsrs!!

As músicas do "Rei" são recheadas de AMORES- vividos,sofridos,desfeitos, sublimes,platônicos ...que embalaram muitas gerações e ainda continuam emocionando a muitos!! E sabe ser modesto!!

" Eu tenho tanto pra te falar/mas com palavras não sei dizer/como é grande o meu amor por você..."

" Vou cavalgar por toda a noite/por uma estrada colorida/usar meus beijos como açoites/e a minha mão mais atrevida/vou me agarrar aos teus cabelos/pra não cair do seu galope/ vou atender aos teus apelos/antes que o dia nos sufoque...estrelas mudam de lugar/chegam mais perto só pra ver/..."

Ah...e o Djavan!!

" O seu amor reluz que nem riqueza
           Asa do meu destino
Clareza do tino Pétala
  De estrela caindo bem devagar
            Oh! Meu amor
 Viver é todo sacrifício...feito em seu nome
Quanto mais desejo um beijo
                            Um beijo seu              
                            muito mais eu vejo
                                               gosto em viver, viver

            por ser exato o amor não cabe em si
                               Por ser encantado, o amor revela-se
                                               Por ser amor, invade e fim."

E o Caetano Veloso?? Ai, ai...! Demais!!
"Agora, que faço eu da vida sem você? /você não me ensinou a te esquecer/você só me ensinou a te querer/ e te querendo eu vou tentando me encontrar"
 ***Só quis fazer aqui uma simples homenagem a este dia, sabemos que o Universo canta o Amor e que  o cancioneiro brasileiro está cheio de lindas composições que falam desse sentimento! Temos compositores e compositoras admiráveis sobre esse tema, e intérpretes fantásticos (as) a cantar sobre O AMOR!

***Comidinha rápida para comemorar  "O Dia dos Namorados!!


Panquecas de frango

Ingredientes(recheio): 01 peito de frango desfiado,01 lata de seleta (milho e ervilha , milho e cenoura...), 01 dente de alho amassado, 01 colher (sopa) de margarina, 02 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1/2 limão, 01 cebola pequena picada, 01 tomate em cubinhos, pimentão fatiado, 1/2 colher(café ) de cominho.
***03 colheres de molho de tomate pronto, diluído em água para formar uma xícara de molho.

Ingredientes ( massa):02 xícaras de leite, 01 xícara de farinha de trigo, 01 a 02 ovos (se forem grandes, basta um), 02 colheres(sopa ) de queijo parmezão, 01 colher rasa (sobremesa) de fermento em pó,01 colher (café) de açúcar, 01 colher rasa(chá) de sal.




Modo de Preparar (recheio)
Leve uma frigideira ao fogo com o azeite de oliva e a margarina, acrescente o alho, a cebola, o tomate,pimentão, o cominho, refogue bem. Adicione o peito de frango desfiado, envolvendo bem aos temperos, por fim coloque a seleta e envolva bem.Reserve

Modo de preparar (massa)
Coloque no liquidificador: o leite, os ovos, a farinha de trigo, o fermento, o parmezão, o açúcar e o sal. Bata bem até formar uma massa bem homogênea.Reserve.

Unte com um pouco de azeite de oliva ou (óleo  de milho, girassol...) uma frigideira pequena (de Teflon), coloque mais ou menos duas colheres (sopa) de massa e espalhe até forrar todo o fundo da frigideira. Se não souber virar jogando a massa para cima (como em filmes rsrsrs), vire-a com o auxílio de uma espátula-é bem fácil!
                                                     
Vá arrumando as panquecas sobre uma tábua ou travessa rasa, até terminar de fritar todas.

Coloque mais ou menos duas colheres(sopa) de recheio e enrole no formato de panqueca(ao comprido), e vá colocando uma ao lado da outra numa assadeira ou pirex, já regado o fundo deste por meia xícara de molho de tomate, feito previamente.
                                                                                      
                                                           Huumm!!Delícia!!
Finalize, despejando o restante do molho e polvilhando com queijo parmezão a gosto. Leve para gratinar em forno preaquecido por uns 10 a 15 minutos
.
Sobremesa? Morangos!!






Agora,muitos beijos e abraços!! 

                  
                                                                      
      
       
              
  

sábado, 9 de junho de 2012

A Laranja e o Melão na culinária

Olá!!!!


As frutas são PODEROSAS na culinária!!! Elas  têm propriedades fantásticas!! Além disso, as frutas possuem vitaminas, sais minerais,  proteínas, fibras ... que regeneram as defesas do nosso organismo! Hoje, usarei, em especial, nas receitas, duas frutas muito apreciadas : A laranja, uma das frutas mais consumidas no Brasil e que tem grande importância por seu valor medicinal, é usada no auxílio do combate à gripe, auxilia no equilíbrio do ácido úrico, é recomendada para quem tem intestino preso, por seu grande teor de fibras, tem  efeito diurético... E também darei uma receita utilizando o Melão, ótimo para os adeptos de atividades física, devido seu alto teor de potássio e água, necessários para a hidratação do organismo e na contração muscular. Vejamos as receitas!!
   Huumm!!Feito por mim!!
Bolo de Laranja

Ingredientes:03 ovos, 1 1/2 xícara (chá) de açúcar, 01 xícara (chá) de leite, 01 xícara (chá) de suco de laranja,02 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 03 colheres (sopa)  de margarina ou manteiga, 01 colher (sopa) de fermento em pó. Margarina e farinha de trigo para untar a forma.

