segunda-feira, 27 de junho de 2011

O chuchu e seus encantos!!

Olá!!

Costuma-se não  dar a devida atenção ao chuchu!! Injustiça!!Chamam-no de sem graça, insosso, fazem piada dizendo que ele dá aos montes até na cerca rsrsr!! Mas, verdade seja dita, ele tem sido usado na cozinha como ajudante nas dieta,pois tem baixa caloria, usa-se em sopas, ensopadinhos, na maionese, em saladas mistas, o suflê é ótimo-levinho, levinho!! Desde pequena, conheço e adoro o saboroso bolinho de chuchu, feito por minha mãe e, depois que casei, ele sempre fez sucesso em minha casa.Apesar de ter dado uma repaginada nele, acrescentado outro ingredientes , ele ainda continua com o gostinho de minha infância!! Apesar de não fazer tanto sucesso na cozinha, já fez sucesso nos versos de uma música dos "Mamonas Assassinas" : "... você é meu chuchuzinho..."   Quem lembra?!

Bem, para vocês saborearem  e aprovarem o meu bolinho de chuchu, segue a receita feita por mim, com direito até a foto!!                                                                                                                                       
                                          
                                                                                                        
                                                           
                                                                    
  BOLINHOS DE CHUCHU

                                         .
  INGREDIENTES

03 chuchus médios, 03 ovos (só a gema),meia xicara (chá)de leite, 01 colher(café) de sal,02 colheres (café) de fermento em pó, 03 colheres (sopa) de queijo parmezão ralado,cebolinha verde picadinha, 02 pitadas de cominho moído, 06 colheres (sopa) de farinha de trigo.Óleo para fritar (use de milho, girassol ou canola)

MODO DE PREPARAR
Descasque os chuchus imersos em água fria, corte-os em pedaços menores. Coloque-os em uma panela com água e o sal para cozinhar até ficarem macios. Escorra em uma peneira e em seguida passe-os pelo espremedor de batatas direto dentro de uma vasilha (de vidro, louça ou plástico). Acrescente as gemas, o queijo parmezão ralado, o leite,o cominho, a farinha de  trigo , envolvendo bem  os ingredientes com uma colher  de pau até formar uma massa uniforme.

Finalmente, corrija o sal,coloque o fermento em pó e a cebolinha picadinha e mexa delicadamente até os ingredientes ficarem envolvidos na massa. A massa não fica muito consistente, o ponto é de fritar às colheradas.Às vezes,o chuchu solta água, portanto acrescente mais um pouco de farinha de trigo, se preciso, envolvendo-a na massa.

Leve uma frigideira (preferência de Teflon) com óleo ao fogo e deixe esquentar bem,frite as colheradas da massa, ajeitando -a com uma colher, em formato ovalado ou redondo, assim como na foto. Vire o outro lado, frite-o também. Escorra os bolinhos em papel absorvente. Deguste como aperitivo ou acompanhamento de outros pratos.

***Para fazer um bolinho mais versátil, acrescente na massa tirinhas de presunto, ou pedacinhos de bacon,ou cubinhos de linguiça...Para uma versão mais light, coloque milho verde, ou azeitonas picadas ou brócolis picadinho...
                                           Bom Apetite!!
                                                                                                                                                                                                                                                   

4 comentários:

  1. Eu amooo chuchu e acho que ele merece respeito hahaha, mais respeito que esses bolinhos, impossível!!! Já está anotado!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. aaaah! Esse bolinho eu adooooro!! Nunca mais rolou dele aqui em casa...rs...que peninha! Chuchu não é aquela coooooisa saborosa...mas quando o incrementamos com temperinhos, molhos caprichados e outros segredos de preparo (que minha mamys conhece todos!), fica ótimo!
    :**

    ResponderExcluir
  3. Sempre fui de fazer cara feia pro chuchu, mas desde que comprometi em fazer a minha reeducação alimentar, passei a vê-lo com outros olhos...é uma delícia! E esse seu bolinho me deu água na boca....hummmmmmmm!!!!!
    Flor, fiz um novo blog sobre dieta, depois da conferida: http://entrandonagarrafa.blogspot.com

    Beijooooo

    ResponderExcluir
  4. Oi Diana!! Obrigada pela visita e comentário lá no blog!!! Tambem amo a cozinha árabe!

    E esses chuchus, hein?? Humm.. super adoro.. esses estão com uma delícia de aparencia!

    www.mastigandoemsalvador.blogspot.com

    ResponderExcluir