segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Huuummm!! Comidinhas!

Olá!!

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.É tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Fernando Pessoa-escritor português).

                                                                                 Iaçu-Ba.(foto do meu arquivo)
Apenas uma reflexão!!

Final de ano...muito a repensar!O que passou em brancas nuvens, o que deixou de existir, o que não vale a pena lembrar...e o que vale!Assim é o homem, este ser controverso, polêmico, angustiado diante do que fazer com seu livre arbítrio... não tão livre assim!!

Ao ler a reflexão acima, feita por  Fernando Pessoa, a frase tempo de travessia.." ficou pulsando em minha mente e me fez lembrar de Milton Nascimento na música "Travessia" ...solto a voz na estrada já não quero parar, meu caminho é de pedras como posso sonhar...sonho feito de brisa... ♫

Sabemos, pois, que sempre vai haver "uma pedra no meio do caminho", conforme Drummond,impedindo a nossa passagem mas não deixemos que esses percalços de nossa travessia ao encontro do novo minem a nossa esperança, desviem o nosso rumo...Devemos sim contornar esses obstáculos, afinal somos sujeito-homem-pensante...!! Bom início de semana!!

Vamos a uma receitinha deliciosa e fácil!!

Canudinhos de doce de leite (degustados em casa de Ana Paula, uma amiga)

Ingredientes: 01 pacote de canudinhos, chamados também de cornucópia ou rabo de tatu (vendido em supermercados e delicatessem), 01 lata de doce de leite (pronto), ou doce de coco(puro ou com abóbora).

***Para "decorar" coco ralado , confeitos coloridos...
*** A massa também poderá ser feita, tipo a de pastel, mas é preciso ter a forma de alumínio, em forma de canudinho, para enrolar as tiras de massa e depois fritar os canudinhos em óleo quente.Por fim, recheá-los a gosto.
***O recheio também pode ser salgado (com bacalhau, frango, uma pastinha de ricota com nozes e passas...)
                               
                                    Deliciooososos!!

  Espero que gostem!!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

RECEITAS COM COCO!!!

Olá!!

♫...Vento que balança a palha do coqueiro, vento que encrespa as ondas do mar.. (Dorival Caymi)

Hoje darei aqui duas receitas usando coco, este fruto versátil, conhecido como "coco da Bahia", mas que é nativo do Índico!

No nordeste em geral, o coco é bastante usado na culinária típica: tapioca,beiju, pamonha, bolos, canjicas, cuscuz,mingaus..doces(cocada, quindim...)e nos pratos típicos salgados:moquecas em geral vatapá,bobó de camarão...e ainda temos a batida de coco(feita com cachaça...) e o melhor de tudo:a água de coco, considerado "o soro natural"

Quem visita Salvador  a minha cidade, costuma ficar admirado pela quantidade de coqueirais em toda a orla!Também se viajam a cidades banhadas pelo mar ,é comum a paisagem de coqueiros carregados!!Lindos a balançar ao sabor do vento!!

Vamos às Receitas!!

1.Sorvete de coco verde

Ingredientes:05 coco ,verdes, 02 latas de leite condensado, O2 latas de creme de leite, 02 colheres (chá) de baunilha.

Modo de Preparar: Abra o coco, tire a "carne", se já estiver dura retire a casca marronzinha em volta da "carne", lave em água corrente.Em seguida, bata no liquidificador com mais ou menos uns 03 copos da  própria água de coco tirada dos frutos ou com água natural mesmo.( na mesma proporção).Passe a mistura obtida por uma peneira grande, apertando com as mãos até extrair todo o leite de coco.Reserve o bagaço.

Retorne ao liquidificador, coloque o leite de coco obtido, o leite condensado, o creme de leite e bata bem até ficar um creme entre o ralo e o grosso, meio espumante.Acrescente 04 a 05 colheres do bagaço reservado e bata bem.Por fim,acrescente a baunilha e bata mais um pouco! Não é preciso usar açúcar!

Leve ao congelador em vasilha plástica com tampa.Depois de  mais ou menos 02 horas, bata com um garfo, revolvendo bem os cristais já formados, homogeneizando o creme.Tampe e deixe  no congelador, fazendo este mesmo processo por mais ou menos 02 vezes mais em intervalos mais curtos.


Está pronto!Fica meio durinho, mas antes de servir, é só tirá-lo por alguns minutos, ele fica cremosinho e saboroso!Confira nas fotos!                                               Huuummm!!Geladinho!!

 2.Lelê de milho

Ingredientes: 03 xícaras (chá) de xerem (ou quirera), 500ml de leite de coco, 300ml de leite de vaca, paus de canela, cravo, 03 colheres (sopa) de manteiga ou margarina 01 colher rasa (café) de sal, açúcar a gosto.

***Coloque o Xerem de molho na água fria por meia hora, não deixe muito tempo, pois os grãos amolecem demais!Ainda vão cozinhar!
                                                                           Mexe..Mexe!!
Modo de preparar:Escorra toda a água do xerem, coloque-o em uma panela funda, acrescente os leites, a canela, o cravo, o sal e o açúcar.Leve-o ao fogo  mexendo lentamente com uma colher de
 pau  ou plástico até começar a engrossar.Abaixe o fogo, acrescente a manteiga e continue mexendo, agora, mais vigorosamente até soltar do fundo da panela e começar a "pipocar".É mais ou menos o ponto da canjica (curau), só que um pouco mais durinho!
                                                      
Unte um refratário com manteiga, despeje ainda quente o LELÊ.Deixe esfriar um pouco e polvilhe com coco ralado.Após frio, deixe em geladeira.


                   **************

Aqui, no nordeste, degustamos o Lelê com café puro ou com leite , ou simplesmente puro como uma sobremesa...Espero que gostem!!


                                 Huummm!!Feito por mim!!    

Atenção!!

Usei o coco verde, pois trouxe do quintal da minha mãe! Mas, pode-se fazer tanto o Sorvete quanto o Lelê usando coco seco, comprado no mercado, ou mesmo com leite de coco de garrafinhas . As duas receitas ficam boas assim também!!
                                         

terça-feira, 13 de novembro de 2012

E a professora ainda cozinha!!Receita de Vatapá!

Olá!!

Queridos!!Infelizmente ,este é o mês do professor (a)rsrsr, ou seja,o mês de ele (a) ficar impaciente, cansado, exaurido, esgotado...Por isso as postagens demoradas rsrsr!!

Quando chega outubro,então, começamos a pedir arrego; em novembro estamos um "verdadeiro caco", tudo fica doendo:pernas, costas, pescoço, braços ,mãos, queda de cabelo ... e o salário Ó...Chega para não assombrar a quem, por ventura, queira ser um professor! Mas...

Tem coisa mais bonita do que ser educador?!Acorda-se, passa-se o dia todo e dorme-se pensando nos alunos, viu!E quando estamos em um lugar "inusitado", a emergência do hospital,por exemplo,sim...sempre  baixamos por lá rsrsr e, de repente, ouvimos aquela voz a dizer: "oi, pró,lembra de mim?!" É o  médico (a) "especialista de plantão  e ele (a) já foi seu aluno (a)!!Maravilha, não?!

 Também já dei aula no profissionalizante e, posteriormente, encontrei um aluno sendo Garçom com a maior satisfação e servindo a mesa onde eu estava com uma delicadeza e atenção... comovente demais!Ficamos bobos em revê-los de outro ângulo!

 Tenho uma colega que ,durante esses meses de canseira, quando vai ao salão fazer as unhas, arrumar o cabelo... diz que aproveita para tirar um cochilo enquanto lavam o seu cabelo! Depois é que vem a melhor parte enquanto faz as unhas e a escova, pois é o momento em que ela lê as revistas do salão, leia-se; Ti Ti Ti, Caras, Contigo..e sei lá mais qual rsrsr!!É a mente pedindo coisas leves e descartáveis rssr!!
Certa é ela que pode descer do salto, ops, do tablado e virar uma pessoa "comum" rsrsr.Saudades, viu, colega!

Vamos à receitinha? (Ainda do Festival Gastronômico, viu?)

Vatapá de inhame (receita mais leve)
                                                                 Huumm! Feito por mim!!
Ingredientes: 01 quilo de inhame (descascado e cozido),500 ml de leite de coco (com redução de gordura), 01 xícara (chá) de azeite de dendê,400 gr de camarões secos, (deixados de molho na água por algumas horas para tirar o sal)200 gr de castanha de caju , 150 gr de amendoim torrado sem pele,03 dentes de alho ( amassados),03 cebolas( em cubos grandes), 01 colher(sobremesa ) de gengibre ralada, sal a gosto.

