domingo, 27 de outubro de 2013

Croissant salgado




Olá!!!

Hoje, dificilmente, faço malha folhada!Felizmente, existem à venda nos mercados e delicatessem esse tipo de massa, já
industrializada, fabricada por boas empresas do ramo. Assim, podemos preparar qualquer receita com essas massas, sem perder a qualidade dos doces e salgados resultantes

***Nesse mesmo dia, fiz aquelas tortinhas de cupuaçu que postei dias atrás, por isso as forminhas estão também na foto!

Croissant salgado ( dá mais ou menos 18 a 20 salgados médios)

Ingredientes: 01 pacote de massa folhada de 300 g, 250g de presunto em cubinhos, 01 copo de requeijão cremoso(de sua preferência),150 g de muzzarela, 01 ovo (para pincelar).Gergelim para salpicar sobre os salgados.01 colher (chá) de orégano, 01 pitada de cominho, gotas de limão, um fio de azeite de oliva.

Atenção!!! Para ficar na temperatura adequada para trabalhar a massa, proceda conforme instruções do fabricante (no verso da caixa).* Deve ser descongelada antes de usá-la.

Modo de preparar o recheio: Coloque o requeijão cremoso em um prato raso, sobre ele acrescente o presunto em cubos, amassando bem com um garfo. Acrescente o orégano, o cominho, o limão e o fio de azeite. Amasse tudo até formar uma pastinha. Reserve.


Modo de preparar os salgados :  1- Coloque a massa folhada, já degelada, sobre uma superfície plana enfarinhada( mesa, pia...), corte-a em triângulos (muitas massas já ensinam no verso  da caixa como cortar em vários formatos.



2-Coloque meia fatia de muzzarela sobre a massa para ficar mais resistente ao enrolar com o recheio. Coloque uma colher (sobremesa) da pastinha reservada sobre a fatia de queijo, na parte larga do triângulo, e vá enrolando até antes de começar o vértice. Dobre a ponta do triângulo sobre a massa já enrolada com o recheio. Curve dando formato de croissant. Veja a foto ao lado.

4- Arrume os salgados em uma assadeira untada e enfarinhada. Pincele com uma gema diluída com água, salpique o gergelim sobre os salgados e leve-os ao forno preaquecido por 30 a 40 minutos até ficarem dourados.
                            Huuummm!!!
                                Bom Apetite!!



 







     





                                    
                                    













 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cuscuz nordestino!


Olá!!!

Para vocês, queridas (os) seguidores, flores do quintal de mamãe-simples, mas belas!

Ainda estou meio lenta com as postagens, mas com boa vontade vou retornando a esse nosso convívio tão gostoso!

 Hoje darei a receita de Cuscuz ( do norte, nordestino, baiano, pão de milho...), muda de nome, conforme a região do nordeste em que é feito. Também sofre interferência de ingredientes diferentes que são usados de acordo com o gosto de cada estado e/ou cidade! É uma receita fácil, simples e muito consumida no café da manhã ou da noite, aqui no nordeste.

Cuscuz de Milho (fubá)

Ingredientes: 03 xícaras de fubá de milho pré-cozido, uma colher (chá) de sal, 01 colher rasa (sobremesa) de açúcar cristal, 03 xícaras de leite de coco (fresco ou de garrafa)*,01 colher (chá) de sementes de erva doce (opcional), margarina, queijo Minas fresco ou coalho(em fatias).

* Separe 01 xícara de leite de coco para amornar e jogar sobre o cuscuz ao servi-lo. Veja foto abaixo.

Modo de Fazer: Em uma tigela funda, coloque o fubá, o sal, o açúcar. Adicione o leite de coco aos poucos e mexa com as mãos (ou se preferir com colher de pau), deixe molhadinho, sem encharcar. Por fim salpique a erva doce e envolva delicadamente.

Montagem (no cuscuzeiro)*

Encha a parte de baixo do cuscuzeiro com água e coloque a peça furadinha sobre esta. Em seguida, vá arrumando o cuscuz em volta da haste dessa peça, sem apertar-deixe fofo. Em seguida, coloque o queijo, conforme mostra a foto e adicione pedaços de margarinas em toda a volta. Leve ao fogo por 10 a 15 minutos!

Sirva com leite de coco, aquecido em fogo baixo, misturado com uma pitada de sal e uma colher (sobremesa) de açúcar cristal.

* Se não tiver cuscuzeiro, coloque o cuscuz na parte côncava da tampa de panela média, fazendo um morrinho, cubra com um pano de prato limpo e úmido , amarrando a sobra do tecido com cordão ou colocando um prendedor. Coloque-o emborcado  sobre a panela com água e leve a ferver como feito em cuscuzeiro.



                 Espero que tenham gostado!

 

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Tortinha folhada , recheada com doce de Cupuaçu!

Olá!!


O Cupuaçu, fruto  delicioso de sabor meio azedinho, vindo da região amazônica, é rico em ferro, vitamina C, potássio e selênio. Apresenta baixa caloria, uma vez que em 100 gramas do fruto há apenas 60 calorias! No entanto, suas sementes  são muito gorduras e delas é que se faz o CUPULATE- o chocolate de cupuaçu, já comercializado em casas de produtos naturais e algumas Delicatessen!

***Além do cupulate, também existem doces, geleias, sorvetes...feitos com essa fruta. Vamos à receita!

Tortinha( folhada) de Cupuaçu


Ingredientes (massa e recheio) 01pacote de massa folhada de 300 gramas (marca de sua preferência), 01 embalagem de doce de cupuaçu (comprei na Mundo Verde),01 caixinha de leite condensado, amêndoas em lascas(dei uma torrada no fogo, na frigideira de teflon), açúcar misturado com canela para polvilhar as tortinhas. (Usei açúcar mascavo).



Atenção! Antes de usar a massa, leia as orientações no verso da embalagem e proceda  o passo a passo , conforme diz o fabricante. Lá ensina até mesmo os cortes para cada doce ou salgado! 

Montagem das tortinhas: Abra a massa do tamanho desejado (em quadrado, redonda... a depender do formato e do tamanho da sua forma) Fiz em forminhas caneladas, rasas e médias. Vá modelando a massa até encobrir todas as forminhas. Pique-as com um garfo e leve à geladeira por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.

Recheio: Coloque o doce de  cupuaçu em um prato e acrescente , aos poucos, leite condensado e vá amassando firme com um garfo, envolva bem os ingredientes até ficar um creme!
Não vai ao fogo!

Obs: Fiz algumas c/ geleia de amora.




Finalizando: Aqueça o forno quente por 10 minutos. Leve as forminhas ao forno 180º, por 20 a 30min. Após esse tempo, retire-as do forno, coloque o recheio, sobre este as amêndoas e borrife o açúcar com canela. Leve ao forno por mais  10 a15 min.


                                             
Huuumm...Delicioosos!!
 
 
 
Atenção,queridos seguidores, deem uma passada no blog http://totalmenteexagera.blogspot.com  da Simone,( tem muitas dicas de esmaltes bem interessantes) e vejam lá as minhas unhas rsrsrs!!