domingo, 22 de maio de 2011

Marlena-A Chef dos Mil Dias em Veneza

" Para mim, a  comida vai muito além das metáforas do amor, do sentimento e da "comunicação"Eu não demonstro afeto com a comida. Não sou tão nobre assim;eu cozinho porq amo cozinhar,amo comer,se alguém que estiver por perto também amar comer, melhor ainda"
                                                                                                       (Marlena De Blasi- autora/personagem)


"Mil Dias em Veneza" é um dos livros que estou lendo, aliás nem pensava em fazer o blog quando comprei este livro no supermercado!! E ele " caiu como uma luva" como livro ilustrativo de estreia do blog!!Vejam se eu não tenho razão!!

Marlena é a personagem dominante do livro Mil Dias em Veneza!! Consegue ser verdadeira, clara, terna, amorosa, paciente...mas também é teimosa, marrenta, irônica , gulosa...além do mais, é uma GOURMET maravilhosa, ama tudo que é relacionado à gastronomia!! É uma Chef de mão cheia!

O livro "Mil Dias em Veneza" reúne as três palavras que intitulam o meu Blog!!  Ele é um festival gastronômico, nele desfilam os coloridos das frutas, legumes, verduras ... dos mercados ao ar livre de Veneza e toda a variedade de ingredientes para se preparar pratos fantásticos!Marlena, uma americana, tem Veneza a seus pés, com suas vielas, praças, restaurantes , canais  com seus vaporettos cheios de turistas, e gondoleiros com suas gôndolas românticas singrando as águas. Assim, ela nos faz sonhar com esse lugar mágico que, no passado, foi palco de lindos romances e  também das muitas aventuras de Casanova rsrsr!!!


Marlena em sua narrativa mostra o quanto gosta de comidas, tanto simples quanto sofisticadas. Além disso, deixa claro o quanto aprecia drinques, vinhos e sua paixão por prosecco!! rsrsr.Vejamos pois.

"No convés de um vaporetto tiro o prosecco da bolsa (leia-se uma bolsa grande)e suas bolhas precisas e intensas atingem a língua como um anestésico" (pg.80)

"Vou me sentar sobre a pérgula(...) para comer um risoto com brotos de lúpulo (sofisticado, não?) (...) Servido por um garçom de gravata cor de salmão"(pg.87)

"Aprecio os ovos levemente cozidos, cortados ao meio, com as gemas alaranjadas e macias e enfeitadas com uma fatia de sardinha fresca e com pedacinhos de polvo frito temperado com azeite ou então as alcachofrinhas do tamanho de um polegar ao molho de alho..." (pg.88)

"comemos uma massa de trigo integral com molho de pato e fígado acebolado.Bebemos um Amarone de La Ragoza"(pg. l36)

Certa noite, enchemos nossa cesta de comida e seguimos de carro até Murazzi..   À luz de uma lamparina, comemos codornas recheadas de figo(...) e assadas sobre galhos de sálvia...Isso com o Mar Adriático a estourar e rugir à nossa volta..."(Fantástico, nã?!)

E assim ela continua com muitas passagens gastronômicas citadas durante a narrativa.Aliás, o livro merece um capítulo só de receitas-fantástico!!)Aqui, postarei algumas!!

                                                         TIM TIM !! Bom apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário