Olha só o AIPIM na carta de Caminha!!!
"Eles não lavram nem criam.Não há aqui boi, nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem qualquer outra alimária, que costumada seja ao viver dos homens. Nem comem senão desse inhame, que aqui há muito"
***O tal inhame era a mandioca da qual os índios comiam das raizes às folhas!!! rsrsr!!
Bem douradinho!!!
Mas o que não posso esquecer é do saboroso BOLO DE AIMPIM (sim, coloquei um M antes desse "P" porque baiano costuma nasalizar determinadas sílabas rsrsr!!! São João sem bolo de aimpim, ai ai... é pobreza demais!!!Qualquer casa, seja ela rica ou menos favorecida, durante as festas juninas,vai estar lá o tal bolo, bem saboroso no meio da mesa!!
******************************
Falo que o bolo é simples, pois hoje já o fazemos sem as maneirices de antes: coco in natura, ralado no ralador,passado no pano branco ou peneira fina para tira o leite de coco bem grosso!! Só se usava manteiga ( e da boa!!), o aipim era ralado também no ralador!! Vixe, Maria!! Quanto trabalho!!
HOJE, usamos coco de garrafinha, (eu ainda a uso com baixo teor de gordura) ,margarina (se quiser ligth fica bom ) e por fim...batemos tudo no liquidificador!! Axé!! Nossos avós (principalmente os meus-portugueses) estão se revirando no túmulo!! Mas, enfim, a" modernidade" veio para usarmos a tecnologia a nosso favor, não é??Então, vamos ao BOLO !!
BOLO DE AIPIM
01 quilo de aipim, 150 gramas de manteiga ou margarina,01 colher (sopa) de fermento em pó, 02 xícaras (chá) de açúcar cristal, 04 ovos grandes,02 vidros (pequenos) de leite de coco ou 02 xícaras (chá) de leite de coco in natura(no processo antigo rsrsr), canela em pó.
MODO DE FAZER
Para manusear melhor, primeiro corte as raízes ao meio ou em três se forem grandes e só depois descasque-as. Lave-as em água corrente e depois divida os pedaços em quatro ( no sentido longitudinal). Remova os fios que ficam ligando os pedaços e depois corte o aipim em pedaços menores (para ir ao liquidificador). Reserve.
Unte com manteiga uma forma (grande) de buraco no meio e borrife em toda ela canela em pó. Despeje a massa na forma e leve ao forno preaquecido (10 min ) e deixe assar por 40 a 50 minutos. Ao tira-alo do forno, deixe esfriar um pouco, solte as beiradas com uma faca e vire sobre um prato de bolo.
Huuum!! Feito por mim!!
BOM APETITE!!