segunda-feira, 22 de abril de 2013

Huuummm!!! Temos Lasanha!!

Olá!!!
                                                     (Toscana)
"Aprendi que na Toscana a simplicidade é libertadora. Grande parte do que preparamos é simples demais para ser chamado de receita: é só um jeito de fazer (...)"  (Sob o sol da Toscana-Frances Mayes).

***Quanta humildade! As receitas que estão no livro são fantásticas, perdidamente deliciosas!

Sempre que vou ao supermercado,gosto de passar na seção de livros e revistas e sempre saio de lá com um, dois, três...livros! Às vezes, verdadeiros achados! (preços mais baixos do que as  livrarias dos shoppings).
No ano passado, comprei (no supermercado) um livro delicioso, nos dois sentidos: o de ser agradável, gratificante, e pelo fato das muitas citações  e receitas italianas nele presentes. Trata-se de " Sob o Sol da Toscana (de Frances Mayes).Este livro me fez deleitar com o universo gastronômico italiano, tendo como pano de fundo a beleza da TOSCANA!

*** É um livro feito para quem gosta de História, antiguidade, sítios arqueológicos, cidades medievais, da cultura de oliveiras, de vinhedos,plantações de frutas diversas, e, sobretudo, de gastronomia, vale a pena ler este livro! É uma narrativa que flui com leveza, com descrições, às vezes, singelas, outras estupendas!
 
**Vamos à Lasanha!!


Lasanha de carne com berinjela

 Ingredientes: pacote de lasanha precozida(ou da sua escolha). 250 gr de carne moída ,(temperada com sal, limão, 02 dentes de alho amassados e cominho).01 berinjela (média), 01 cebola , 01 pimentão(pequenos) em cubinhos e óregano. 300gr de queijo muzarela.Queijo parmezão.

Modo de Fazer: Refogue bem a carne moída temperada em óleo bem quente,acrescente as berinjelas em cubos, a cebola, o pimentão.Envolva bem a carne e a berinjela até ficarem bem macias.Despeje a metade do molho de tomate.(receita abaixo) 

Molho de Tomate : 01 lata de molho de tomate, diluído em  04 xícaras de água e 01 fio (generoso) de azeite de oliva.Sal a gosto.

Molho Branco

Ingredientes: 02 colheres(sopa) de margarina,02 colheres(sopa)de amido de milho, leite o quanto baste para fazer um mingau(não muito grosso), 02 colheres(sopa)de parmezão ralado, nóz moscada ralada(uma pitada). Faça-o conforme sua própria receita!

Montagem:Faça várias camadas alternadas de massa, carne, molho branco, molho de tomate,muzarela, polvilhando parmezão em algumas.Termine com muzarela, polvilhada com orégano.Leve ao forno preaquecido para assar, conforme diz na embalagem.
                            Bom Apetite!
 Bjs,até a volta!Dy

domingo, 14 de abril de 2013

Comida Italiana é MASSA!!

Olá!!

Queridos seguidores,antes do final do mês, viajarei para a Itália, então, nesta semana que inicia, farei mais um post sobre massas.Depois,o blog ficará 20 dias sem postagens.

Retorno com novidades vistas por lá!Agradeço as visitas, comentários e a simpatia daqueles que me prestigiam e impulsionam para não desistir desse cantinho feito com muito gosto, sobretudo para vocês, seguidores e visitantes

E então...o macarrão é italiano ou chinês???

Há uma lenda que conta que Marco Polo, mercador de Veneza,quando esteve na China no século XI, foi almoçar em casa de seu anfitrião, e lá foi servido uma comida muito diferente:tiras de massas de farinha cozidas em água fervente, meio moles e amareladas.

Preocupado em comer tal iguaria, mas não querendo fazer desfeita, Polo degustou o tal prato e ,surpreso, achou-o maravilhoso!Gostou tanto que levou a receita para a Itália!

E assim o mundo foi presenteado com  o macarrão e daí surgiu uma variedade de pastas (fusilli,capelletti,ravióli, rigatone,penne, engrenagem tagliarini, lasanha,canelone,letrinhas, ave-Maria, gravatinha,entre tantas outras)

No entanto, dizem os pesquisadores,que o macarrão  já era conhecido em Roma, na época dos Césares, ou seja, antes de Marco Polo!Era comida de nobres ,servida acompanhada de vinhos!

É difícil não se gostar de massas,pois estas são alimentos bastante versáteis, basta que as sirva com um bom molho, desde o mais simples, porém delicioso, molho de tomates, aos mais elaborados, como os de frango, cogumelos, queijos, presunto,molho branco, ao pesto, a bolonhesa...

Aliás, o preço do tomate está "pela hora da morte" .Sendo assim, aprecie o cesto acima apenas com os olhos rsrsr!!

***A seguir ,veja esta deliciosa receita!

 Penne ao molho de quatro queijos (serve 04 pessoas)

Ingredientes:1/2 quilo de macarrão, tipo pena (liso ou estriado), cozido ao dente em água fervente e sal.

*** Escorra-o e mantenha o macarrão em recipiente aquecido até terminar de fazer o molho

Molho:100 g de mozarela, 70 g de queijo minas meia cura, 50 g de  parmezão,70 g de Emental ou  tipoSuiço*,04 colheres (sopa) de  margarina ou manteiga, 03 colheres (sopa) de azeite de oliva,01 xícara (chá) de creme de leite, 01 copo de yogurte natural (desnatado ou não), 01 colher (café ) de noz moscada, 02 dentes de alho socado.
* Caso estes queijos fiquem caros,substitua por outro da sua escolha!

 
Modo de Fazer o Molho: Corte em cubinhos a mozarela, o queijo tipo Suiço,e o Minas.Rale o parmezão (ralo grosso) ou use um pacote de queijo ralado( de 50g).

Leve ao fogo baixo uma panela grande, meio aberta, coloque a margarina e deixe derreter, acrescente o alho e deixe corar levemente,ponha o azeite de oliva, e junte os cubinhos de queijo e o parmezão ralado(mantenha o fogo baixo).Mexa por alguns minutos até que os queijos estejam derretidos.
                                                                        Demais!!    
Por fim, adicione o creme de leite, o yogurte natural, ponha a noz moscada,e mexa mais um pouco. Corrija o sal (se precisar) .Retire do fogo e despeje sobre o macarrão (já no refratário de servir).Sirva com mais queijo parmezão ralado por cima. 

*** Auxílio do texto: Revista Cartaz Especial "Receitas de Baldaracci"- Rio Gráfica Editora S.A. (Uma raridade que guardo com cuidado!)

*** Uso de algumas ilustrações:Escola de Cozinha-Ed.Abril Cultural.( Coleção que tenho de 27 livros) e Receitas Baldaracci.
                                           Buon Appetíto!!