segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cacau- O Ouro da Bahia!!

                                                                                        
  Olá!!!

Fonte de Chocolate!!

Chocolate! Chocolate!Chocolate!/Eu só quero chocolate/Só quero chocolate/Não adianta vir com Guaraná/prá mim é chocolate/o que quero beber./Não quero chá, não quero café, Não quero Coca-Cola/Me liguei no chocolate/Só quero chocolate/Não adianta vir com Guaraná/Prá mim é chocolate o que quero beber...(Já cantava o saudoso Tim Maia)


      
   ************************************************


                                                                                  
Pois é, as minhas férias, como já disse, fiquei por aqui mesmo no meu estado! Enquanto algumas  cidades do interior faziam seu S.João à antiga, como na cidade em que minha mãe mora e na qual "curti" um pouco (o  forró Pé de Serra e muita fogueira), outras faziam o seu  São João" Moderno", (com bandas e artistas famosos, cantando tudo o que é música, até as mesmas cantadas nos carnavais!).Passado os festejos,aproveitei para fazer umas visitas culturais em Museus* e no evento "Salum Du Chocolat" , realizado aqui em Salvador-no Centro de Convenções.A foto ao lado é de uma vista do MAR, do alto do C.de Convenções, e é inverno, viu!!!rsrsrs.

                                                                                             Chocolate!Até O Santo!! 
O Salum Du Chocolat trouxe um pouco da história de uma Bahia própera, centralizada em Ilheus-Itabuna quando os Coronéis eram ricos donos de fazendas de cacau , cujas sementes de primeira eram destinadas à fabricação de chocolates mundo a fora! Providencialmente, estávamos na estréia  da nova versão da novela Gabriela Cravo e Canela ( do livro homônimo do escritor baiano Jorge Amado).Assim, estamos revivendo um pouquinho daqueles tempos de prosperidade, que o digam o Bataclã, e os coronéis tão bem representados na novela (com suas opulências, preconceitos, infidelidades, poder...) Não devemos esquecer que os tempos eram outros!
                                                                                                            
***Infelizmente,não me inscrevi em nenhuma oficina de receitas usando chocolate, as vagas foram logo preenchidas! O evento não foi divulgado com muita antecedência!Uma pena!
***As fotos foram todas tiradas por mim,no local, com a aprovação do evento e dos donos das exposições!
* Depois postarei algo sobre a visita ao Museu!


                                         ******************************************
Agora, para vocês, CHOCOLATES!!!Degustem com os Olhos rsrsr!!!Perdição pura! Cai no pecado da gula, apesar de ter degustado mais os Amargos e Meio amargos, os 70% de chocolate e os Diet! Mesmo assim, ganhei circunferências rsrsr!!

                                               ♫ Eu só quero chocolate...♪
                                          "Coma com moderação rsrsr !!"

terça-feira, 24 de julho de 2012

Fondue Misto!! Que venha o frio rsrsrsr!!!

Olá!!!

Reflexão!!
                                                     Sem Palavras!!!!
Não é preciso consenso
nem arte,
nem beleza ou idade
a vida é sempre dentro
e agora.
(A vida é minha 
para ser ousada.)

A vida pode florescer
numa existência inteira
Mas tem que ser buscada, tem de ser
conquistada. (Lya Luft, in Perdas & Ganhos) 

                          *********************

Os dias muito frios já estão indo embora, principalmente aqui no nordeste que eles, em muitos lugares, nem frios ficaram rsrsr!!Mas,para nós, qualquer 23, 25 graus já é frio!! É motivo para se tomar chocolate quente, capuchino, tomar vinho , fazer fondues... rsrsrs!!!

Assim, numa noite de inverno baiano(rsrsrs), fizemos, aqui em casa, um delicioso foudue de carnes. Vejamos os ingredientes e as fotos, é claro!

Fondue Misto

Ingredientes:01 quilo de filet mignon ou alcatra, 01 peito de frango (grande) sem osso, 01 pacote de linguiça calabresa fina ou grossa  (defumada ou a escolha). Alho e sal a gosto.

*** Sei que quase todo mundo sabe fazer fondue ( do seu modo, de sua preferência...), portanto vai aqui somente orientações corriqueiras, mas que fazem a diferença na hora de  pôr a mão na massa rsrs!! 
                              ********************
*** Higienize as carnes, corte-as em cubos (de mais ou menos dois centímetros), corte as calabresas em rodelas ( de  mais ou menos 01 centímetros.Tempere somente  o filet e o frango com alho( amassado) e sal a gosto.Reserve.