Modo de Preparar:  Bata no liquidificador os ovos, a margarina, o leite, o suco de laranja até formar um creme homogêneo.Numa vasilha, coloque o açúcar, a farinha de trigo, o fermento em pó e despeje sobre eles o creme obtido, mexendo, com uma colher  (de preferência, plástica, ou de pau), até envolver todos os ingredientes, por mais pu menos 07 minutos.

 *** À parte, mexa meio copo de suco de laranja concentrado com 01 colher (sobremesa) de açúcar refinado. Reserve.

***Unte uma forma média de buraco no meio, despeje a massa e leve a assar em forno médio( preaquecido) por mais ou menos 35 minutos ou até dourar.

Atenção!!

*** Uns 5 minutos, antes de tirar o bolo do forno, fure-o (por cima) com um garfo e despeje a mistura de suco de laranja com açúcar sobre todo o bolo.Confira a beleza que ficou!!!
 *****************************


Geleia de Casca de Melão

  (com a polpa do melão, faça uma salada de frutas usando-a, ou mesmo um suco, ou coma-o in natura).

Ingredientes: Casca de um melão médio, 01 pauzinho de canela, 02 cravos da índia inteiros, 01 copo de açúcar, 01 copo de água para cada copo de suco de melão obtido.

Preparo: Lave e corte em pedaços a casca do melão (casca externa e a parte branca junto). e leve a cozinhar com água (cubra-a inteiramente). Cozinhe até que se desfaça a parte branca. Coe em um pano limpo, fino, espremendo bem para tirar todo o suco.

Para cada copo de suco obtido, junte 01 copo de açúcar . Acrescente a canela, os cravos e leve novamente ao fogo para ferver até tomar o ponto de geleia.

Atenção!! A receita da geleia, informações nutricionais e foto são da revista Vida Natural número 15, pg.28 ( de meu arquivo)

                              BOM APETITE!! 

sábado, 2 de junho de 2012

Falso Strogonof!!! (RECEITA)

Olá!!!

 ***Como minhas férias só vão acontecer lá para o dia 18 ou 20 de junho, então ainda ficarei postando até lá!!


Strogonoff é uma iguaria culinária da Russia ! Já fez muito sucesso em festas, jantares de aniversários nos anos 70 e 80, assim como a Lasanha ( Prato italiano) .Hoje, esses saborosos pratos têm ficado nos almoços em família, mesmo assim sem o mesmo glamour daquela época!! Assim, outra iguarias internacionais  e nacionais apareceram,  foram divulgadas  e caíram no gosto e hábitos dos eventos culinários em geral. Exemplos de pratos que têm feito sucesso é a quiche(francês),a paella (espanhola) o couscuz marroquino,os escondidinhos (bem brasileirinhos) de carne do sol e aipim, entre outros.

 O universo da culinária é vasto e , hoje, com a valorização  da GASTRONOMIA (principalmente aqui no Brasil), aberturas de cursos profissionalizantes e mesmo universitários, a cozinha-arte passou a ser um lugar mais disputado tanto por mulheres quanto por homens. Além disso, as divulgações de receitas por meio de revistas, jornais, programas de culinária na televisão...têm elevado o número de pessoas interessadas em mexer com as panelas rsrsr!!

Eu, por exemplo, adoro cozinhar, inventar, testar receitas...adoro quando a família, os amigos fazem Huuuuummm!!! quando comem algo que fiz com tanto gosto, dedicação e esmero.Sim, para cozinhar é preciso ter prazer em pôr as mãos na massa, não desistir facilmente quando algo não dá certo, ou seja, é preciso paciência e ser persistente!!

Vejam, à seguir, a receita do que chamo de Falso Strogonoff, pois não uso creme de leite , não tem champinhon e nem bebida para flambar!!

INGREDIENTES: 500 gramas de camarões frescos ou congelados, 01 lata de milho verde (em conserva), 1/2 copo de requeijão cremoso,01 copo de yogurte natural, 01 tomate maduro (mas firme) em cubinhos, pimentão a gosto, 01 cebola média picada, 01 dente de alho amassado, 01 ramo de coentro, um limão, 1/2 colher (café) de cominho, 1/2 colher (café) de noz moscada ralada, 01 colher rasa (sobremesa) de mostarda e 01 colher (sobremesa) de catchup.(estes dois últimos condimentos são opcionais), 04 colheres de azeite de oliva,  01 copo de água e sal a gosto.

***Usei camarões pequenos, pois era o que tinha em casa no momento.Mas, o tamanho fica a critério de cada um e ou das $$$$(finanças)rsrsrs!!

MODO DE PREPARAR: Limpe os camarões e deixe-os em uma vasilha com água e suco de meio limão por 5 minutos ou enquanto faz o tempero. Em uma vasilha, coloque o alho , o sal, cominho e o coentro, faça uma pastinha, coloque o suco do meio limão. Em seguida,escorra os camarões por uma peneira e depois passe-os na pastinha feita. Reserve.

Leve uma panela ao fogo (médio) com 04 colheres de azeite de oliva, ou um bom óleo (canola, milho, girassol...), acrescente a cebola, o tomate, o pimentão e refogue bem, acrescente os camarões temperados e mexa  devagar, envolvendo-o nos temperos.Em  seguida,coloque o milho escorrido, a mostarda , o catchup e a água.Tampe a panela e deixe cozinhar por mais ou menos 10 minutos.Depois desse tempo, acrescente o requeijão cremoso, o yogurte natural, e salpique a noz moscada,envolvendo delicadamente.Desligue o fogo e tampe a panela. SIRVA QUENTE !

                                              Huuummm!!!Deliciooso!!
Bom Apetite!!!