quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SOPA DE QUINUA (ou Quinoa)- Ô GRÃOZINHO PODEROSO!!

Olá!!!

O inverno já está indo embora, pelo menos aqui no Nordeste rsrsr !!E será que teve mesmo inverno rsrsr??!! Só sei que as cobertas mais quentinhas saíram do guarda roupa! Ir à praia também ficou para segundo plano, afinal pode até ter sol, mas a água fica gelaaada!!
             
                                                                        Na Concha!!!
Mas, baiano, que é baiano, não nega uma boa sopa bem quentinha, até mesmo em outras estações mais quentes rsrsrsr, imagine no INVERNO!! Hoje mesmo, cheguei em casa mais cedo e fui logo tratando de colocar a sopa no fogo .Tinha comprado uma caixa de Quinoa Real , com grãos mistos e já tinha feito 02 vezes a sopa, mas as fotos não foram possíveis fazer!Por quê, por quê??? Porque a tomamos  antes mesmo do CLICK rsrsrs!!Mas agora, consegui as fotos e resolvi postá-las, juntamente com a receita!

PLANTAÇÃO DE QUINUA
  ( Foto da Revista Viva Saúde)
Mas antes vamos saber um pouco sobre esse grão poderoso!!

É um grãozinho plantado há mais de cinco mil anos na cordilheira dos Andes!!Foi considerado pela ONU e pela Academia de Ciências dos EUA como o alimento vegetal mais perfeito do planeta, quiçá de fora do Planeta, pois a Nasa incluiu a Quinua na alimentação dos astronautas , devido ao grande valor nutritivo deste grãozinho!!!

A Quinoa não possui Glúten e não é muito calórico, pois contém, em cada 100 gramas, (crua) 374 caloria , próximo ao arroz integral (cru) que tem 350 calorias!

É um grão rico em minerais contém:magnésio, potássio, cobre, fósforo, ferro, manganês, cálcio e zinco. 
Pode ser encontrado em grãos, farinha,flocos..já existem barrinhas de cereais de Quinua, além de macarrão.Pode ser aplicado em muitas receitas:biscoitos, pães.saladas,risotos, sopas...Além de nutritivo é bem saboroso.Eu, por exemplo, caí de amores por ele rsrsrsr!! ***Informações sobre o grão da Revista VIVA SAÚDE.

Agora vamos à receita da  SOPA DE QUINUA (ou Quinoa)

Ingredientes:01 xícara de chá de Quinoa (usei a mista),01 colheres (sopa) de azeite de oliva,02 dentes de alhos (amassados),01 cebola picadinha,01 pimentão pequeno (picado), 01 cenoura e uma batata inglesa cortadas em cubinhos,abóbora (a gosto) cortadinha em cubinhos, 02 a 03 folhas de couve cortadas bem finas,01 colher (sopa) molho Shoyo ou, se preferir, acceto(vinagre) balsâmico, salsinha a gosto, 01 pitada de cominho, 01 colher de extrato ou molho de tomate (pronto) diluído em 01 xícara de água,  sal a gosto. Use  mais ou menos 01 litro e meio de água aquecida. 

***Deixe os grãos de molho em água fria por algum tempo (30 minutos a 1 hora) antes de cozinhá-lo.

Modo de Preparar:Aqueça o azeite em uma panela funda, coloque o alho, a cebola, o pimentão, o tomate, o cominho, refogue bem e acrescente o molho de tomate.Abaixe o fogo e tampe a panela por uns dois minutos.

Em seguida, acrescente a cenoura, a batata, a abóbora , o shoyo, a QUINUA (escorrida) e a água aquecida e deixe cozinhar por uns 15 minutos. Após esse tempo, reduza mais a chama e acrescente a couve, a salsinha e o sal.Tampe a panela e cozinhe por mais  dois minutos.Sirva bem quentinha com torradinhas ai, ai!!!

                              Huuumm!! Bom Apetite!!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Comidinhas Variadas e arranjos mistos (flores e folhagens)

Olá!!! 
                                        

No domingo, dei uma fugidinha para o interior, fui visitar minha mãe em outra cidade. Aliás, na verdade, nem cidade é, mas sim uma vila de pescadores rsrsr!!Lugar simples, cheio de histórias, principalmente de pescador, onde se come peixe, camarões...frutos do mar em geral.
                          *** (Arranjos com: flores, cachos de urucum, helicônias, café maduro, folhas de pitangas...)


O que mais gosto de fazer lá, é mexer no quintal a procura de novidades, leia-se frutas (limão, manga, carambola, coco...) e também flores e folhagens com as quais faço arranjos para enfeitar  minha casa e presentear alguma amiga...!!Aliás, os arranjos que enfeitam esta postagem foram feitos com flores e folhagens de lá do quintal!!Coisas simples,mas que dão um efeito bonito no jarro!!
                      ******************
Hoje, optei por trazer algumas receitas variadas, ou seja, salgadas e doces!!São receitinhas com ingredientes simples, fáceis de fazer e ficam saborosas!!

Abobrinha recheada

Ingredientes: 02 abobrinhas médias ou grandes, 300 gramas de camarões (para o recheio)*, temperos a gosto, cortados em cubinhos( tomate, pimentão, cebola, alho amassadinho...),cominho,sal a gosto, 03 colheres (sopa)de extrato,polpa ou molho de tomate (pronto), diluído em uma xícara (chá) de água.

Procedimento:Descasque as abobrinhas, corte-as ao meio, retire os miolos (as sementes)com cuidado, com auxílio de uma colher (veja o formato que fica na foto) e reserve-os para tampar a cavidade.

Modo de preparar o recheio*

 Leve uma panela ao fogo, coloque alho, cebola, pimentão...deixe refogar bem,coloque os camarões(ou o frango desfiado, ou carne moída...), acrescente 1/2 xícara do extrato de tomate já  diluído, acerte o sal.Deixe o molho reduzir um pouco. Recheie as abobrinhas com o auxílio de uma colher, feche a cavidade com os miolos retirados e prenda-os com palitos.
    Gostosiiiinho!!!!
Em fogo médio, na mesma panela do recheio, ponha o restante do molho de tomate diluído (1/2 xícara),acrescente mais 1/2 xícara de água. Coloque as abobrinhas com cuidado, cozinhando-as até ficarem macias (por uns 10 minutos), virando-as de vez em quando com auxílio de duas colheres ou espátulas.Retire os palitos e as tampinhas antes de servir.Sirva com arroz branco, salada folhosas...BOM APETITE!!


Doce de Leite (Ambrosia)

Ingredientes:01 litro de leite (talhado-coalhado-azedo), 08 a 10 colheres de açúcar cristal, alguns cravos da Índia, paus de canela, 03 ovos.

Coloque todos os ingredientes em uma panela, menos os ovos.Deixe ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar, formando flocos de leite.Mexa, de vez em quando, delicadamente, para não quebrar os floco . Enquanto isso...

*** Bata as claras em neve, acrescente as gemas , batendo  bem para tirar o cheiro do ovo. Acrescente essa mistura sobre o doce (na panela), QUANDO ESTE JÁ ESTIVER DOURADO! Envolva delicadamente( com colher de pau ou espátula plástica ),fazendo flocos .Cozinhe por mais alguns minutos(mais ou menos 05 min.). Apague o fogo, deixe amornar e coloque em compoteira.                                 Huuummm!                                    

domingo, 12 de agosto de 2012

Almoço e Lanche para o papai!!

Olá!!

Esses seus cabelos brancos,bonitos /esse olhar cansado, profundo/me dizendo coisas, um grito! me ensinando tanto, do mundo.../E esses passos lentos, de agora,caminhando sempre comigo/já correram tanto, na vida, meu querido,meu velho, meu amigo(...)♪  (Roberto e Erasmo Carlos)


O Roberto e o Erasmo Carlos, como sempre, em suas composições, sabem mexer fundo em nossa alma e trazer à tona sentimentos , muitas vezes, adormecidos!!

Feliz Dia dos Pais!!!

