domingo, 21 de agosto de 2011

" Alta Gastronomia" Poema: Dieta do Chá!!!

Olá!!
Adoro comprar revistas sobre Gastronomia, mesmo que sejam números atrasados!! Em minhas
andanças pela "Medina" rsrsr( Av.Sete de Setembro-centro da cidade), encontrei, em um armarinho, alguns números da revista "Alta Gastronomia", fiquei feliz como uma criança diante de uma barra de chocolate rsrsr!!E olha que eram revistas de  l997-l999..., as quais comprei seis e ainda fiquei de voltar lá para "resgatar" outras rsrsr!!  Mas, valem a pena, pois essa publicação é bem ilustrada, papel de boa qualidade, boas receitas e reportagens, já a conhecia e tenho alguns exemplares! Além disso, as revistas estão novas e embaladas em plástico selante.

                                                          D E L Í C I O S O !!!!

                                       

A revista de l997 traz uma reportagem sobre a Toscana, uma região da Itália inesquecível! Uma receita de bacalhau do Porto fantástica, entre outras receitas deliciosas! Na Seção Gourmet , o artigo:" No país do café, não faltam bons chás", interessante, esclarecedor. Mas, a seção mais versátil, para mim, é a última "Para Sonhar", com a colaboração dos próprios leitores- via email! Nela, são publicadas poesias, textos que versem sobre gastronomia. OLHEM O ACHADO A SEGUIR!!!!



       DIETA DO CHÁ


Eu vou fazer a tal dieta do chá
 Mas vou fazer do meu jeito
         Ela vai ter que aceitar                                            
          Lasanha chá comigo
             Salada chá para lá
         Picanha chá comigo
  Carne de soja chá pra lá
        Rabada chá comigo
 Peixe grelhado chá pra lá
       Feijoada chá comigo
          Sopinha chá pra lá
     Disse pra eu me pesar
Pra começar a dieta se não ela vai me deixar
          Quem ama não vê defeito
              Só pode ser preconceito
Eu vou fazer a dieta, mas vou fazer do meu jeito
                            Cerveja chá comigo
                             Chazinho chá pra lá
                            Açúcar chá comigo
                           Adoçante chá pra lá
                            Boteco chá comigo
                            Academia chá pra lá                              
                            Rodízio chá comigo
                                       Spa chá pra lá       Autores: Carlos Caetano/M.Santiago/Kallango)
                                                                                             
         ***************************
                                                    GULA É PECADO !!!! rsrsrs
     
                                                                    

O hábito de tomar um chazinho, faz parte da vida dos brasileiros, principalmente daqueles que vivem no "interior". Estou aqui falando daquele chá que serve para "curar" dor de barriga, gripe,insônia,ansiedade,gastrite,enjoos, tem propriedade diurética, antiinflamatória, controla a pressão alta, baixa o nível de açúcar, entre tantas outras propriedades miraculosas das plantinhas mágica.É um costume antigo, passado de geração a geração e muitas destas plantas já foram devidamente estudadas , pesquisadas e provado o seu efeito curativo. Assim, bebemos um chá de erva doce para gases, espinheira santa para dores estomacais, canela para enjoos, capim santo e camomila para acalmar ...

Mas os brasileiros, adeptos do cafezinho, também se rendem a um chá quentinho e saboroso como : maçã com canela,verde com tangerina e lichia, cítrico, de morango, de pêssego, chá preto, chá mate... que pode, juntamente com torradinhas, biscoitinhos e bolos , se transformar em um lanche delicioso ou ,simplesmente, ser degustado em momentos de puro e simples prazer sem acompanhamento nenhum. 
                       Tomem um chazinho e tenham bons sonhos !!!                                                      
                                                                               
                                                                


               
                                                                                 
                                                                       

                                                                                                

4 comentários:

  1. Sabe que não sou fã de chá!? Queria tanto gostar!
    Amei o poema!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoooro um chazinho! Meus favoritos são os de abacaxi, o de maçã e o de cidreira! Inclusive acho que preciso de um chá bem forte de mel com limão e um pouquinho de alho, pois sinto que estou começando a gripar... :)

    ResponderExcluir
  3. Também sou adepta de um chá, viu? AMO!! Também, sou 50% japonesa, né? O povo que toma chá 24h, e toma bem mais chá que água (acho que minha família materna não bebe água...só chá...). Os japoneses levam chá quente pra tomar na praia, na escola, etc. (pra você ver, é proibido levar qualquer bebida que não seja água pras escolas, exceto chá!)
    Pena que não posso tomar alguns deles, como chás mate, verde, preto, enfim, os com cafeína, por causa da tal gastrite...mas não abro mão de um chá de Tangerina com Hibisco. (Hibisco é conhecido como bom pra emagrecer, inclusive!).
    Mas a-me-i a tal dieta do chá, viu? KKKKKKKK!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dieta do chá!!!
    Essa é muito boa!!!


    Bjs...Bom final de semana!!!

    ResponderExcluir