terça-feira, 8 de maio de 2012

A Berinjela e suas propriedades!! ( RECEITAS)

EXPERIMENTE A BERINJELA!!!


Nem todo mundo gosta de berinjela,legume originário da Índia e China, rico em carboidrato que gera fonte de energia.Mas já existem estudos sobre as propiedades de a berinjela baixar os níveis de triglicérides, do colestetol ruim e do ácido úrico!Além disso, é rica em vitaminas,sais minerais, flavonóides...
                                                                                 

A Farinha de berinjela tem sido usada  para combater aquela barriguinha  indesejada por homens e, principalmente, pelas MULHERES rsrsrsr!!! A farinha proporciona a diminuição da circunferência abdominal e a redução da gordura que está associada ao diabetes 2 e às doenças cardiovasculares(Conforme pesquisadores e nutricionistas da UFRJ) -Revista Saúde/10.

A farinha de berinjela já existe em lojas de venda de produtos naturais, algumas delicatessen e até em supermercados! Mas você pode fazê-la em casa e o processo é bem simples!

Receita da Farinha de Berinjela

Escolha berinjelas com as cascas lisas , bem brilhantes, sem manchas .Desidrate o fruto no forno a 200 graus por mais ou menos 02 horas.Em seguida, bata no liquidificador ou no processador.

A farinha tem validade de 01 ano se armazenada corretamente, ou seja, fora de umidade e incidência de luz. A farinha pode ser adicionada em sopas, iogurtes, vitaminas, sucos...além disso pode-se fazer pães , biscoitos e bolos, pois não fica com sabor acentuado!!Já experimentei comprada pronta e também já fiz várias vezes esta receitinha!!Vale a pena!! 


***As berinjelas também  são muito usadas na cozinha árabe, indiana, francesa, grega...Veja, a seguir, uma receitinha bem simples e saborosa!!

                                                                                          
 ** PRONTA PARA IR AO FORNO!
BERINJELAS AO FORNO (para 04 pessoas)

Ingredientes: 2 berinjelas grandes, 01 cebola grande picada, 02 dentes de alho socados,02 colheres sopa de salsinha  picada, pimenta síria  a gosto( ou cominho), 01 tomate grande maduro sem sementes, cortado em cubinhos, 50 gramas de mozzarella em fatias, 250 gramas de carne moída, 01 colher (sopa) de manteiga ou margarina, 1/2 xícara (chá) de molho de tomate pronto diluído em água até completar a xícara, sal a gosto.

Modo de Preparar: afervente a berinjela por 03 minutos (fogo baixo).Em seguida, corte as pontas e abra ao meio no sentido do comprimento e retire parte do  miolo, sem ferir a casca.

Em uma panela, refogue na manteiga a cebola, os alhos e a salsinha.Junte a carne moída, o miolo retirado do legume,  a pimenta e o sal, e cozinhe por 15 a 20 minutos. Recheie as berinjelas com esta mistura, acrescente os tomates,  cubra-as com as fatias de mozzarella. Coloque-as em um refratário e regue com o molho de tomate. Leve ao forno preaquecido, a 180 graus C, por mais ou menos 10 minutos, ou até o queijo derreter.

                                              HUUUMMM!!!FEITO POR MIM!!!!

                                    PRONTA PARA SER SERVIDA!! BOM APETITE!!

9 comentários:

  1. Hummm, eu amo berinjela, Diana!!
    Não conhecia a farinha, que legal! Vou mostrar pra minha mãe.
    Sempre que vejo algo diferente, mostro o blog pra ela hahaha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendi a gostar de berinjela! e hoje sou fã da de forno, como a da foto! com queijo fica uma delícia! Não sabia que tinha origem oriental...legal! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm que delicia srrsrs .minha mae ja fez essa receita!!! e eu adorooooooooooo.

      Excluir
  3. Eu gosto de berinjela Diana e adorei a receita da farinha e da berinjela ao forno vou fazer beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro beringela, Diana, mas já o meu marido só a come se for bem disfarçada! Assim dessa forma no forno de certeza que ele comia sem qualquer problema, ficou uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Diana:
    gostei da dica da farinha!
    Agora essa sua berinjela ao forno, nooooossa!
    Tá demais!

    Bjinhus..

    ResponderExcluir
  6. Já vi sim o comercial da Risqué com a inglesinha da Mariana Ximenes! É linda, mas é básica demais pra mim hehe.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Diana ,um feliz dia das mães beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luci, Um Feliz Dia das Mães opara vc também.Que Deus abençoe a vc e seus familiares.Bjs,Dy.

      Excluir