domingo, 30 de dezembro de 2012

Peru Festivo!!

Olá!!!
                                                                                                    Tim Tim!!!
Bem, queridos (as) seguidores, como não vou fazer uma postagem no primeiro dia do Ano Novo, pois estarei "viajando", resolvi fazer este último post do ano de 1012, ainda em ritmo de Natal, e aproveitar para desejar a todos um Feliz Ano Novo!


O Natal, como sempre, passei em família, ceamos em casa e trocamos presentes, tudo na paz de Cristo, convidado ilustre dessa noite , representado no pequeno presépio que faço sempre!

Apesar de querermos dar uma feição puramente religiosa à festa, os presentes são muito esperado entre todos...enfeitam a árvore, fazem o comércio esquentar,presenteamos a quem gostamos e convivemos o ano todo.Além disso, é uma oportunidade, com o dinheirinho que entra a mais, fazermos doações, dividir...

Neste Natal,claro, ganhei presentes,  lembrancinhas... mas o que mais tem a ver com "momento blog"e do qual gostei muiiito foi um livro de receitas com  uso de azeite de oliva!

 O livro veio em uma caixa de latão, imitando uma lata de azeite de oliva e veio acompanhado ainda de um belo pano de prato, cheio de ramos de oliveira!Um presente carinhoso de Lore, minha filha! Vejam que lindo!Em breve, postarei algumas receitas do livro!

***Agora, vamos, de fato, ao que interessa rsrsr!!!O PERU!!

Peru recheado com Couscuz marroquino

Ingredientes: 01 peru na proporção dos seus convidados e ou do alcance $$$ rsrsr!! Faça como sempre procede todo ano, ou seja, use com o tempero que veio ou complete com o seu tempero! (sempre dou o meu toque especial).Reserve.

Couscuz Marroquino (para recheá-lo)

Ingredientes (Para um peru pequeno  4.500 a 5.500 kg)03 xícaras de couscuz (semolina) , produto importado, geralmente italiano.Mais ou menos 05 a 06 xícaras de água, sal, azeite de oliva, damascos secos, uvas passas (preferência brancas), nozes, cubinhos de peito de frango ou chester ou peru (industrializado ou in natura), 01 dente de alho amassado, 01 cebola em cubinho, pimentão vermelho e amarelo em filetes, cominho ou zatha(tempero sírio).

Modo de fazer o couscuz

Leve uma panela ao fogo com a água, o sal e um fio de azeite de oliva.Quando começar a ferver, despeje o couscuz, deligue o fogo e misture  levemente, soltando com um garfo, não deixe empapar!Reserve.Em outra panela coloque: 03 a 04 colheres de azeite deoliva, o alho, a cebola, o peito de frango, o cominho e sal a gosto.Deixe refogar bem e acrescente os pimentões, os damascos em cubinhos, as passas, e as nozes quebradas grosseiramente.Desligue o fogo e misture ao couscuz reservado(com um garfo).


***Recheie o peru com o couscuz e feche a abertura com palitos ou cordões.Leve o peru a assar, conforme seu costume e por tempo relativo ao tamanho da ave(informações sempre presentes na embalagem do peru).


***Decore o peru conforme seu gosto!Também fiz uma farofa de miúdos com azeitonas , ameixas...Bom Apetite!!



***Desejo a todos vocês, seguidores, visitantes...muita paz, saúde e prosperidade no ano de 2013!  Ficarei fora uns dias, mas volto logo logo!!Beijos!!

(foto da janela de meu quarto!!)
Feliz Ano Novo!!!!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal!!




Olá, Queridos Seguidores!!


                             ♫...Então é Natal...Ano Novo também...♪

                                                       Bubu sob a árvore...
Agradeço a todos vocês pela força , a atenção,as palavras carinhosas, a assiduidade  e até mesmo as visitas rápidas,afinal um blog precisa desses incentivos para seguir avante em seus intentos!
 
 Obrigada pelas dicas gastronômicas maravilhosas,  pelas receitas compartilhadas,pela amizade, por enquanto virtual, mas que nada impede de tornar-se verdadeira!


Assim, desejo a todos vocês, juntamente com seus familiares e amigos, um Feliz Natal cheio de paz e esperanças!Que as bênçãos do Senhor sejam derramadas sobre os lares de todos e que a renovação da vida, através da Natividade de Cristo,seja motivo de alegria e amor!


***Para vocês um docinho fácil, e delicioooso!!


Brigadeiros de copinho (bicolores)

Ingredientes ( parte branca e marrom): 01 lata de leite condensado,colher(sobremesa) de manteiga ou margarina, suco de 01 limão, mais a casca (parte verde) ralada, 03 colheres (sopa) de chocolate solúvel, 01 colher (chá) de essência de baunilha.Granulados de chocolate, confeitos coloridos, miniconfetes de chocolate...(a gosto) para enfeitar.

 Preparo(parte branca):Numa panela, (em fogo médio), coloque a metade do leite condensado, 01 colher de margarina , e as casca ralada de um limão.Mexa bem até começar engrossar, em seguida adicione o caldo do limão e mexa mais rápido até encorpar.Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e despeje até a metade de copinhos ou tacinhas.



Preparo(parte marrom): Na mesma panela (em fogo médio), coloque a outra metade do leite condensado,01 colher de
 margarina, as colheres de chocolate e mexa até engrossar.Por fim, coloque a baunilha e mexa até misturar.Desligue o fogo, espere esfriar.Despeje sobre a parte branca já nos copinhos.




***Decore com os confeitos de sua preferência. Vejam as fotos!


                                   HôHôHôHôHôHô!!!



Feliz Natal!!!


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Receita Natalina - Tender Festivo!

                           Olá!!! O Natal está Chegando!!!!

                        Guirlanda-varal!!
                       (Improviso no espelho do corredor!)

Os dias que antecedem o Natal são extremamente cansativos!!Engarrafamentos, lojas cheias, vendedores sem paciência, e nós também!!Muitos dizem "Também deixa para comprar as coisas em cima da hora!!Mas, quando comprar se estamos trabalhando, se as novidades chegam justamente neste período!! Aliás, o trabalho no final do ano, para mim, redobra e acredito que para muitas pessoas acontece o mesmo! Tento fazer dos Salmos 23 um mantra!!

"O Senhor é meu pastor (...)Ele me faz repousar em pastos verdejantes.Leva-me para junto das águas do descanso (...)"

No dia 11 de dezembro fiz aniversário de casamento! Este ano, tendo a  casa já preparada para o Natal, aproveitei a mesa arrumada e fiz um tender, já em clima natalino! Ficou bonito e bem saboroso!Foi o nosso jantar comemorativo de bodas!Uni o útil ao agradável! Confiram a receita, pois fiz o tender mais caprichado, para um momento especial!


Tender Festivo

Ingredientes: 01 tender (tamanho a seu gosto e posses), 01 xícara (chá) de suco de abacaxi ( in natura ou pronto), 01 dente de alho amassadinho, 1/2 colher (café) de cominho, suco de meio limão, 02 colheres (sopa) rasa de açúcar,02 colheres (sopa) de mel,  01 cálice de vinho do Porto ou vinho tinto seco, cravos da índia para espetar no tender, tomatinhos cerejas para decorar.

Modo de Preparar: Tire o tender da embalagem, seque com papel-toalha.Faça cortes (em xadrez pequeno). Reserve.

Amasse o alho com o cominho, acrescente o suco de meio limão (pequeno) e o suco de abacaxi. Misture e passe em todo o tender. Feito isso, espete os cravos nos cortes feitos no tender.Reserve.

Calda:  Leve ao fogo baixo uma panela pequena com o açúcar, para caramelizar, acrescente o mel envolvendo bem, acrescente um pouco de água (um cálice), deixando no fogo , mas sem ferver.Acrescente o vinho do porto, deixando evaporar um pouco e desligue o fogo.

Coloque o tender em uma assadeira com um pouco de óleo, regue com um pouco da calda e leve para "assar" pelo tempo indicado na embalagem.Lembre-se que já é um produto precozido!Quando pronto, corte a metade em fatias, arrume uma bandeja (a seu modo) fiz a minha com uma farofa de bananas, passas..., conforme a foto.Coloque a metade que não foi fatiada, junte a ela  as fatias e regue com o restante da calda.Vejam que delícia!!


Espero que tenham gostado!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Casquinha de siri catado!!Uma delícia!!

Olá!!!
                                                        Natal/2012
Só agora posso dizer que o Natal está próximo...consegui armar a árvore e arrumar a casa com enfeites natalinos!!

Vejam que linda árvore de Natal  que enfeita a minha porta principal! É um trabalho artesanal,feita Em croché com lantejoulas e fitas!! Um mimo dado por uma amiga!


 Todo ano, a princípio, sempre acho que os dias que antecedem o  Natal o comércio está fraco e as pessoas desmotivadas !Acredito que seja mesmo a canseira de um ano de trabalho, dos altos e baixos  pelos quais passamos, quer financeiros, de saúde,  ou nos relacionamentos com o outro em geral!
                                                        O presépio! 
 
