domingo, 22 de janeiro de 2012

O Cafezinho Nosso de Cada Dia

Olá!!!
                                                       HUUUUUMMM!!!DEMAIS!!!
                                        

Gosto muito de chás, tanto os considerados remédios (erva doce, cidreira, capim santo, espinheira santa...), quanto os "destinados" a acompanhamentos, tais como: biscoitinhos, torradas, bolos, sanduiches..., entre eles os de limão Siciliano, de pêssego, chá mate, chá preto, chá de maçã com canela...O chá é muito versátil, ele cura, acalma, estimula..., por isso devemos tomá-lo com precaução.Bem, isso é só uma "CHAMADINHA " para o chá rsrsr !!

                                                     ********************

Mas estou aqui para falar do cafezinho!! Esta delícia que conquistou o mundo! E nós, brasileiros, somos fanáticos por café! Sei que existem pessoas que não gostam (espero que sejas muitas, assim sobra mais para quem gosta, como eu rsrsr brincadeirinha!!). Há também aqueles que não podem, não devem tomar café sem limites, como eu, por exemplo, quando estou na semana, na quinzena ou no mês da gastrite! É uma tortura!! Sinto falta do cafezinho! Não sou muito chegada a ter dor de cabeça, mas quando acontece ponho a culpa em não ter tomado um menorzinho e logo trato de coar um!!!E nao é que melhoro rsrsr!!SANTO CAFÉ ou CAFÉ SANTO!!!
Agora, vejam que bela imagem para os "doidos" por café rsrsrs!!


                                               Acompanhado de biscoitinhos!! Ai, ai!!!

                                   


A literatura está cheia de passagens com cafés e chás!! A história pode acontecer em qualquer lugar do mundo e sempre haverá a tendência dos personagens tomarem um cafezinho, até mesmo na Inglaterra,onde se tem o hábito de tomar o tão famoso CHÁ DAS CINCO!!! Na literatura brasileira, há uma forte presença do café e cafezinho "embalando" os momentos vividos pelos personagens!.Vejamos algumas passagens literárias em que o café se faz presente!

" Jantou menos mal, ainda que sem sopa; tomou café, preparado por ele mesmo, na máquina que levara, e encheu a noite como pôde" (Machado de Assis no conto "SÓ")

***Vejam o "Machado" fazendo café em máquina quando ainda hoje tem gente que costuma passar um café no coador de pano!! Diz que é mais gostoso!

                                        ***************************
" Lá no bairro os cafés continuavam abertos, entrou num, tomou dua médias, comeu bastante pão com manteiga, não se amolava de pagar o excedente(...)" ( Mário de Andrade no conto " Primeiro de Maio")

*** A média é aquela mistura de café com leite, geralmente tomado em copo americano de vidro!!(que pode ser meio a meio ou o famoso pingado), acompanhado de pão com manteiga! Bom demais!

" ... -Estou velho, cansado e preciso urgentemente de uma xícara de café. (...) "Sou mais eficiente depois de tomar meu café da manhã.(...) ( Raymond Chandler-escritor americano do romance " Para sempre ou nunca mais")

*** É o café interferindo na vida das pessoas!!

"- Um chá . Eu  ia fazer um chá.
 - Chá? Me lembro que você falou que ia fazer café. Não era café?
 - Não tem pó. (...) ( Caio Abreu Fernandes-em seu romance: Morangos Mofados)

***Deixar faltar pó de café? Que pecado rsrsr!!!

Agora vejam o fantástico da Clarice Lispector em " A Hora da Estrela"

"-Tudinho o quê , meu Deus, pois au ainda não falei! Pois olhe vou lhe pagar um cafezinho no botequim. Quer?
 - Pode ser pingado com leite?
 - Pode, é o mesmo preço, se for mais, o resto você paga.
 (...)- Ainda se encontra mulher barata. Você me custou pouco, um cafezinho. (...)

                                            **************
*** O café já foi barato, assim como a banana, a farinha de mandioca! Até o  bacalhau era considerado comida de "pobre". Como o mundo mudou!! Hoje tem lugares que se paga $ 2,50 um menorzinho, zinho, zinho (é moda copiada da europa servir um cadinho só de café nas cafeterias!!)Nos shoppings chega a custar $ 3,50 ...$ 4,50 e por ai vai!!


 E PARA TERMINAR, VEJAMOS ...

"(...) Havia um cheiro taõ bom de café e de bebida saindo de um pequeno bar, que nenhum dos dois resistiu.Entraram e apoiaram os cotovelos diante de grandes xícaras, de onde saía um fragrante perfume." (...) " Maigret tomava seu segundo café-cognac, e observava..."  "- Eu gostaria de um café-cognac. Está frio esta noite." (...) ( George Simenon- autor de  "A Velha Senhora"-História que se passa na França-Paris.

***Paris é a cidade dos cafés, em cada esquina tem uma cafeteria, sempre chic, com cadeiras na calçada, de onde se pode admirar a beleza da cidade e a elegância do parisiense! CONFIRA!

     Agora,  me deem licença, pois vou tomar um bom café com pão, bolo e biscoitinhos!! Estão servidos?!!rsrsrs

                                            *****************************************                                

13 comentários:

  1. huuum! Adoro café! Café com leite e mel de manhã, pra começar o dia, depois do almoço pra espantar a moleza, e à noite, com uns biscoitinhos pra fechar o dia com chave de ouro!
    Adoro um cafézinho básico, bem forte! Mas também amo experimentar combinaçoes mais elaboradas, com canela, creme, chocolate em pó, ou uns pedacinhos jogados dentro da xícara para derreter! E chá também está na minha lista de delícias. Os preferidos são: Abacaxi, maça com canela e cidreira! beijooo

    ResponderExcluir
  2. adoreiii nem precisa me convidar ok estou indo aí levar os cupcakes e tomar esse cafezinho ..amei acabei de fazer um bolinho também bolinho a mamãe o bolo malhado bjokas

    ResponderExcluir
  3. Eu adorava café...mas por motivos de doença hoje não bebo café mas adoro...um beijinho e uma boa semana:))

    ResponderExcluir
  4. eu adoro café mas só tomo de manha,agora meu marido toma café o dia todo,respondendo a perguntinha do camarão passe na farinha um por um e coloque em uma panela pequena com bastante óleo para fritar beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luci!!

      Obrigada pela presença no blog e pela boa dica do camarão.bjs.Dy.

      Excluir
  5. Gostei do seu cantinho.

    Passe na minha cozinha para tomar um café!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amo o pequeno almoço, pena ser sempre a correr, mas temos sempre o fim de semana para compensar.
    Benvinda ao meu blog e obrigada.
    Jinhos fofos

    ResponderExcluir
  7. O cafezinho eu costumo dispensar... O que eu gosto mesmo são bebidas feitas com café gelado! Geralmente misturando ingredientes como sorvete de creme, nutella, ovomaltine... Sempre que vou a um Café de shopping peço uma bebida neste estilo!
    Mastigando em Salvador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo, seja bem vindo ao blog!! Também gosto de café com outras mistura, o capuchino, por exemplo, é demais!! No post fala tb de café com cognac, uma mistura bastante usada nos lugares frios!!Ainda não tomei café com nutella,provarei!!Obrigada pela visita. Bjs,Dy.

      Excluir
  8. Hummm, que vontade de tomar um cafezinho com leite e bolo hehehe...
    Mas eu ainda prefiro o bom e velho achocolatado!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. me tomaba un café contigo encantada de la vida, que maravilla! besitos

    ResponderExcluir
  10. Eita, Diana, você pegou no meu ponto fraco. Amo café e deixar o pó faltar é um tremendo pecado.
    Adorei os trechos literários referentes a essa rica bebida! :)

    Então, vamos tomar um cafezinho?

    Beijos!

    ResponderExcluir