*** Geralmente, faço três tipos de molho: um de mostarda, um de catchup, tendo como base yogurte natural, e um vinagrete.

Ingredientes para os 02 molhos (cremosos): 03 copos de yugurte natural, 01 colher(sopa) de mostarda,01 colher sopa de catchup, molho inglês ,azeite de oliva, sal, noz moscada e cebolinha verde para compor (opcional)

Preparo: em uma tigelinha funda, despeje 01 copo e meio de yugurte natural,a mostarda, gotas de molho inglês,uma pitada de sal, um fio de azeite.Misture bem  e salpique cebolinha verde.

Em outra tigelinha funda, coloque  restante do yogurte, acrescente o catchup, gotas de molho inglês, uma pitada de sal,um fio de azeite.Misture bem e salpique a noz moscada finamente ralada.

Para o vinagrete: 01 cebola em cubinhos, 01 pimentão  verde em cubinhos, 01 tomate firme em cubinho, salsa e cebolinha verde picadinhas. Misture tudo e acrescente o  sal a gosto,vinagre ( para  cobrir os ingredientes).Por fim, regue com  azeite de oliva.

***Para acompanhar, um pão italiano bem crocante (este da foto foi feito por mim e tem receita no blog!) Também pode  usar uma bisnaga de sal ou pão francês.(cortados em cubos grandes)

***Para beber um bom vinho tinto, e ou uma deliciosa cerveja preta encorpada, água, refrigerante ou sucos.
***Para sobremesa????Moraaangos!!

BOM APETITE!!          

quarta-feira, 18 de julho de 2012

RETORNANDO DAS FÉRIAS!!

Olá!!!
                                           
" O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência" ( Henry Ford)

Não há a menor dúvida de que  o recomeçar exige renúncias, dor, abandonos de coisas enraizadas...É doloroso, mas necessário, pois só assim temos a oportunidade de não ficar batendo na mesma tecla e que o melhor a fazer é seguir AVANTE!!

Enfim, o meu recesso terminou! Foram poucos dias, mas serviram para organizar algumas coisas que estavam paradas no tempo!! Ah...o tempo, como precisamos dele para nos reestruturarmos, reinventarmos!!!

Durante esse período de "férias", não viajei para fora do meu estado e nem do país, fiquei por aqui tentando "arrumar a casa" (leia-se: a casa-lar, a cabeça, a alma, a vida...) e como é difícil, pois são tantas  "gavetas"  e "Compartimentos Secretos" a serem desmontados e desvendados...este último que o diga Margot-dona do Blog assim denominado!

No entanto, fiz uma pequena repaginada no blog, principalmente sobre a  sua primeira proposta que seria" casar " a Literatura com a Culinária .Esta é uma intenção que requer pesquisa, para mim  não muito difícil, mas como a  maioria dos seguidores está mais centrada em culinária, esta acabou  sobrepujando a Literatura!! Assim, optei pela dedicação maior à gastronomia,mas sem deixar de referendar as artes em geral, entre elas a Literatura!

Mas se o assunto é Culinária, vamos a ela...rsrsrsr
                   Para Dinamizar na cozinha!!

                                        
Tempero Caseiro

Ingredientes: 03 cebolas grandes,02 pimentões verdes, 01 tomate maduro, mas firme (grande), 03 dentes de alho grandes, salsa a gosto, 01 colher (chá) de pimenta do reino ou cominho,02 colheres cheias (sopa)  de sal, 1/2 xícara (chá) de vinagre(usei de maçã),03 colheres de extrato de tomate (opcional), um fio de azeite de oliva.

Modo de preparar: corte os temperos em pedaços  médios e coloque-os junto aos demais condimentos no liquidificador, batendo até formar uma pasta espessa.Está pronto para o uso!

 Pitaco do Blog

***Empregue o tempero para fazer todo tipo de prato: sopas, feijão, assados, refogados...02 a 03 colheres (sopa) do tempero é o bastante em muitos casos.
***Lembrem-se que cada região e pessoa têm seus temperos favoritos, portanto use-os em substituição a alguns que não gostem e ou que sejam mais adequadas para determinada receita.
***Aqui na Bahia, por exemplo, usa-se muito coentro até mesmo em sopas e feijão, mas eu só uso este tempero em peixes e frutos do mar em geral.Logo, se for o mesmo caso, acrescente o coentro no preparo depois.
*** Acerte o sal no final da receita, pois, às vezes, é necessário.
*** Você pode dobrar a receita, distribuir o tempero em  várias porções e congelá-las.Fica ótimo!
***Mantenha o pote de tempero ( de uso diário) na geladeira.

                           Bom Apetite!!