domingo, 23 de setembro de 2012

Frango com Molho de Ameixas!!

Olá!!!!


Hoje ,darei uma receita de frango  ao molho de ameixas secas.É algo fácil de fazer, bastante saboroso e que faz bonito num jantar festivo com alguns acompanhamentos  mais elaborados e finos, como um purê de maçãs, um arroz com nozes...Ai...ai!!!

As ameixas pretas (secas ou em caldas) são saudáveis e saborosas! São ricas em vitamina A, B, C, potássio, fósforo... Elas têm efeito laxativo, por isso entram na composição de alguns remédios contra a prisão de ventre.

 É uma fruta bastante versátil na culinária, pois delas são feitos tortas, musses, sorvetes, geleias, doces, yogurtes, caldas, molhos... além de servirem de recheios, coberturas e decorações nos doces, nas farofas festivas,  e ao lado do abacaxi em volta do peru de Natal!!

Apesar de seu uso  largo em docerias, as ameixas secas não são muito calóricas!Mas,como em tudo, não se deve fazer uso abusivo destas delícias.Então, vamos à receita!

Frango ao Molho de Ameixas Secas

Ingredientes: 01 quilo de cortes variados de frango, 01 vidro pequeno de champinhon, 01 cálice de vinho tinto seco ou do Porto, 01 cebolas, 01 tomate, 01 pimentão em cubinhos, 02 dentes de alho amassadinho,01 limão, 01 colher (café) de cominho, salsa picadinha,óleo (girassol, canola, milho de preferência) , 03 colheres (sopa) de extrato de tomate diluídas em 01 xícara (chá) de água.

Modo de Fazer: Lave os cortes de frango esfregando 1/2 limão neles. escorra-os bem.Em uma vasilha, coloque o alho, o cominho, o sal, o cálice de vinho,  e esprema o meio limão restante e deixe descansar por uns 15 minutos.

Em seguida, leve uma panela ao fogo com o óleo(mais ou menos 04 colheres (sopa), quando bem quente, acrescente o frango temperado, a cebola, refogando bem, deixando-o meio frito.Diminua fogo e, em seguida, coloque o tomate, o pimentão, a salsa e o extrato diluído em água, envolvendo bem.Tampe a panela e cozinhe até o frango ficar macio e reduzir um pouco o caldo.Por fim, acrescente os cogumelos,envolva-os bem e desligue o fogo.

Enquanto isso, faça o MOLHO!

*** Deixe as ameixas secas (sem caroços) no vinho tinto ou do Porto enquanto prepara o molho!

Molho de Ameixas secas

Ingredientes:01 dente de alho amassado, 01 cebola em cubinhos,02 colheres (sopa) margarina, 02 colheres (sopa) de azeite de oliva, 01 pau (pequeno) de canela, 1/2 colher (café) de noz moscada, 01 colher (sopa) de açúcar mascavo, 01 xícara de ameixas secas sem caroços, 01 cálice de vinho tinto ou do Porto.

Molho de ameixas: Numa frigideira, coloque  em fogo baixo para derreter a margarina , mais 02 colheres(sopa) de azeite de oliva e a cebola picada , o açúcar mascavo, e mexa por alguns minutos até dourar, não deixe queimar. Acrescente meio copo de água, em seguida junte  as ameixas com o vinho,ponha a noz moscada, a canela e uma pitada de sal Assim que estiver menos quente, descarte o pau de canela e bata o molho no liquidificador.

Passos Finais !!

***  Despeje a metade  do molho de ameixas sobre o frango, envolva todo ele,mexendo em fogo baixo. Desligue  o fogo e reserve.

***Esquente bem o restante do molho batido para compor o prato quando este for para à mesa.

                            Huuummm!!Feito por mim!!

                                                        Bom Apetite!!




 Dia 27 de setembro-Dia dos santinhos gêmeos!!

                *************
 Uma boa semana para todos com as bênçãos de    São Cosme e São Damião!!!!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Quando Setembro Vier-Que venham as Abóboras

Olá!!

"Para atravessar agosto, tudo isso ajuda..."chás, de preferências ingleses, cristais de gengibre,(...) vinhos, conhaques..."(Caio Abreu-escritor 1948-1996)

Enfim, o mês de agosto se foi!! Muito vento e friagem!!Ô mês longo, cansativo...sem nenhum feriado rsrsrs!!


 Durante agosto, em todo momento  eu dizia "Quando setembro chegar" vou fazer isso, vou fazer aquilo!! Enfim, setembro  chegou e promete dias mais quentes e, com a chegada da primavera, depois do dia vinte, flores virão, logo também mais cores!!  

Sempre nesse período, lembro-me do  belíssimo filme "Quando Setembro Vier", uma comédia-romântica deliciosa, ambientada na Riviera Italiana, de cenário lindíssimo  e trilha sonora ai...ai!! As cenas são engraçadas e ingênuas, uma história de amor leve com Rock Hudson, ator americano, elegantemente vestido, belo , saudável e no auge da juventude .No filme, Hudson  faz par romântico com a Gina Lollobrigida,atriz italiana, puramente linda ,sem recursos de botox, silicones...Mas, enfim, os tempos eram outros!!

Na Literatura, peguei um exemplo de "contentamento" para "Quando Setembro Vier" (ou Chegar), no conto  "Ovelhas Negras", do Escritor e Jornalista Caio Fernando Abreu (já falecido), autor de Morangos Mofados, Triângulo das Águas, entre outras  obras.Vejam que lindas palavras!!

"Acordei sem a menor dificuldade, espiei a rua em silêncio, muito limpa, as azaléias vermelhas e brancas todas floridas.Parecia que alguém tinha recém pintado o céu, de tão azul. (...)O ar puro da cidade lavava meus pulmões por dentro.Setembro estava chegando enfim!!(...)

Nota do Blog: Usei o verde no final do texto como forma de mostrar o quanto nós, brasileiros,mesmo em meio às adversidades , somos, ainda assim, persistentes e  esperançosos por natureza!
                               **************************

Que Venham as Abóboras!!

 Muitas pessoas não gostam de abóboras, talvéz pelo fato de guardar aquela ideia antiga de que as abóboras eram comidas para porcos! Mas, na verdade, sabemos que  cada pessoa tem seu paladar preferido, portanto gosto é gosto! Também vivemos a realidade de que bacalhau era  para pobres...imagine o quanto esse peixe prosperou rsrsr!! Hoje, com o valor do quilo  nas alturas , é um prato , para muitas pessoas, a ser  servido só em festas!! Apesar de ter os genéricos rsrsr!!

Pitaco do Blog! É bom lembrar que a abóbora é fonte de vitaminas A, C, E , rica em fibras e betacaroteno!! Além disso, não é muito calórica! Então, vamos a ela!!


Ensopadinho de abóbora com carne

Ingredientes: 500 a 700 gr. de abóbora,(moranga ou japonesa), cortada em cubos grandes, 1/2 quilo de carne (patinho, colchão mole..) cortada em pedaços médios,  02 dentes de alho amassados,01 cebola, 01 pimentão verde, 01 tomate  picadinhos, 01 colher (sobremesa ) de suco de limão, 01 folha de louro, 04 colheres de óleo (milho, girassol,canola...) , 03 colheres(sopa) de extrato de tomate  (pronto),diluído em 01 xícara (chá) de água,cominho e sal a gosto.

Modo de Fazer :Tempere a carne com alho, cominho, sal e limão.Esquente uma panela com o óleo, acrescente os temperos restantes picados, o louro e refogue bem a carne já temperada, coloque o molho de tomate e mais 02 xícaras de água.Deixe cozinhar por uns 15 minutos em fogo baixo.

Em seguida, coloque a abóbora em cubos, corrija o sal, coloque 01 colher (sopa) de azeite de oliva(opcional) e mais ou menos 01 xícara e meia de água para cozinhar a abóbora(em fogo médio) até  os pedaços de abóbora ficarem macio e o  caldo encorpado.Sirva com arroz branco...

E a sobremesa....Ora, ora...??!!!

Doce de Abóbora com Coco

Ingredientes:01 quilo de abóbora descascada, cortada em cubos, 03  a 04 xícaras (chá) de açúcar,pode ser Diet culinário(nesse caso coloque 02 xícaras e meia)03 xícaras (chá) de água, 10 cravos da Índia, 02 a três pauzinhos de canela, 01 coco ralado (ou 01 pacote de 250 gramas de coco ralado).
Modo de Fazer: Em uma panela, coloque o açúcar, a água e deixe ferver, acrescente os cravos, a canela em pau,a abóbora em pedaços e mexa incorporando os ingredientes.Deixe cozinhando em fogo médio, mexendo até desfazer os pedaços da abóbora.

Huumm!!Feito por mim!!
Quando começar a ficar pastoso, acrescente o coco ralado, mais 01 e 1/2 xícara de água, envolvendo o coco na mistura. Abaixe o fogo,continue mexendo  até chegar a um  ponto pastoso, não deixe secar e nem grudar na panela para não queimar. A  cor tem que ficar bem  brilhante.

E quanto às sementes????Viram aperitivos!!

Modo de Fazer: Lave bem as sementes da abóbora (que você utilizou no doce ou ensopado). Seque bem com papel-toalha ou um pano de prato seco.

 Espalhe-as sobre uma assadeira rasa(de alumínio) e deixe secar por mais ou menos 02 dias, virando as sementes de vez em quando.Se tiver sol, deixe-as durante um tempo ao sol(por exemplo:pela manhã) .

