terça-feira, 18 de março de 2014

Frutos do Mar!!

Olá!!

Enfim, o Carnaval passou!!O Sol ainda continua alto, mas o verão está com seus dias contados!!Agora "...São as Água de Março fechando o verão com promessa de vida em seu coração..." (Já cantava bem a Ellis Regina!)

Aqui em Salvador, comemos peixe e outros derivados marinhos com bastante assiduidade, mas é na sexta-feira que é certeza achar essas delícias em toda mesa baiana, restaurantes...
Assim, dou aqui uma receita  de dar água na boca, feita na sexta-feira passada, aqui em casa!

Arroz com Frutos do Mar


***Compre 500 gramas de uma seleta de frutos do mar (aqui vende-se a peso uma grande variedade)




Ingredientes: 03 xícaras de arroz parboilizado, 0l lata de seleta(ervilha/milho/cenouras...), camarões médios, aneis de lula, polvo,mexilhão, ostras...(variedades a seu gosto).02 filés de  02 filés de peixe (firmes e altos), cortados em cubos.02 tomates maduros(usei uma sobra de salmão) mas firmes), cortados em cubos, 01 cebola média em cubinhos, 01 pimentão vermelho em filetes, suco de 01 limão, 02 dentes de alho (amassados), 01 colher (sobremesa )de Açafrão em pó. Coentro e sal a gosto.* 01 cubinho ou sachê de tempero pronto sabor peixe ou camarão.(opcional)

Modo de Preparar:Higienize os frutos do mar com água e limão e depois escorra-os em uma peneira. Faça uma pasta de alho, sal, limão e um pouco de coentro e envolva os frutos do mar, inclusive o peixe em cubos, nesse tempero.

***Esquente um pouco de água para uso do caldo.(não é preciso ferver)

 Em uma panela (mais aberta), coloque 04 colheres (sopa) de óleo  ou azeite de oliva de sua preferência, coloque a cebola, os tomates, o pimentão, refogue bem.Acrescente os frutos do mar, envolvendo bem.Coloque o restante do coentro, o cubinho de tempero ou sachê , acrescente um 200 ml de água, envolvendo tudo.

Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe encorpar.Em seguida, coloque o arroz, o açafrão, corrija o sal e acrescente mais 200 ml de água morna para cozinhar o arroz.Precisando de mais água, acrescente. 

***Sirva com uma salada folhosa!


                              Huuummm!!Bom Apetite!!