quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O Natal está Chegando!!!

OLÁ! QUE VENHA O NATAL!!Neste mês de dezembro as postagens terão temas NATALINOS.

" PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE"!!

Estamos num período festivo, os cistãos comemoram a chegada de Jesus Cristo! Mas, junto com a chegada Dele, também se aproveita para confraternizar com a família, os amigos, colegas e também com todos aqueles que nos cercam, que nos auxiliam no nosso cotidiano, ajudam a mover o mundo:trabalhadores, operários, secretárias, empregados...enfim pessoas que sem elas não podemos tocar a vida para frente sozinhos! Bem oportuno este pensamento de Pablo Casals(escritor espanhol):


 "Deveríamos pensar que somos uma das folhas de uma árvore e a árvore é a humanidade inteira. Não podemos viver sem o outro, sem a árvore".

   

Hoje, escolhi um livro que faz parte de coleção " A palavra é...." da Editora Scipione, cujo volume escolhido foi " A Palavra é... Natal". É uma seleção de contos, de escritores diversos,,relacionados ao Natal.

A seguir, vejam algumas passagens de alguns destes contos:
                                                                       * Foto do meu presepinho
   " Entrementes foi acabando o ano e já era sobre o Natal. E vai a família do patrão velho armar um presépio na sala grande da estância; e ele mesmo mandou avisar o vizindário todo que a Sia-dona convidava para se cantar um terço de festa, na noite Santa" (...)

(...)Houve jantarada e doçaria, na sombra da figueira. Mas logo escancararam as janelas e a claridade da sala alumiou o terreiro; foi um alarido de contentamento, todos se juntaram e sia-dona puxando a porta, entrou para principiar o rosário. E aquele bando de gente (...) todo dizendo: O presépio! O presépio! presépio!
                                                  ( Simões Lopes Neto - O Menininho do Presépio)  
*** Foi-se o tempo que se armava presépio em quase todas as casas! Os vizinhos, às vezes, nem os conhecemos!! Tempos Modernos rsrsr!!
   
..." - Na noite de Natal, vamos cear num cassino? Ceia com champanhe, sim?Diga que vamos...
      - Que champanhe, Luísa?
       - Com champanhe, Antoninho, é um luxo, uma vez só, vai dá sorte à gente , Antoninho. (...)  
                                                  (Ribeiro Couto- Milagre de Natal)  
  
***  A festa tem disso- a mistura do religioso com o profano!! 


"-Bom, no Natal quero comer peru"
Houve um desses espantos que ninguém imaginava, como minha tia solteirona e santa, que mora conosco, advertiu que não podíamos convidar ninguém por causa do luto. ( o chefe da família, o pai, havia falecido) 
"-Mas quem falou em convidar ninguém! Essa mania...Quando é que a gente já comeu peru em nossa vida"?

Peru aqui em casa é prato de
festa, vem toda essa parentada do diabo...Não, não se convidava ninguém era uma peru pra nós ,cinco pessoas. E havia de ser com duas farofas, a gorda com os miúdos, e a seca, douradinha, com bastante manteiga. Queríamos papo recheado só com a farofa gorda, em que havíamos de ajuntar ameixa preta, nozes e um cálice de xerez (...)
 Comprou-se o peru, fez-se o peru, etc.E depois da Missa do Galo, bem mal rezada, se deu nosso mais maravilhoso Natal. Mamãe comeu tanto peru que em momento, imaginei, aquilo podia fazer-lhe mal... Mamãe por fim ficou sabendo que peru era manjar mesmo digno do jesusinho nascido. (...)
                                                  ( Mário de Andrade- O Peru de Natal)

*** Às vezes, no Natal, ficamos tão preocupados em servir bem aos outros e esquecemos de nós mesmos-era o que acontecia com a mãe do personagem do conto!!

E, por fim, Machado de Assis e o seu clássico " MISSA DO GALO"

Naquela noite de Natal foi a escrivão ao teatro. Era pelos anos de 1861 ou 1862. Eu já estava em Mangaratiba, em féria; mas fiquei até o Natal para ver a " Missa do Galo na Corte". A família recolheu-se  à hora de costume;eu meti-me na sala da frente, vestido e pronto.Dali passaria para o corredor da entrada e sairia sem acordar ninguém. Tinha três chaves a porta;uma estava com o escrivão,eu levaria a outra, a terceira em casa
    -Mas, Sr. Nogueira, que fará você todo esse tempo?- perguntou a mãe de Conceição.- Leio, D. Inácia.tenho comigo um romance, os Três Mosqueteiros(...)

***A Missa do Galo é uma tradição natalina,mas, hoje em dia, não mais tão assistida!Confesso que gosto de assitir um pouco,na noite de Natal, à Missa do Galo, celebrado no Vaticano, pelo Papa! É mais um espetáculo clerical cheio de gente elegante! 

***Aguardem receitas saborosas, próprias deste período.Bjs.

6 comentários:

  1. Lindos trechos que fazem refletir sobre o sentido do Natal;;;um beijo,FELIZ NATAL e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!!!
    Amo o Natal e as guloseimas natalinas hehehe.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que post festivo. Adorei o clima!!!
    Aguardamos as receitas! ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gosto do clima de Natal...reunir-se com a família, perceber que precisamos olhar mais para e pelo próximo, compartilhar e colaborar... que não curto tanto, é o clima meio consumista que também aflora às vezes...e a correria, afinal, além do Natal, o ano está chegando ao fim. Mesmo assim, não deixo de celebrar na minha casa, com uma ceia caprichada feita pela mamãe :) e presentinhoos para todos! Boas festas!

    ResponderExcluir
  6. Lá no grupo Papo Literário do facebook, estávamos listando livros cujo o tema da história seja o Natal. Vou indicar este post para o povo de lá! Beijos.

    ResponderExcluir