sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PRATO ÚNICO OU PRINCIPAL- UMA OPÇÃO GASTRONÔMICA SABOROSA!!

OLÁ!!!


 Queridas amigas-seguidoras ,estou ausentando-me por uns l5 dias!! Depois de um ano de trabalho árduo, preciso um pouco de descanso e lazer, pois também sou filha de Deus!!! rsrsr. Assim, à partir de segunda-feira, dia 30 de janeiro estarei viajando, mas vou ficar ligada nas postagens e nas visitas rsrsr!! Monitorando à distância rsrsr!! Então, comportem-se e até a volta!!!
                                                        
                                         Mesa para o preparo de pratos!!!
                            Foto do livro Português " Doze Meses de Cozinha"
                                             
                                                                                                                                                 
Hoje, vou falar sobre os deliciosos e versáteis  pratos únicos, também chamados de pratos principais.São composições consistentes, "robustas", por si só consideradas uma refeição completa!!Essas receitas existem em todo lugar do mundo, do mais simples ao mais sofisticado, todos se rendem a esse "revirado de ingredientes poderosos!Muitas dessas receitas têm similaridade aqui, entre nós, no Brasil !'


 Então tem-se:

*O Casoulet, na França, prato eleborado com pato, galinha,linguiça, bisteca, cenoura cravo.... e feijão branco!

*A Fabana, prato asturiano (Espanha) que consiste em: linguiça, chouriço, toucinho, batatas...e feijão branco
                                                                                                
*As Tripas, em Portugal, cujos ingrediente são:Tripas (livros ou folhos, favos...), chouriço, orelha, toucinho, carne de porco (da cabeça), frango...feijão manteiga ou branco.                                                                                                     
      
 Ainda temos o Puchero ou cocido (Espanha) que leva em sua receita: linguiça, paio, músculo ou carne de sua preferência, lombo de porco, abóbora, batata doce, repolho...mas o grão usado , neste caso, não é o feijão branco, mas sim o GRÃO DE BICO!

                               Fabada Asturiana (Espanha) Saborooosa!!!!
                            Foto do encarte de viagem-La Gastronomía Españhola

                                          
***Quero dizer que existem muitos outros lugares com pratos tais que se assemelham , estes só foram alguns exemplos.

                                                        *********************
Logo, todas estas receitas têm um quê de Brasil!! Parecem com a nossa dobradinha com feijão branco,com o sarravulho, (devido a misturas de carnes, batatas, azeitonas...) sarapatel (devido a mistura de vísceras....) e o nosso COZIDO (prato preparada com carnes, chouriços, paios, bacon , legumes e verduras ...), este último é, de fato, desculpem o trocadilho rsrsr, é o motivo da minha postagem hoje!!

Em Salvador, há  dias, nos restaurantes e até mesmo em casa ,destinados a serem servidos alguns pratos, nada rígido, talvez uma questão de se organizar cardápios em restaurantes. Portanto, têm-se o dia da comida baiana que é sexta-feira, do COZIDO!!! Mas, tudo não é cozido, ou seja, cozinhado, né rsrsrsr?!!!que varia entre terça, quinta.... E o dia fatídico- o da feijoada de DOMINGO rsrsr....Aliás, neste período do ano, começam as feijoadas promocionais das bandas que fazem  o carnaval da Bahia , dos donos das ruas e avenidas, dos camarotes, trios e muito $$$$$$!!! Sim, as feijoadas são pagas, feitas em salões de eventos, clubes..e são caras, pois têm atrações artísticas, celebridades e a sociedade baiana, claro com a presença de políticos rsrsr!!!
                                                     ***********************

                            COZIDO!!! Feito por mim!!! Delíiiicia pura!!!


Ontem, para não contrariar e, como diz o baiano, "Não quebrar a guia" rsrsr, fiz COZIDO!! Prato saboroso, suculento, rende muito, portanto, às vezes, aqui em casa, é preciso congelar para voltar a servi-lo em outro dia!! Recomendo: depois de degustá-lo  não dormir, principalmente na rede rsrsr!!!

