terça-feira, 17 de abril de 2012

Torta Rica!! ( morangos, maçãs, castanhas do Pará...)

OLÁ!!
                                                                                                                                                          
As frutas são um sucesso em tudo! Elas são uma dádiva preciosa, enfeitam e colorem a natureza com tons vários, cada uma tem a sua nuance própria, natural!!Difícil de se reproduzir verdadeiramente até em paletas de pintores famosos!! O vermelho do morango difere do da maçã, da framboesa, da cereja , da melancia...;o amarelo da banana não é igual ao do pêssego, ao da pêra, ao do caju...Assim é a natureza-versátil!
                                                                                               Fruteira de casa!
                                                                                                            
A maçã, por exemplo, é citada em verso e prosa.Recentemente, os fãs da música popular romântica perderam o Vando, cantor e compositor da Arte de Amar! Em seus versos, ele usava a maçã e a rosa( vermelhas )como símbolos para cantar o amor! Vejam a presença desta fruta saborosa, a maçã, nos versos de um dos seus maiores sucessos: "Gosto de Maça."

"O vento tocava meu rosto/ no sol de final de verão/ nas mãos uma rosa vermelha/ na boca um gosto de maçã..."
"Quero ser o arrepio no seu corpo todo! ou ou/ A mordida na maçã que não se esquece o gosto! hum"

                                                          *************************              
   Huuummm!!                                                                                                                                                                                                                   
O morango é outra fruta vermelha bastante "cortejada" na música e literatura.Aqui escolhi para exemplificar na literatura, passagens do livro "Morangos Mofados" do talentoso e saudoso escritor gaúcho" Caio Fernan-
do Abreu"

 Assim, usando uma estrofe da música " Stawberry Fields Forever" (Campos de Morangos para Sempre) dos Beatles ,Caio abre o III e último capítulo  intitulado" Morangos Mofados"( que tem  o mesmo nome do livro)

"Let me take you down/ cause I'm going to strawberry fields/nothinh is real, and nothinhg to get/hung about Campos de Morastrawberry fields forever."  (Lennon& MacCartney)

**A seguir, passagens do livro Morangos Mofados de Caio Fernando Abreu)

"...e a cada dia ampliava-se na boca aquele gosto de morangos mofados, verde doentio, guardado no fundo escuro de alguma gaveta."

"Na parede, a natureza morta com secas uvas brancas, pêras pálidas, macilentas maçãs verdes.Nenhuma melancia escancarada, nenhuma pitanga madura, nenhum morango mofado- e este gosto, senhor, sempre presente na minha boca?"

" O sol estava nascendo(...)
Absolutamente calmo,(...), absolutamente só enquanto considerava atento, observando os canteiros de cimento; será que é possível plantar morangos aqui? Ou se não aqui, procurar algum lugar em outro lugar? Frescos morangos vermelhos.Achava que sim.Que sim.Sim."

 Nota do Blog: Era assim que Caio mostrava a solidão urbana,o isolamento, a secura das grandes cidades. Em 1988, o livro virou peça de teatro, dirigida por Paulo Attos e Fernando Guerreiro,e ficou 03 anos em cartaz aqui em Salvador, cidade na qual o autor tinha grandes afinidades e muitos amigos.
Recomendo o livro, pois lá  se encontra as incertezas de uma geração , escrita de forma verdadeira e pungente.
                                                                                            Feito por mim!!
AGORA VAMOS À TORTA RICA!! 
 
Esta torta foi uma" recriação" minha! Queria inovar o recheio usado nesse tipo de massa e apelei para ingredientes diversificados ( felizmente) rsrsr, ficou uma delícia que vale a pena conferir e , claro, fazer e degustar!
 Dei o nome de" Rica" à torta, pois seus ingredientes são, de fato, um pouco caros rsrsr morangos, maçãs, castanha do pará, leite condensado..., mas também por serem ingredientes ricos em nutrientes diversos, como vitaminas, sais minerais, fibras...que garantem diversos benefícios à nossa saúde.                                                                                                                  

INGREDIENTES(para a massa)03 xícaras (chá) de farinha de trigo, 01 colher (sopa) de fermento em pó,  01 colher (chá) de canela em pó, 01 ovo, 01 xícara (chá) de açúcar, 100 gramas de manteiga ou margarina (gelada), 1/2 xícara (chá) de castanha do pará, ou nozes, ou amêndoas...Fiz com castanha do pará.

INGREDIENTES(para o recheio) 02a 03 maçãs (médias), 01 caixinha de morangos frescos, 01 lata de leite condensado, 02 colheres de amido de milho 01 xícara de leite, 04 colheres (sopa) de açúcar cristal, 01 gema, 01 colher de margarina e  01 colher (café) de baunilha.

MODO DE FAZER (a massa)Em uma vasilha funda, coloque a farinha de trigo, o fermento, o ovo, o açúcar e a margarina gelada em pedacinhos , deixando uns pedacinhos reservados .Misture com um garfo até formar uma farofa. Retire 1/4 da farofa , acrescente a canela em pó e as castanhas picadas e reserve (para a cobertura).Retorne à massa e acrescente os pedacinhos de margarina reservados à massa e misture com as mãos (sem sovar, ou apertar) Fica como na foto-uma farofa mais molhada. Abra a massa em um pirex raso redondo ou forma de aro com fundo removível, cobrindo todo o fundo do pirex e as laterais. Dê furinhos com garfo na massa e reserve.

MODO DE FAZER(o recheio)Coloque em uma panela o leite condensado, o amido de milho( dissolvido antes no leite), as gemas e a margarina.Mexa sem parar em fogo baixo até engrossar. Reserve. Para a Calda de frutas : em outra panela, coloque 04 colheres(sopa) de açúcar cristal, deixe dourar um pouco e acrescente um copo de água, formando uma calda. Coloque os morangos cortados ao meio(longitudinal), as maçãs descascadas e fatiadas (não muito finas) e a baunilha.Deixe reduzir um pouco a calda. Reserve.
                                                     
(  Antes de ir ao forno)
MONTAGEM DA TORTA:Sobre a massa do pirex, coloque o creme até forrar todo o fundo.Acrescente a calda das frutas e por fim cubra toda ela com a farofa reservada.Leve ao forno( preaquecido 220 graus )até dourar (mais ou menos 20 minutos). Decore com morangos e maçãs.
                                 
                    



                                                                                    

     HUUMMMM!!!AGORA, É SÓ DEGUSTAR!!!!!
                                                       
                                                                                                           

16 comentários:

  1. Nooossa, deve ser muito boa essa torta!!Dá pra ver!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que combinação magnífica!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  3. Que torta linda que ficou e deve ser uma delícia,eu adoro frutas beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro fruta, docinha e sumarenta, como é possível resistir? Assim como essa tarte, muito bem combinada e que só pode ser deliciosa! Para além de bonita:)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Diana
    Realmente as frutas são muito inspiradoras pela beleza única e pelo aroma...E essa sua torta ficou muuuuito linda e sem dúvida deliciosa...beijkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pea visita e comentários positivos.Volte sempre,bjs.

      Excluir
  6. Olá Diana,
    Realmente esse torta deve ter deixado um cheirinho maravilhoso pela casa. E que rica! Saudades que eu tenho da Castanha do Pará! Beijo

    ResponderExcluir
  7. Que bela torta! :) e tudo tão bem esplicadinho! :) Adorei o seu blog, obrigado pela mensagem, irei cá voltar muito mais vezes!

    ResponderExcluir
  8. Essa eu provei! Ficou uma maravilha! Levei pra lanchar escondida no trabalho, rs....senão todos ia querer um mordida e não ia sobrar nadinha! :) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a minha filha!!

      Por isso que dei por falta de um grande pedaço!! É assim que a gente pega o ratinho rsrsr!! Bjs,mamy!

      Excluir
  9. Buenos días Diana. Tiene que estar buenísima esa tarta de frutas que nos has preparado. Una buena y perfecta combinación de ingredientes. La presentación es muy buena al igual que el corte que tiene.
    Un beso Paco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita!!Fico feliz com os incentivos!!Bjs.

      Excluir
  10. Hummmmm que bom aspecto, adorei! ^^

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá, meninos e meninas!!

    Este meu jardim está florido, cheio de Rosas e também de belos Cravos!! rsrsr.Obrigada a todos!Diana.

    ResponderExcluir
  12. Realmente, preciso de um babador rsrs. Deve ser deliciosa essa torta!!
    Amei seu email, já respondi e fiquei lisonjeada por ter lembrado de mim! Vou preparar um post bem legal assim que tiver um tempinho!

    Beijos e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir