segunda-feira, 20 de maio de 2013

MASSA QUATRO CORES-RECEITA SABOROSA!!

Olá


Ainda estou relembrando a Itália! Por isso, posto  uma saborosa receita de PASTA (como chamam a esses pratos de massa os italianos)Nunca vi tanto tipo de corte de massa curta, muitas não existem por aqui(pelo menos em Salvador!)


Trouxe de lá um Fusilli bem diferente, é fininho e ,além do mais, em quatro cores: verde,rosa, amarelo e original.A receita  ficou bem bonita depois de pronta


        ****************



Fusilli Quatro Cores !


Ingredientes:500gr de fussili(ou outra massa de sua preferência) ,02 calabresas(firmes), manjericão fresco, orégamo (seco),  cebola (média)picadinha em cubinhos01 pimentão (verde) em cubinhos, 01 tomate maduro, mas firme (em cubos), 02 dentes de alho (bem amassados), 01pau de canela (pequeno), 1/3 colher de pimenta calabresa (opcional ), 01 xícara (Chá) de molho de tomate(pronto),azeite de oliva e sal a  gosto.


**** Em um caldeirão com água e sal, cozinhe o fusilli ao dente (05a 07 minutos, a depender da massa ).Escorra, mas mantenha aquecido(Use a água fervente que o escorreu para mantê-lo no bafo).Reserve.


*** Enquanto o macarrão cozinha, faça o molho!





MOLHO COM CALABRESA
     


Em uma panela,meio funda,  mais ou menos 04 colheres(sopa) de óleo (canola, girassol ou milho) para equentar,abaixe o fogo e acrescente o alho, a cebola e refogue bem, sem queimar.Acrescente a calabresa cortada em cubos (sem a pele), refogando bem, até dourar.Coloque os demais temperos, a canela,o molho de tomate e uma xícara de água.Deixe ferver bem até encorpar. 
 

Por fim, corrija o sal e adicione 02 colheres (sopa) de azeite de oliva e desligue o fogo.Sirva quente sobre a massa, já disposta na travessa de ir à mesa.Polvilhe com queijo ralado à vontade.




                   Mangia Che Ti Fa Bène!

terça-feira, 14 de maio de 2013

Aniversário do Blog!!!

OLÁ                                    A primeira Postagem!

"...Parabéns, Parabéns, hoje é o seu dia, que dia mais feliz....parabéns...."




Hoje, l4 de maio de 2011,o BLOG completa dois anos!Lembro-me o dia em que fiz este blog, aliás era a semana do Dia das Mães de 2012 e minha filha,Érika, tinha vindo passar o Dia da Mães comigo, ela sempre me incentivava a fazer um blog, pois compartilha da minha paixão por Literatura e é testemunha do quanto estou ligada em Gastronomia e tudo que diz respeito a esse segmento. Assim, nasceu "DEGUSTARLER&SONHAR!"

                        ************************

           Torta Maçã c/morangos!                                      
Bolo de aipim!                                                     Homus!!
Acredito que de uns 10 anos para cá, a culinária ganhou mais espaço nos meios midiáticos em geral!Nunca se deu tanto espaço televisivo e em revistas(veja Gula,Mesa, Alta Gastronomia, Cláudia, Muito, Ana Maria, Malu, entre tantas outras publicações) para Cheffs, Gourmets, cozinheiros, curiosos , amantes da boa cozinha... voltados para esse  segmento !



                     ****************


Mousse de Manga!                      Moqueca de Camarões!
 


                 













                                  **********************


As livrarias, no Natal, têm  dado destaque para este setor com bastante sabedoria, promovendo a venda de livros de gastronomia como um bom/excelente presente de Natal (eu mesma ganhei dois no Natal/12), vejam foto ao lado!
 
                 ********** 
Além disso,a carreira de  gastronomia
tem alcançado o nível Acadêmico, ou seja, existem cursos de graduação,especialização, cursos técnicos...todos voltados ao universo das panelas!Estes vêm gerando profissionais dedicados, competentes... e que estão dispostos a colocar as Mãos na massa e também a dividir o que aprendeu, ministrando cursos, palestras e fazendo publicações de livros que transmitem  o seu aprendizado

Notas da Blogueira!

Infelizmente,ainda falta a valorização,  existe o preconceito, a delegação desta carreira a um plano inferior...  por parte de muitos! Estes, ainda não entenderam que o futuro da humanidade está atrelado a uma boa alimentação, à criação de mais meios de consumo alimentício, do aproveitamento, do não-desperdício...!!

***Quanto à Literatura!Cheguei à conclusão que preciso dissociar , infelizmente,a Gastronomia da Literatura, o público se difere e, portanto, não flui bem da forma que foi proposto inicialmente!Assim, estou bolando um blog Literário e assim que estiver pronto, cada um seguirá sua proposta, de fato!

***Agradeço a todos os seguidores assíduos que impulsionaram o blog, foram atenciosos e carinhosos nos momentos de esmorecimento, souberam reconhecer a seriedade do que faço, com pesquisas, ilustrações, fotografias e as mãos na massa... o que é importante e faz a diferença!

***Agradeço aos amigos que por ventura prestigiaram este trabalho, os visitantes esporádicos e mesmo os, simplesmente, curiosos!Saibam que  ter, administrar...um blog não é ,simplesmente, algo para passar tempo, aliás tem que se ter tempo para se ter um blog...SÉRIO!

Então, é isso!Vamos comemorar!


Lembrem-se...Gula é Pecado rsrsr!!!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Gelato-Pasta e História...isso é ROMA!!

Olá!!!
                                  

Enfim...voltei de minhas andanças rsrsr!!!Sempre que viajo, volto meio deprê...Fica-se naquela de comparar as coisas de lá, com as de cá!!E, (in)felizmente ,isso realmente não é possível!

Cada lugar, cada canto desse MUNDÃO de meu Deus é único!Tem suas agruras , suas particularidades, suas delícias...!!Temos mais é que aproveitá-las!

***Não vou postar receitas nas primeiras postagens(após viagem), prefiro partilhar  com vocês, queridos seguidores,algumas belezas e delícias vistas e degustadas por onde passei!

                     ***Roma Histórica! ***

Castel D'Angelo!                                  Fontana Di Trevi!
                

                                    
                      Basilica di S.Pietro! (Vaticano)
                     (Impossível aparecer sozinha!)
                                                                                                                       
                   
                 ***Esquinas de ROMA!

*Motonetas!!                                  * Piccolo!!

                                                                    *Sem comentário!
                        
                                                       
*Sacadas em flor!!!






                                        
                                             UM FELIZ DIA DAS MÃES!!