**COZIDO  ( serve bem 04 pessoas)

INGREDIENTES:

Carnes


 01 quilo de carne com osso ( costela, peito, acem...)*02 paios, 02 linguiças, 200 gr.de bacon defumado, 300gsr de costela de porco defumada, 300 grs de lombro de porco defumado, meio quilo de carne seca, também conhecida como (de sertão, jabá,charque...), 250 grs de toicinho branco.

* temperar , de véspera, a carne fresca com osso(com sal, limão e cominho) deixar na geladeira
Atenção!! As carnes salgadas deverão ficar de molho (de um dia para o outro)

Legumes e verduras
02 chuchus, 02 cenouras grandes, meia dúzia de quiabos, 02 bananas da terra, 02 batatas doces médias, abóbora (um quarto de uma grande), 02 raízes de aipim (mandioca, macaxeira...) uns 04 maxixes, 04 jilós,meio repolho (médio), dois maços de couve (folha).

Temperos:

Cebola, pimentão, alho, tomate, folha de louro, cominho,salsa, extrato de tomate, limão, óleo e sal.

MODO DE PREPARAR:

Lave bem as carnes que estavam de molho, e escorra bem .Em uma panela de pressão (média ou grande), coloque o óleo, o alho socado, e a cebola bem picadinha e refogue com as carnes secas. Depois acrescente a carne com osso misturando bem, coloque os demais temperos, envolvendo todas as carnes até ficarem bem refogadas. Acrescente água até cobri-las.Cozinhe na pressão em fogo alto por uns l5 minutos, depois reduza a chama e cozinhe por mais ou menos 30 minutos.

Abra a panela após tirar toda a pressão e prove o sal, precisando mais acrescente a seu gosto. Retire as carnes da panela e passe para uma assadeira funda, tigela ou mesmo outra panela. Reserve.

Coloque as verduras e legumes no caldo restante da panela e acresce mais água até cobri-las.Leve a cozinhar por mais ou menos 15 a 20 minutos. Lembrem-se que allguns legumes cozinham mais rápido, como abóbora, batata, quiabo couve... e podem esbagaçar, então coloque -as para cozinhar em duas etapas .Primeiro as mais firmes (cenoura, chuchu, repolho...)  por l0 a l5 minutos, depois abra a panela e acrescente as demais e cozinhe juntas por mais l0 minutos.

Retire os legumes e verduras do fogo ,juntando-as às carnes e reserve o caldo para fazer o pirão com farinha de mesa (de mandioca), a seu gosto (mais mole ou mais encorpado).

 ***Há quem goste de acompanhar o COZIDO  também com arroz branco e um molhinho de pimenta.

.*** As verduras e legumes ficam ao critério do gosto de cada um!!Quem não aprecia jiló, maxixe, quiabo....não é obrigatório colocá-los. Também pode-se colocar outras de sua preferência.


                                           FEITO POR MIM!!! HUUUUMMMMM!!!
COMAM COM MODERAÇÃO rsrsr!!!

Beijos!! Até mais!!

10 comentários:

  1. Aiii que delíciaaa, deu água na boca esse seu cozido!!!
    Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm... Rsrsrs...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro cozido! E o lá de casa é sempre mais levinho, sem tantas carnes gordurosas....Sexta feira, pra mim, é dia de peixe, moqueca de camarão ou caruru! No meu caso, não é uma questão religiosa, nem promessa...ahhahaha....é costume mesmo...e como sempre tem comida baiana nos restaurantes, às sextas-feiras, acabo deixando pra comê-la nesse dia mesmo! É uma delícia! bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoreiii a notícia via email! Amanhã te ligo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que deliciosas sugestões Diana, sou fã de pratos com legumes.
    São saudáveis e leves.E quanto mais diversificadas as receitas melhor.
    Obrigada pelas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sou servida desse cozidinho, hummmmmmmmmmmmmmm
    Jinhos fofos e boas férias, volta rápido

    ResponderExcluir
  6. Diana, esse cozido está com uma aspecto maravilhosoooo!
    Desejo-te que tenhas umas boas férias.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. que plato más rico y sano que descanses y mucho que es lo mejor renovar energías!

    ResponderExcluir
  8. Lindo e substancioso prato! Desejo ótimo resto das férias! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  9. imposible comer con moderación con estos platos tan sabrosos!!! Besitos

    ResponderExcluir
  10. que delícia nunca fiz mais ja anotei a receita beijos

    ResponderExcluir