Infelizmente, meu pai já se foi!! Deixou para mim ensinamentos maravilhosos! Que Deus o tenha em um bom lugar.Felizmente, posso continuar comemorando o Dia dos Pais, pois tenho meu marido, pai de minhas duas filhas, para o qual, neste dia tão especial, intensifico  o meu desejo de  muita saúde,perseverança... e que continue sempre merecedor desse lindo título "Pai" que , infelizmente, não é para todos!!

Assim, neste segundo domingo de agosto, fiz algumas comidinhas e lanches gostosos, especialmente, para o papai!


 Pudim de leite condensado , para ele, é PRESENTE!!Adoooora!! Vejam como ficou com uma cor linda!!!

Fiz um bolo especial que vinha prometendo para meu marido há algum tempo...Bolo de Banana com pólen!! É que  ele toma mel e come pólen todos os dias!! Brinco dizendo que a qualquer hora, pode virar abelha!! A foto e a receita do bolo foi uma publicação da revista Saúde.Vejam ao lado!

**Como a receita não está muito visível, repetirei abaixo, ok?

Ingredientes-(massa) 03 ovos, 1 xícara e meia de farinha de trigo, 01 xícara de óleo, 01 colher (sopa) de fermento em pó,01 xícara de leite, 1/2 lata de leite condensado.

Ingredientes-(Recheio) 06 bananas-nanicas, 01 colher(sopa) canela em pó,50 gramas de uvas passas* ,1/2 lata de leite condensado, 02 colheres(sopa)de pólen apícola.*

* Na foto da revista,  as uvas passas são pretas, mas usei brancas, pois tinha muito em casa.
.* acredito que na falta do pólen, pode-se usar a mesma medida de mel.
Para polvilhar: 01 colher (sopa) de açúcar e 01 colher (sopa) de canela em pó.( misturadas)

**Modo de preparar

Recheio: Amasse as bananas com um garfo, acrescente os demais ingrediente para o recheio, misture e reserve.

Massa: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador e a empregue conforme o comando da receita.


Montagem:Unte com manteiga ou margarina uma assadeira redonda (com uns 22 centímetros de diâmetro), e despeje metade da massa,espalhe sobre ela a metade do recheio e sobre este, coloque o restante da massa.Finalize a última camada com o restante do recheio. Polvilhe com o açúcar misturado com a canela em pó.Asse em forno médio por uma hora.


Coma com moderação!!                     Huuummmm!!!
                        Boa  Semana!!
                                                                                                                                                                                           

domingo, 5 de agosto de 2012

Muita Comidinha gostosa!! Aniversário da Dy!!

Olá!!!
                                          
Fiz aniversário no dia 03 de agosto!!
Fiquei em clima de festa por três dias rsrsr!!Comes e bebes em almoço, jantar, lanche, Ufa!!!

 Passei esta data com a família, em paz, com saúde e num clima de alegria com a família  e alguns amigos que  vieram para um abraço sincero.Brindamos, degustamos petiscos e quitutes deliciosos, feitos com zelo por mim , especialmente para aqueles  que estavam comigo nesta data tão significativa- o dia do meu aniversário.Enfim, "papeamos" até tarde e demos muitas risadas.
  
                                              Uma Reflexão!!


O mundo moderno consome o homem, deixa-o egoísta, em  consequência,infeliz!! Não devemos nos deixar levar pelas intempéries da Roda-Viva que  é o "Viver".Façamos dos pequenos  momentos bons, Aquele Momento!!! Mágico, intenso,rico em trocas salutares com aqueles que estão presentes!! Afinal, não podemos, em uma única vida, desejar e ter tudo rsrsr!!

                                                      
Para degustarmos ,nestes dias, Preparei algumas delícias rsrs, conforme disseram os convidados, viu !!rsrsr Fiz  lazanha de frango e de carne, Strogonoff, bacalhau com camarões...ao forno e uma musse  para a sobremesa. A torta de baba de moça, os salgados e sequilhos foram comprados na Delicatessem aqui perto de casa!Vejam, a seguir, receitas do Bacalhau e da Musse, assim como as fotos.