***Deixe alguns camarões inteiros pra decorar o prato a seu modo!

Modo de preparar: Coloque no liquidificador, todos os ingredientes, menos o azeite de dendê e bata até obter uma massa homogênea, se ficar um pouco grosso, adicione 01 a 02 copos de água ou leite desnatado(líquido) ou mesmo leite de coco e bata bem.

 Despeje em uma panela funda e leve ao fogo alto, mexendo com uma colher de pau  até engrossar.Abaixe o fogo, coloque o azeite de dendê e continue a mexer até soltar do fundo da panela. Despeje em uma travessa funda ou refratário, mantendo o vatapá morno.Sirva com arroz branco, peixe, camarões e frutos do mar em geral.

                                                        Bom Apetite!!

domingo, 4 de novembro de 2012

Peixe com crosta de Cream Cracker e Castanha de caju!!

Olá!!

"...Quanto mais se olha para o ato de cozinhar, mais se vê que é um processo educativo sem fim.Não há realmente nenhum limite para o aprendizado"
                                                    (Daniel Boulud-Chef francês)

Estou lendo"Conselhos a um jovem Chef", cujo autor é o chef francês Daniel Boulud ,dono do restaurante "Daniel", apontado como o melhor de Nova York pelo guia de referência gastronômica "Zagar" e ainda detém 04 estrelas, dadas pelo New York Times!!

Estou encantada com a "escancarada" verdades da cozinha, dita por Boulud, como aprendiz e mestre na "arte" de cozinhar!Vejamos:

"É preciso entender que se vai trabalhar muitas horas intermináveis e ter pouca vida pessoal, mas se é sua paixão, como é a minha, não há outra escolha.Vai ter que ser assim, então melhor que seja bem-feito."

"Há uma grande diferença em criar uma receita e uma pintura.Se um artista acha que está perdendo o pique com o pincel, pode dar um tempo, descansar, deixar para continuar no dia seguinte.Uma vez que se começa a cozinhar algo, não é mais possível "descozinhá-lo, tem que ir até o fim(...)"

           *********************************     


Enfim, conforme o prometido,vou dar , em duas postagens,algumas receitas dos cardápios que fiz para o Festival Gastronômico! Hoje, segue a primeira receita " Peixe com crosta de Cram Cracker e castanha de caju". Esta é uma receita muito saborosa  e nem tão difícil de fazer! Espero que gostem! Beijos, Dy.


1.Peixe com Crosta de Cream Cracker e castanha de caju

Ingredientes: 1 kg e meio de filet de peixe .Escolha um peixe de carne mais firme (atum, badejo, dourado,merlusa...). Usei Atum. Uma xícara de coentro picadinho, 03 dentes de alho amassados, suco de três limões, cominho e sal a gosto.Faça uma pastinha com esses temperos e passe em todo o peixe.Deixe descansar (pode ser temperado anteriormente ao dia de fazê-lo).

***Molho de tomate pronto (diluído em água e um fio de azeite) ou faça você mesmo o seu molho de tomate caseiro.Reserve para regar a receita antes de ir ao forno. Use uma lata e a mesma medida de água.

Crosta:)1 embalagem de biscoito cream cracker com três pacotes embalados individualmente ( quebrados grosseiramente com as mãos, formando uma farofa) ,mais ou menos 04 a 05 colheres de manteiga ou margarina gelada cortada em pedaços, 01 xícara de castanha de caju moídas grosseiramente (reserve alguma bandas de castanha para decorar), água.

 ***Misture os ingredientes  da crosta ,formando uma farofa meio úmida que dê para acamar , com o auxílio das mãos, sobre os filés de peixe.(só a parte de cima, não é para envolver todo o filé).

Finalizar: Regue uma assadeira  com a metade do molho de tomate, acame os peixes lado a lado e regue com o restante do molho entre as postas(não jogue molho sobre a crosta.)Regue a crosta com azeite de oliva.

Leve ao forno quente, a princípio, por 30 minutos. Em seguida,  abra o forno e coloque as castanhas reservadas por sobre toda a receita , abaixe o fogo e deixe assar por mais ou menos 10 a l5 minutos.Fiquem atentos para não secar e queimar a crosta, esta deve ficar dourada!


                                    Bom Apetite!!