sexta-feira, 17 de junho de 2011

O livro "Encantos do Jardim" e suas flores comestíveis mágica!!

Olá!! Hoje estou florida rsrs!!



Apesar de singelas, vejam que lindas essas flores!! Todas as fotos tiradas
 por mim, lá no quintal da minha mãe em Iaçu-Ba.!!




As flores, sabemos, embelezam os jardins, decoram a casa, deixam um salão de festas mais  alegre, enfeitam  lindamente um casamentos, são dadas como presentes em  Dia das Mães, Dia dos  Namorados, aniversários, entre outros acontecimentos. Mas, o  que  muitas pessoas não sabem é que existem flores comestíveis!! Sim, muitas flores servem para fazer pratos culinários, além de também enfeitá-los, lógico!


Porém, é preciso conhecer também o seu poder de causar alergias sérias, e muitas são venenosa!!Exemplos  de flores que não devem ser usadas na culinária são:Copo de leite , bico de papagaio(flor de Natal),Coroa de Cristo,Oleandro etc.


Portanto, é imprescidível conhecer as flores e seu poder benéfico para poder usá-las. Exemplos de flores comestíveis:Girassol (comer só as pétalas, parte com pólem pode causar alergia) tem sabor agri-doce. As Violetas são muito usadas em doces, bebidas, geléias ... (são doces e perfumadas). As Petúnias têm sabor suave e é muito usada na decoração de pratos. A Capuchinha- meio apimentada, parecido com o sabor do agrião.A Calêndula-ligeiramente amarga,lembra o açafrão. A Cravina-sabor apimentado como o cravo da Índia. Cravos- sabor apimentado, parecido com a noz-moscada-muito usado em saladas!As flores da Camomila-de sabor parecido com maçãs doces A flor da abóbora, deliciosa à milanesa!!Entre outras flores.




No Natal, ganhei um livro adorável!! Encantos do Jardim, da escritora americana Sarah Addison Allen . Ela conta a história fantástica da família Waverley (Na Carolina do Norte) que possui uma pequena casa, cujo jardim dá flores comestíveis!! O o melhor dessa peculiaridade do jardim, é que as flores afetam quem as comem de uma maneira curiosa!!


 Claire torna-se uma banqueteira bem- sucedida, usando seus dotes culinários, aliás herança de família ,cujo dom de fazer iguarias, envolvendo as flores do jardim da casa,  interfere no comportamneto dos habitantes da cidade!! É  misterioso, mágico esse tema !!  Indico a leitura do livro, pois é leve e  interessante.
                                      


Assim, Claire, e  sua irmã Sydney  que retorna à cidade, em companhia de sua filhinha Bay de cinco anos , Contam com  o apoio de Evanelle-uma prima idosa que (diz) ter talentos sobrenaturais, elas se unem para refazer os laços familiares e se apoiarem  no trabalho, nas espectativas e ,sobretudo, no encontro com o  amor.



 Vejam alguns trechos do livro e as flores citadas



"Os negócios iam bem,porque todos os habitantes da cidade sabiam que os os pratos feitos com as flores que cresciam em volta da macieira do jardim dos Waverley podiam afetar o comilão de maneiras  curiosas . As bolachas com geléia de lilás, os biscoitos de chá de alfazema* e os bolos para chá feitos com maionese de capuchinha..." (pg.l6)


E mais...

"Os botões de dente-de-leão fritos sobre o arroz de pétalas de cravo-de-defunto, os brotos de abóbora recheados, e a sopa de frutos da roseira garantiam à pessoa que os convidados só reparariam na beleza de sua casa, nunca nos defeitos." (pg.l7)   Que beleza esse cardápio, heim?!



 *As alfazemas citadas na receita estão aqui na foto da casa da minha mãe!!!Lindas!!


 E mais...

"O cardápio da Noite era salada, sopa de iúca, lombro de porco recheado com capuchinha, cebola de cheiro..."   Olha a CAPUCHINHA aí de novo!!