Bacalhau Cremoso ao Forno

Ingredientes: 700 gr.a 01 quilo de bacalhau seco, salgado( demolhado), 1/2 quilo de camarões (pequenos, médios ou graúdos- dependendo do $$$$ rsrsr!!).01 tomate maduro, mas firme,(em cubos), 01 cebola(em aneis),rodelas de pimentão:verde, vermelho e amarelo, 04 dentes (grandes) de alho amassados (02para o bacalhau e 02 para os camarões), 1/2 colher de chá de pimenta cominho, 02 colheres (sopa) de extrato de tomate, diluído em 01 xícara(chá) de água, 01 limão(grande), coentro a gosto. Azeite de oliva (a gosto), mas seja generosa rsrsr , uma caixinha de creme de leite e azeitonas verdes ou pretas a gosto.

Legumes:1 chuchu( em lâminas) 02 batatas grandes(em rodelas não muito grossas) 01 cenoura grande(em rodelas não muito grossas).Cozinhe os legumes em água ( deixe ao dente).Reserve. 

Pitacos do Blog!!
***Deixe o bacalhau de molho na água por 20 a 24 horas, na geladeira.Troque a água pelo menos três vezes! 
*** Os camarões podem ser frescos ou congelados, já limpos e sem cabeças(têm nos supermercados)

***Escorra o bacalhau e leve ao fogo  em uma panela com água para uma fervura branda.Apague o fogo, escorra a água da fervura .Deixe esfriar e limpe o peixe, ou seja, tire as espinhas, escamas... Separe-os em lâminas , lascas ou pedaços(conforme o tipo do bacalhau permitir).Reserve.
Modo de Fazer(camarões):Tempere os camarões(já limpos) com uma  pastinha de 02 dentes de alhos amassados, com sal(pouco, o bacalhau já é salgado)  e suco de 1/2 limão. Refogue-os ligeiramente em uma frigideira( média) com 02 colheres(sopa) de azeite de oliva. Reserve. 

Modo de Fazer (bacalhau):Leve uma frigideira aberta, mais ou menos funda, ao fogo com azeite de oliva, cobrindo o fundo da panela, deite 02 dentes de alhos amassados , a cebola, o tomate, os pimentões, dê uma leve refogada, acrescente o bacalhau, envolvendo bem.Acrescente o cominho,a metade do extrato diluído, o  suco de 1/2 limão e o coentro picado, envolva delicadamente.

Abaixe o fogo, acrescente os camarões, já refogados, ao bacalhau e  envolva-os bem. Despeje a caixinha de creme de leite, misturando delicadamente, somente até envolver tudo.Desligue o fogo.

Ao forno!!!

Unte um refratário com azeite de oliva, coloque na metade da forma o bacalhau( deixe um pouco na frigideira e a este junte a outra metade do extrato de tomate diluído), mexendo um pouco em fogo baixo.Reserve.

Coloque os legumes na outra metade do refratário e regue-os com o molho restante da frigideira. Leve ao forno para gratinar.Acompanhe com arroz branco.
                                         Bom Apetite!!!
                                             Delicioooso!!

Sobremesa! Musse Diferente (sem ovos)

Ingredientes:01 envelope de gelatina (granulada), 02 copos de yogurte natural, 01 caixinha de creme de leite, 01caixa de leite condensado, uma embalagem(cestinha) de morangos frescos cortados em pedaços  pequenos (reserve 03 para a decoração),geleia a escolher.

**Dissolva a gelatina como manda o fabricante ( atrás do envelope).Reserve.

 Coloque no liquidificador os yogurtes,o creme de leite, o leite condensado, 03 colheres de açúcar (ou adoçante forno e fogão Diet) e  a gelatina já dissolvida. Bata bem até fica aerada (espumando).Despeje num refratário ou vasilha de sua escolha e acrescente os morangos picados, envolvendo delicadamente.Leve à geladeira por mais ou menos 03 horas( ou até ficar firme).

Calda para composição:Leve ao fogo (baixo) 01 xícara (chá) de água, dilua sobre ela 03 colheres(sopa) de geleia de sua preferência(usei de morango), mexendo  até formar uma calda não muito grossa, acrescente 01 morango inteiro e 02 cortados em fatias, envolva bem, sem cozinhá-los.
                                                                        Huuummm!!!
 Desligue o fogo e espere esfriar para empregar a calda na finalização da musse já firme.

Degustem com os olhos!!