terça-feira, 27 de setembro de 2011

Comida Baiana-Salve Cosme e Damião!!!




                DIA 27 DE SETEMBRO-DIA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO!!!




Oh, Santos gêmeos!! Protejam as crianças, iluminem os médicos e olhem por todos nós-Amem!




                                      
                                                   RECEITAS DE COMIDAS BAIANAS

VATAPÁ

INGREDIENTES


08 pãezinhos franceses(aqui chamados de cacetinhos!! rsrsr)
02 vidros (peq.) de leite de coco
01 vidro (peq) de azeite de dendê
l/2 kg de postas de peixe (robalo, garoupa, cação...) * Dê preferência a peixe sem muita espinha ou "ossos"
01 colher (sobremesa) rasa de sal
suco de limão
meio maço de coentro picado
03 dentes de alho (amassados)
250 gramas de camarões secos
02 colheres de sopa de azeite de oliva
03 cebolas médias
01 pimentão verde (grande) em rodelas
1/2 xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele e moído
1/2 xícara (chá) de castanha de caju torrada e moída
01 colher de (chá) de gengibre (ralada)
1/2 lata de extrato, purê ou polpa de tomate.

MODO DE PREPARAR

Descasque um pouco os pãezinhos(partes mais grossas) e deixe-os de molho em água por uns 15 minutos.Depois, esprema-os um pouco, tirando o excesso da água. Reserve.

Retire as barbas e as pontas das cabeças dos camarões secos e deixe-os de molho por uns l5 minutos.Reserve.

Amasse o alho com o coentro, o sal e acrescente o suco de limão, fazendo uma pastinha.Tempere as postas de peixes com essa pasta e deixe-as descansando por uns 10 minutos.

Em fogo brando, esquente o azeite de oliva com as cebolas,o pimentão , acrescente o molho de tomate(diluído em 01 copo de água).Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 10 minutos.Coloque as postas de peixes, regue com 1/2 xícara de leite de coco , 04 colheres de azeite de dendê, os camarões secos (escorridos a água) e deixe cozinhar por mais 10 minutos com a panela tampada.(vire as postas uma vez antes de completar o cozimento). Desligue o fogo e deixe esfriar.Retire espinhas e osso central das postas para empregar na massa do vatapá.

NO LIQUIDIFICADOR

Coloque o pão (reservado), as castanhas, o amendoim, gengibre,o leite de coco restante, o ensopado de peixe e bata bem todos esses ingredientes em velocidade média e depois mais alta no liquidificador.Pare de vez em quando para mexer a massa .Caso fique muito grossa, acrescente 01 copo (peq) de água e volte a bater.Leve essa massa ao fogo , numa panela (tipo caldeirão) largo e fundo e mexa com colher de pau (cabo longo).Coloque o azeite de dendê, já perto de ficar pronto(uns 10 minutos antes), mexendo bem.

O tempo de cozimento é em torno de  20 a 30 minutos!!O vatapá tem um ponto para ficar pronto-quando costuma borbulhar e saltar pingos da panela. Faça o teste também colocando um pouco da massa em um pires (ao esfriar um pouco, já fica consistente).

                                                        *********************
A comida baiana já sofreu muitas intervenções, portanto o vatapá tem receitas com variações de temperos e modo de preparar diversos. Hoje, não há a "receita" do vatapá, existe sim, o vatapá "tradicional" da família baiana, transmitido por nossos avós e pais, mas que aceita inovações!! Enfim somos o tal "Caldeirão Cultural" rsrsr

* Para os que não têm tanta paciência e tempo para a cozinha, darei depois 02 receitas mais rápidas, oK?Mas, agora, deliciem-se com este prato!! Não esqueçam GULA É PECADO!!! rsrsrs


                                            



***Atenção!! Não se deixem intimidar pela extensão da receita e nem pela dificuldade de achar os ingredientes, isso é desculpa, pois com a "Globalização" até no Canadá tem restaurante baiano e os ingredientes para fazer as nossas iguarias são vendidos ,por lá, em empórios chineses- PASMEM !!No final, vale a pena!

*** As fotos de São Cosme e São Damião são do meu arquivo da Revista Bons Fluidos (outubro de 2004)- da qual gosto muito. As fotos dos pratos foram tiradas por mim ( de Caruru feito aqui em casa no aniversário de minha filha ( em setembro).
                                                 

4 comentários:

  1. Ola Diana!!! Paella é tudo de bom ne?? E essa comida baiana?? Humm... acredita que nesse ano nao cmi nenhum caruru!!!! A sorte é que por aqui a gente acaba comendo 'azeite' o ano todo!! hehe

    bj

    www.mastigandoemsalvador.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Diana, que linda homagens a esses santos poderosos. Vou contar um segredo: acredita que eu nunca comi comida baiana? Vatapá, eu só sei o que é por nome, mas um dia eu comerei.:)

    Hoje é dia de São Francisco, meu santinho preferido, e deixei minha homenagem no Compartimento Secreto.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Que receita maravilhosa!!!!!! Eu amoo vatapá!! Minha mãe só faz na Sexta-Feira Santa!
    Adoreii o nome dos pãezinhos franceses hahahaha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Diana,
    acabei de conhecer seu blog e já estou seguindo! Coleciono receitas, adoro ler e ver fotos de comida!!!Também tenho um blog daqui de Salvador, o Batalha Gourmet, faço indicações e críticas de restaurantes da cidade! Aproveite para conhecer, se gostar, vire seguidora também!!!
    Bjs
    http://batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir