sábado, 10 de setembro de 2011

A culinária inglesa na literatura-parte II

Olá!!!                                   
                                                      
                                                    Huuuummm!!! Delíciaaa!!                                                                                                                                                                                                                                        

  Às vezes, fico pensando "será que os jovens de hoje leem também Platão, Santo Agostinho, Rousseau ,Chandler,Thomas Mann, Goethe, Balzac, Stendhal, Dostoiévski, Hesse,  Jane Austen,Hermingway, Joyce,Cortázar, Boudelaire ,Camus, Virgínia Woolf, Fitzgerald , Flaubert, Charles Dickens, entre tantos outros autores inesquecíveis da Literatura Universal"?  Quanta beleza há nas obras desses (as) escritores(as) que fizeram a história da Literatura Universal e continuam,ainda hoje,contribuindo, através da leitura de seus livros, para o conhecimento sobre os costumes, sentimentos ... e reflexões de outras épocas!

***Citei somente os autores estrangeiros, não por merecê-los mais que os nossos escritores, aliás fantásticos!!Mas sei, como professora, que os autores nacionais são conhecidos e muitos são lidos pelos jovens-mesmo por conta do vestibular e outros concursos.

Charles Dickens, por exemplo, é um escritor inglês de obras memoráveis como Aventuras de Mr.Pickwick, Oliver Twist, David Copperfield... e Retratos Londrinos ! Neste último, ele traça um retrato do cotidiano  das ruas, lojas,parques, pubs...de Londres, fazendo uma crítica social, cheia de ironias, da metrópole britânica no século XIX!! Recomendo a leitura deste livro, pois é um Serviço Cultural de grande valor.
                                                                                               

Retratos Londrinos é um livro em formato de ensaios e crônicas, no qual Dickens descreve a sociedade londrina , baseado em  suas próprias observações. Assim, não poderia deixar de mostrar algumas citações de caráter gastronômico, presentes no livro, uma vez que esta é uma das propostas do meu Blog! Lembrem-se que o livro é ambientado em uma Londres  entre 1823-1837, portanto esperar por iguarias refinadas não condiz com os recursos da época, logo receitas com Rim e comidas meio gordurosas se fazem presentes durante as narrativas! Vejamos algumas" citações" do autor:

" A vela na lamparina transparente, feita de papel impermeável e ornamentada com "desenhos", já se apagou umas 50 vezes e o vendedor de TORTAS DE RIM, cansado de correr até a adega mais próxima para conseguir fogo, desiste..." (pg. 81)

"Ali há ainda queijos amarelados, misturados com pedacinhos de BACON barato, vários tubos de MANTEIGA de Dorset (...) e outros de MANTEIGA fresca" (pg.81)

"...Os frequentadores dos teatros a preços populares vão para as mais diversas pensões. Lá são oferecidos RINS, costeletas, coelhos, ostras, cerveja escura, charutos...tudo servido em meio ao barulho..." (pg.83)

"...Em torno das 5 e 30, sai lentamente do seu banquinho(...) e segue para jantar no mesmo restaurante...pede um pequeno rosbife com verduras e meia caneca de cerveja preta..."  (pg.233)


                                                Torta de rim- Boa aparência, não!!!

***Pesquisei sobre a Torta de Rim e achei no You  tube um casal em S.Paulo que tem um restaurante que serve exclusivamente essas tortas .Nada mais são que uma massa de torta básica com recheio de rins-porém é quase sem condimentos, o que não agrada muito ao palador do brasileiro, mas tem apreciadores!!



                                                                                                                                                  

4 comentários:

  1. Eu não sei se muitos jovens lêem estes autores, mas sei que assim como eu, que fui uma adolescente precoce em termos de literatura e que li a maioria destes autores citados ainda bem novinha, devem ter hoje também os casos raros e imagino que assim como eu, eles vão passar a vida inteira sem ter muito com quem conversar sobre o que lêem, porque mesmo os adultos que lêem os clássicos no Brasil, são poucos rs.
    PS: tá aí uma comida que nunca me deu água na boca, a inglesa hahaha agora um chá tipicamente inglês, eu não dispenso rs

    ResponderExcluir
  2. Falando por mim, não leio esses autores não!!
    Li muito Platão na época do ensino médio e primeiro ano da faculdade, depois...
    Não sou fã da comida inglesa, porém sou daquelas boa de boca hahaha, que come de tudo mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diana.
    Ainda prefiro apreciar os textos destes escritores a comer essa torta de rim. (risos)

    Obrigada pelo excerto do Graciliano Ramos que você partilhou no meu blog. Deixou meu post ainda mais rico!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Li trechos de obras de alguns deles...mas confesso que não peguei ainda uma dessas obras inteira para ler. Bem, nunca é tarde...sobre a comida inglesa, também não me apetece muito não...só o chá, como Érika falou aí! Vou perguntar a Dani, uma amiga que esteve lá há pouco tempo, o que ela achou da culinária inglesa! kisses

    ResponderExcluir