terça-feira, 27 de março de 2012

BOLO DE AIPIM - ( Receita fácil fácil !! )

Olá!!!

Olha só o AIPIM na carta de Caminha!!!

"Eles não lavram nem criam.Não há aqui boi, nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem qualquer outra alimária, que costumada seja ao viver dos homens. Nem comem senão desse inhame, que aqui há muito"

***O tal inhame era a mandioca da qual os índios comiam das raizes às folhas!!! rsrsr!!

                                                        Bem douradinho!!!
Para nós, baianos, o AIPIM ( mandioca , macaxera, pau de farinha, pão de pobre,uaipi, macamba...) é presença constante em nossa culinária! É uma raíz saborosa e versátil que se presta a  fazer inúmeras guloseimas, entre elas: beiju (biju ,tapioca...), escondidinho (prato muito em moda hoje em dia), cuscuz, mingaus, bolos, a farinha de mesa (ou do reino...) sem a qual o(a) baiano (a) não  vive!! Como degustar feijão ou feijoada sem farinha?! Como fazer a farofa de azeite de dendê ,para acompanhar a moqueca, sem farinha?!,como fazer o pirão do cozido (prato muito apreciado por nós) sem a farinha não dá...rsrsr!! Além disso, comemos aipim cozido no café da manhã (ou da noite rsrsr), fazemos ele frito para acompanhar alguns pratos ( um bom substituto da batata frita!). Bem, ficaria aqui um bom tempo falando do emprego do tal aipim na culinária.

Mas o que não posso esquecer é do saboroso  BOLO DE AIMPIM (sim, coloquei um M antes desse "P" porque baiano costuma nasalizar determinadas sílabas rsrsr!!!  São João sem bolo de aimpim, ai ai... é pobreza demais!!!Qualquer casa, seja ela rica ou menos favorecida,  durante as festas juninas,vai estar lá o tal bolo, bem saboroso no meio da mesa!!

                                     ******************************

Falo que o bolo é simples, pois hoje já o fazemos sem as maneirices de antes: coco in natura, ralado no ralador,passado no pano branco ou peneira fina para tira o leite de coco bem grosso!! Só se usava manteiga ( e da boa!!), o aipim era ralado também no ralador!! Vixe, Maria!! Quanto trabalho!!

 HOJE, usamos coco de garrafinha, (eu ainda a uso com baixo teor de gordura) ,margarina (se quiser ligth fica bom ) e por fim...batemos tudo no liquidificador!! Axé!! Nossos avós (principalmente os meus-portugueses) estão se revirando no túmulo!! Mas, enfim, a" modernidade" veio para usarmos a tecnologia a nosso favor, não é??Então, vamos ao BOLO !!

BOLO DE AIPIM

01 quilo de aipim, 150 gramas de manteiga ou margarina,01 colher (sopa) de fermento em pó, 02 xícaras (chá) de açúcar cristal, 04 ovos grandes,02 vidros (pequenos) de leite de coco ou 02 xícaras (chá) de leite de coco in natura(no processo antigo rsrsr), canela em pó.



MODO DE FAZER
Para manusear melhor, primeiro corte as raízes ao meio ou em três se forem grandes e só depois descasque-as. Lave-as em água corrente e depois divida os pedaços em quatro ( no sentido longitudinal). Remova os fios que ficam ligando os pedaços e depois corte o aipim em pedaços menores (para ir ao liquidificador). Reserve.

NO LIQUIDIFICADOR: Coloque 01 garrafinha de leite de coco, metade dos pedaços de aipim,01 xícara de açúcar , a manteiga. 02 ovos. Bata esses ingredientes, formando um creme. A seguir, acrescente o restante do aipim, do açúcar, a outra garrafinha de leite,e os ovos restantes. Bata envolvendo toda a massa.Por fim, acrescente o fermento e 01 colher (chá) de canela em pó. Bata mais um pouco.

Unte com manteiga uma forma  (grande) de buraco no meio e borrife em toda ela canela em pó. Despeje a massa na forma e leve ao forno preaquecido (10 min ) e deixe assar por 40 a 50 minutos. Ao tira-alo do forno, deixe esfriar um pouco, solte as beiradas com uma faca e vire sobre um prato de bolo.

                                                    Huuum!! Feito por mim!!
                                                              BOM APETITE!!

11 comentários:

  1. Aipim pra mim é que não batata...fica bom de qualquer jeito! mas confesso, que minhas guloseimas preferidas são o escondinho (ou até o purê puro, mesmo) e o aipim frito, pra comer que nem...batata frita! rs tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de bolo Diana, e ficou lindo.
    É mesmo fácil de fazer, não precisa ralar o aipim.
    Tenho que experimentar.
    Estou levando a receita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Delícia de bolo, Diana! Adoro bolo de mandioca, mas aqui em casa quem o prepara, é o maridão. Ele diz que só nordestino sabe fazer. É claro que ele fala isso brincando, mas eu acabo aproveitando dessa especialidade dele. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Diana, aqui na Paraíba chamamos o aipim de macaxeira. A mandioca é uma raiz irmã da macaxeira (aipim). A mandioca não se come como comemos o aipim, pois é venenosa. Ela serve para ser ralada e fazer farinha, goma para tapioca e massa para bolos. Sei disso porque minha avó tinha um pequeno sítio com plantação de mandioca e também macaxeira (aipim). Vi de muito perto a produção da farinha... era mágico!

    Por muito tempo minha mãe comercializou bolo de mandioca, hoje em dia ela faz somente para a família. A sua receita também é muito apetitosa!

    Esse post me trouxe ótimas lembranças. Obrigada!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Buenas noches, que bollitos mas fácil como bien dices, pero muy rico y esponjoso. Me guardaría un buen pedazo, para tomarlo en el desayuno de mañana.
    Un saludo Paco

    ResponderExcluir
  6. Oi Diana!!
    Hummm, que delícia que deve ser esse bolo!
    Quando eu for visitar Salvador vou lembrar dessa proposta de fazer o bolo pra mim, hein?! Rsrsrs...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Diana,

    Parece estar perfeito o seu bolo de "aimpim", úmido e delicioso...
    Realmente a praticidade tomou conta de tudo, ainda bem ...assim temos tempo para fazer outras coisas, além de deliciosas guloseimas...

    Até Mais...
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  8. Olá Diana:)
    Vim agradecer e retribuir a simpática visita ao meu cantinho! Este bolo ficou lindo, bem douradinho e com um interior muito tentador, gostei!
    Também já sou seguidora:)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Bolo de Aipim é um das coisas mais deliciosas que existem! Parabéns pela receita!

    Mastigando em Salvador

    ResponderExcluir
  10. Oi Diana!

    Passei para conhecer o seu blog e fiquei encantada tanta receita deliciosa preparada com tanto carinho e capricho!! Parabéns mesmo!!
    E esse bolo de aipim??? Que delícia!! Fiquei morrendo de vontade.... Minha mãe chama esse bolo de mané pelado! hahahahaha....
    Estou te seguindo desde agora e espero voltar para encontrar muitas novidades!
    Se quiser visitar meu espaço e dar uns pitacos por lá será muito bem vinda! http://www.pitacogastronomico.com/
    Beijos e até a próxima!

    Camila.

    ResponderExcluir