segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pão italiano -Receita fácil e saborosa

Olá!!!

"... Se não tem pão,que comam brioches!!!"

* palavras atribuídas a uma nobre francesa(sem noção da gravidade dos fatos!!!)

O pão é um alimento antigo! Dizem que  surgiu, juntamente com o cultivo do trigo, na Mesopotâmia, onde, hoje, é o Iraque! A princípio era sem nenhuma sofisticação, o trigo era moído na pedra, e os pães tinham forma achatadas, eram duros e secos ,devido à falta de fermentação, gorduras...

O pão levedado (fermentado) foi inventado no Antigo Egipto, há cerca de 6.000 anos!!! E esse processo deve ter sido descoberto por acaso.Lá também ele servia como salário e cada camponês ganhava sua cota diária de 03 pães e 02 cântaros de cerveja por dia de trabalho!!

O pão é um alimento tão modesto, mas necessário na vida do homem desde sempre!! Apesar de ter sido inovado,ou seja, adicionado a este vitaminas,gorduras,fermentações mais modernas, ingredientes sofisticados e mais caros,entre outros ingredientes, há pessoas que ainda preferem  o pão de massa simples e com poucos ingredientes, o famoso pão de sal, francês, de preferência bem quentinho com manteiga ou margarina huuuummmm!!!

Embora o seu valor de comércio tenha subido absurdamente," o pão Nosso de cada dia..." persiste ainda como primeiro alimento da manhã dos povos em geral.Ele se faz presente na mesa dos ricos e dos menos favorecidos , para alguns logo cedo, antes de sairem para  o trabalho, ou melhor,"para ganhar o pão com o suor do teu rosto...", conforme decretou ELE! 

Há pão para o paladar de todos: o pão francês, o árabe ou sírio, o italiano, o de centeio o de forma, os pães doces deliciosos com chás, cafés...e o pão Ázimo (sem fermento) que ficou conhecido como o pão que os isralenses estavam fazendo antes da fuga do Antigo Egito e, portanto, não houve tempo de levedar(fermentar) . Este pão é ainda hoje consumido por este povo em seus lares e em festas especiais. 

                               ***********************************************                          
Hoje, darei a receita de um pão italiano bem simples e fácil de fazer, conforme prometi!!

                                                       PÃO ITALIANO
                                                Huuuummm!!

INGREDIENTES:

400ml de água morna, 1 e 1/2 colher (sopa) de sal, 30 g de fermento biológico fresco, 01 copinho de yogurte natural, 07 xícaras (chá) de farinha de trigo.Farinha de trigo para enfarinhar, óleo para untar, azeite de oliva para pincelar o pão, margarina ou manteiga , geleia, patê...para acompanhar depois de pronto.

MODO DE FAZER:
                                                                                               Delícia!!
Em uma vasilha, coloque a água morna e adicione o sal e o fermento, misturando bem.Depois acrescente o yogurte e misture.Adicione a farinha de trigo aos poucos, amassando até a massa ficar elástica.Transfira a massa para uma mesa enfarinhada e sove bem .Cubra com um pano e deixe descansar por 01 hora.

Passado o descanso, ajeite em formato de bola, achatando um pouco.Com uma faca afiada, faça um corte em cruz no centro do pão(em cima) como nas fotos.Coloque -o em uma assadeira untada com oleo, pincele com azeite, polvilhe por cima com farinha de trigo. Leve ao forno médio preaquecido, por 30 minutos ou até dourar..Retire do forno e sirva a sua vontade.



Com um Chazinho, heim?!!
                                                                                                                Huuummm!!

                                                      
                    Bom Apetite!!

5 comentários:

  1. Oi Diana, delícia de receita, adorei.
    Agradeço sua visita, você veio completar 500 seguidores no Vale do Sol, obrigada!
    Beijos e lindo dia pra ti!

    ResponderExcluir
  2. ai que delícia e ficou lindo o pão,vou fazer beijos

    ResponderExcluir
  3. Que "massa"! (literalmente!) Pão é tudo de bom! Eu lembro que quando eu era pequena, eu so comia o miolo do pão...imagina!? Depois de grandinham, descobri o que eu estava perdendo...kkkk! Hoje como o pão todo, lógico, e quanto mais crocante a casca, melhor! :*

    ResponderExcluir
  4. Oi Diana

    Bah Guria, tô encantada com teu blog.
    Em 2008 quando iniciei o primeiro álbum da cozinha, comecei a contextualizar, mas, infelizmente o tempo é curto e desisti e, por isso achei o teu blog o máximo.
    Claaaro que virei espiar as receitas também.
    hhiihi
    Bj♥s

    ResponderExcluir