Felizmente, às vésperas do Natal, o clima muda como num passe de mágica! O que a natividade faz com o homem é algo inexplicável!Quem venha, portanto, o Natal!


***Hoje é sexta-feira-Dia de comer peixes e frutos do mar aqui em Salvador!! (AXÉ!)


Casquinha de Siri catado(ao forno)

Ingredientes:1/2 quilo de siri catado, 02 cebolas (médias) picadinha, 02 dentes de alho amassados,01 tomate em cubinhos, 01 colher (café) de cominho,sal a gosto, caldo de 01 limão, coentro a gosto, 02 colheres(sopa) de extrato de tomate, 01 xícara (chá) de farinha de rosca, 01 lata de creme de leite, 04 colheres(sopa) de azeite de oliva, 03 claras em neve (firmes).

Modo de preparar:Lave a carne de siri e deixe escorrendo no escorredor ou peneira, até tirar todo o excesso de água.Tempere com sal, cominho, e limão.Deixe pegar gosto por alguns minutos.

Leve uma panela ao fogo brando com o azeite de oliva, acrescente as cebolas, tomate, coentro , o extrato de tomate, e o siri  já escorrido. Mexa devagar, envolvendo o siri e os temperos e deixe esfriar.

 Já frio,coloque 1/2 xícara de farinha de rosca, o creme de leite, envolvendo bem , sem bater.Por fim, coloque as claras em neve, mexendo delicadamente, até envolver toda a mistura.Despeje em forminhas ou casquinhas (naturais) de siri ou mesmo em uma assadeira, untada com azeite de oliva, polvilhe com a 1/2 xícara restante de farinha de rosca.Leve a assar por 20 a 30 minutos.Vejam a foto!!!
                                                         Huuummm...delícia!!                                                  

Espero que gostem!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Que venham as batatas!!

Olá!!!

 Conforme o livro "Manual da Vovó Donalda (Walt Disney  Productions))da editora Abril, SP-1997, a batata era, originalmente, cultivada no Peru e no Equador, onde o solo era apropriado para a cultura de várias espécies.

 No século XVI, os conquistadores espanhóis levaram a batata para a europa e desde então, ela ganhou a simpatia mundial!

A Batata também se encontra muito empregada em falas e ditos populares!!Vejamos...

"Ah...vá plantar batata!"
                       "Pode fazer que é batata!"
"A sua batata está assando...!"

             " Receba a batata pulando!!"

"Batatinha quando nasce/esparrama pelo chão/meu amor quando te vejo/ponho a mão no coração"
                                                                                          
Mas, deixemos os ditos e a poesia de lado, pois a batata merece mesmo destaque é na cozinha! Dela se faz ,hiperbolicamente, "milhões" de receitas!São nhoques, souflês, rocamboles, pães, tortas, saladas, ensopados, sopas...serve-se gratinada, cozida, ao vapor, assada, frita... huuummm!!! Então, vamos a ela...

Rocambole de batata

Ingredientes:

06 batatas grande cozidas e passadas no espremedor, 02 xícaras de leite, 01 ovo  inteiro, 01 colher (café) de sal, 06 colheres(sopa) de farinha de trigo,02 colheres (sopa) de manteiga, 03 colheres (sopa) de queijo parmezão ralado.Recheio de carne moída, frango, bacalhau, camarão... misturados com ervilha, milho, azeitonas, batata, cenoura...) de acordo com sua preferência. Farinha de pão o quanto baste  para polvilhar o pano que vai enrolar o rocambole.
                                                                                                   Batendo a massa!!
Modo de fazer:Misture aos poucos  às batatas espremidas, o leite, o ovo, o sal, a farinha de trigo e manteiga, formando uma massa fofa.Acrescente o queijo ralado e envolva bem.Unte com óleo e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira
 retangular e despeje a massa e leve ao forno previamente aquecido até assar (fica douradinha)
  Já assada!!
Sobre a mesa, estenda um pano de prato limpo, meio úmido e polvilhe-o com farinha de pão (para ajudar a enrolar o rocambole)Coloque a massa já assada sobre o pano, adicione o recheio de sua preferência e enrole a massa em rocambole, apertando  levemente e ao mesmo tempo desenrolando o pano de prato.
                                                                                                   Huuumm!!Delicioso!!

Coloque o rocambole de volta na assadeira, cubra com um molho de tomate (pronto) ou caseiro, polvilhe o queijo ralado e retorne por alguns minutos ao forno só para gratinar.Vejam a foto!



   ESPERO QUE GOSTEM!!