 Após isso, , misture-a com sal(para cada 02 colheres (sopa)de semente 01 colher (sopa) rasa de sal. Leve ao forno preaquecido, em chama média para não queimar por 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher até ficarem torradinhas.Retire do forno e deixe esfriar, acondicione em pote de vidro bem fechado.
                                    HuummmDelícia!!
                       Espero que tenham gostado!!!    

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Caldinho de Feijão- Simples e Saboroso!!

Olá!!!                                      
                                                           (Foto Internete)
   " Que ninguém se engane: só  se consegue a simplicidade através de muito trabalho"
                                                               (Clarice Lispector)                                          
                                                             
Não desmereço a sofisticação,o requinte...o elaborado,  tudo tem
sua hora e seu lugar!! Mas, como seguidora inveterada de Clarice Lispector,esta citação acima da escritora me permite dizer que até mesmo nas coisas simples há de  haver elaboração, empenho, trabalho... senão não haverá sequer uma breve satisfação!!

Costumamos não valorizar as coisas" menores" , carregamos no âmago a ideia de que o preciosismo é que tem valor, no sentido mais amplo da palavra!!No entanto, é comum guardarmos coisas mínimas e até ditas "sem importância", ou melhor-SIMPLES! como verdadeiros tesouros!

 Eu mesma tenho: 02 folhas de Bordo trazidas de viagens, entradas de museus, teatros , shows ,metrôs ... (nos quais andei por aí a fora rsrsr), papeis de chocolates"finos"(rsrsr).A tudo isso, somam-se
 chaveiros de lugares distantes,canecas, canetas.. enfim coisas que acabam, muitas vezes, mais tarde, doadas, jogadas fora ou acumuladas dentro de gavetas,ou quando nada exposta em estantes como troféus rsrsr!!! Sei que vocês, queridos leitores,devem estar rindo, pois também são "colecionadores" de tesouros iguais aos meus rsrsrs!! Acertei???? 

Paradoxal, não???!!! Pois é este o homem " contemporâneo" -aquele que tem" tudo" e vive da recordação de mínimas coisas!!

Mas... "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". Sábias palavras de Fernando Pessoa.

Vamos às comidinhas!!!

Caldinho de Feijão

Ingredientes:1/2 quilo de feijão preto ou mulatinho*, 01 paio** ,01 calabresa, 1/2 abóbora (de preferência japonesa) 02 cebolas em cubinhos,01 pimentão verde em cubinhos, 02 dentes de alho, 01 folha de louro,02 pitadas de cominho, 01 colher (sobremesa) de vinagre (opcional), 01 colher de extrato de tomate ( se o feijão for mulatinho), se preto (não é preciso); salsa e cebolinha  (picadinhas),sal a gosto.

*Deixe o feijão de molho por uma a duas horas antes de levá-lo ao fogo.
** O paio não irá ao fogo com o feijão, use-o, no final, sobre o caldinho já pronto.

Modo de fazer: Leve uma panela de pressão ao fogo e acrescente 03 a 4 colheres de óleo (girassol, milho ou canola), o alho amassado, 01 cebola, o pimentão, o louro, o cominho, sal a gosto, a calabresa cortada em rodelas e, por fim, o feijão (escorrido) , refogando bem.Coloque água normalmente para cozinhar o feijão.Feche a panela em pressão por 30 minutos.(abaixe o fogo assim que começar a pressão)

Enquanto isso...

Tire a pele do paio e corte-o em cubinhos.Frite-os em óleo quente com 01 cebola em cubinhos.Escorra o óleo da fritura e reserve o paio.

 Após o período de 30 minutos, desligue o fogo, deixe parar a pressão, abra a panela, certifique-se se o feijão já está quase cozido e coloque a abóbora em pedaços grandes, acerte o sal, se precisar, e acrescente mais água ( uns dois copos a l/2 litro). Feche a panela e cozinhe  (em fogo brando)por mais  10 a l5 minuto).Desligue o fogo , deixe esfriar, abra a panela.Se quiser, retire a folha de louro antes de bater no liquidificador.

Com auxílio de uma concha, coloque porções de feijão no liquidificador e bata formando um caldo espesso, mas não muito grosso. (coloque um pouco mais de água se precisar)

Coloque -o de volta à panela e deixe esquentar bem  antes de servir.

                                                                  

Com o auxílio de uma concha, distribua o caldinho em xícaras, bowls, combucas... sobre este, coloque o paio  (já frito) e salpique com cebolinha e salsinha picadinhas.


               **************
Atenção!!

Quem for vegetariano ou faz dieta de redução de carnes vermelhas,viu Margot
 de "Compartimento Secreto" rsrsrs, não coloque a linguiça para cozinhar com o feijão, basta a abóbora ou cenoura. Para servir, use gemas de ovos cozidos esfarelados sobre o caldinho (em lugar do paio) e finalize com salsinha e cebolinha.


                             BOM APETITE!!!