quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O Carnaval chegou!!

Olá!!
                            Salvador-Bahia!
                       Esquentando os Tambores!!

O Carnaval e o calor do verão vão esquentar mais ainda os foliões!!Quem viver verá!! rsrsrs.

***É preciso se cuidar para brincar o carnaval!Beber água, sucos, a Santa Água de Coco..., comer comidas leves(quase impossível por aqui!!) Há quem no café , por aqui,coma feijoada, almoce acarajé...rsrsrsr!!


                      Comidinhas Leves!!                     




  Quibe de forno(recheio de cenouras)                                                                                                             
Ingredientes:250 grs de trigo para quibe, 500 grs de carne moída, sal, pimenta síria a gosto,  1/2 limão, 01 cebola (média)  bem picadinha,02 dentes de alho(amassadinhos) hortelã (picadinho) a gosto(seja generosa!), 01 colher (café) de canela em pó.(opcional), azeite de oliva. Recheio:02 cenouras grandes ralada em lascas grandes, 02 cebolas médias cortadas em filetes, 02 dentes de alho amassados, sal a gosto.

Modo de Fazer

*** Deixe o trigo de molho por 30 min.Escorra a água, esprema bem  até tirar o excesso ou deixe escorrer em peneira.Reserve.

***Tempere a carne moída com todos os temperos indicados,amassando bem até envolver tudo.Acrescente o trigo escorrido e amasse bem formando uma massa homogênea.

Montagem: Unte uma assadeira ou refratário com um pouco de óleo ou azeite, forre todo o fundo desta com metade da massa, regando-a com azeite de oliva.Em seguida, coloque  o refogado de cenouras (veja receita abaixo), distribuindo-o sobre a massa. Por fim, coloque a outra metade da massa sobre o recheio de cenouras, cobrindo, assim, toda a superfície final e regando com mais azeite de oliva.Distribua pedacinhos de manteiga (ou margarina) sobre a superfície e leve ao forno preaquecido, a 180º, por 30 minutos ou até dourar.

Recheio de cenouras.


Leve ao fogo médio, 03 colheres de azeite de oliva, o alho amassado e a cebola em filetes, deixe refogar até as cebolas ficarem transparente, acrescente as cenouras em filetes e refogue até murchar um pouco.Fica ao dente.

                             Huummm!Saindo do forno!!

                                                 Espero que gostem!









Espero que gostem!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Camarão Com Molho Tailandês!

Olá!!




Em janeiro recebi a visita de minha filha que mora, agora, no Rio de Janeiro!Passeios, conversas,novidades...e gastronomia rsrsr!!Foi um mês agradável, apesar do calor ,e que deixou saudades!


Agora, voltei ao "batente"...as aulas começaram!!


Como diz o ditado "filho de peixe, peixinho (a) é..", aqui vai um deliciosa receita que minha filha fez!Confiram!


Camarão Ao Molho Tailandês

Ingredientes:700 gramas de camarões (frescos ou congelados) limpos, sem cabeças.)2 dentes (médios) de alho, 01 cebola média (em cubos médios), pimentão vermelho e amarelo, fatiados finos,ou em cubos, cebolinha picada, sal e limão (a gosto), 1/2 xícara de molho de tomate (pronto), diluído em 1/2 xícara de água.Azeite de Oliva.

***Tempere, previamente,os camarões com sal, alho e limão e reserve.

Modo de fazer:Em um panela, sobre o fogo médio, coloque azeite de oliva (03 a 04 colheres de sopa).Em seguida, ponha os camarões e refogue bem.Baixe o fogo, adicione a salsa , a cebolinha e os pimentões.Por fim, acrescente o molho de tomate e deixe encorpar (sem secar)

                                       
Finalizando:Despeje em seguida o leite de coco sobre os camarões,o suco de abacaxi,acrescente o curry (a gosto), pingue gotas de limão, envolvendo tudo delicadamente.Desligue o fogo, salpique as amêndoas laminadas e a salsa picadinha.

***Sirva com arroz branco ou de coco!


                            Huuumm!Delicioooso!!
                                       By Érika Saab!