Ah !!! E quanto  as SOBREMESAS?!  " ...os bolinhos com amor-perfeito cristalizados tornavam as crianças atenciosas (...) O sabor de nozes da pasta feita com bulbos de jacinto provocava melancolia e trazia lembranças passadas..."  Nossa, eram poderosas essas receitas!! rsrsr

 Vejam essa!!

...Ela colocou o prato na frente dele, com aquela fatia de bolo tão perfeita e úmida. Espalhadas por cima feito jóias congeladas*, as violetas cristalizadas pareciam gritar: Olhe pra mim! (pg.22)

* A metáfora é linda!! Parece uma pintura!!Querem saber mais, só lendo o livro para se deliciar, literalmente, com as citações dos pratos! Beijos, Diana. 

Receitas (em geral) usando flores!! 

Gelado de camomila( com álcool)

Ingredientes                                                         
                                                                                   
500 ml de água , l00 g de açúcar,7 g de camomila seca,100 ml  de suco de limão-siciliano , 50 ml de champanhe.

Modo de fazer

Leve ao fogo a água, o açúcar e a camomila seca. Deixe ferver e depois mantenha na geladeira até esfriar. Em seguida, acrescenteo suco do limão e leve ao freezer. Mexa de hora em hora ,em um período de 4 horas. deixe no freezer por l2 horas até congelar. Depois de pronto, com o auxílio de uma colher raspe o preparo e coloque em taças . Adicione à taça uma dose de champanhe(um copo pequeno)
                                                                                                                            (Revista Bons Fluídos)
* N.B  Enfeite a bebida com florzinha seca de camomila!
                                                                                     
                                                      Saúde!!                                                                                                                                                                                                           



E Para descansar os pés- FLORES, FLORES E FLORES!!


Um escalda-pés é muito bem vindo, quando chegamos cansados de um dia de trabalho ou mesmo de uma festa. Para  aliviar os pés doloridos,nada melhor do que uma bacia cheinha de água com flores e ervas aromáticas a nos esperar!


Escalda-pés

Coloque, no fundo de uma bacia, alguns seixos (pedras arredondadas do rio). Na falta destes, pode usar bolinhas de gudes. Acrescente água bem quentinha até a borda da bacia  e pingue algumas gotas de óleos  aromatizantes (de alecrim, alfazema,jasmim...) Adicione rodelas de limão, um punhado de sal grosso,flores de camomila, pétalas de rosas,folhas de hortelã fresca  (...)Relaxe, ouça uma música suave enquanto massageia os pés nas pedras do fundo da bacia por uns 10 minutos. Enxugue bem os pés, passe seu creme hidratante de pés e envolva-os com uma meia macia. Bom Descanso!!



                                                                                                                     (foto-BF)
* Veja no próximo Post receita com Alcachofras!!






























            

                                                                





































4 comentários:

  1. Eu adorei esse livro, fiquei louca para ter um jardim "mágico" também ahahah.

    ResponderExcluir
  2. Que post interessante!!! Gostei!!
    Mas pensar em flores na culinária me dá aflição!!!
    Uma vez uma amiga japonesa me deu uma bala do Japão que era de flores e eu não suportei o sabor hehehe. Desde então peguei trauma por causa do gosto que ficou na minha boca!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ai! Quero ler esse livro! Adoro essas coisas máicas! E com receitinhas e flores no meio deve ser ainda mais interessante! Já vou separá-lo para ler depois do livro que estou lendo! bjos

    ResponderExcluir
  4. Amei o post! Este escalda pés então.. super quero!

    Conheça meu blog com resenhas sobre aventuras gastronomicas, onde voce fica bem informada sobre bons lugares para comer e beber no Brasil, especialmente no nordeste! bj

    www.mastigandoemsalvador.blogspot.com

    ResponderExcluir