terça-feira, 29 de maio de 2012

Risoto de Cogumelos-Receita.


                                                                               

                                                 Huuumm!!Delicioso!!!  

RISOTO FESTIVO!!


O risoto é um prato único,pois completo! É uma receita elaborada, mas não difícil de fazer, cuja base é o arroz (de preferência o arbório). É um prato consistente, com ingredientes diversos, o que  o torna bastante saboroso!

No dia da Mães, este ano,fizemos um almoço delicioso à base de bacalhau, peixe ao forno ...Já no jantar, servimos peixe a dorê com molho de camarões.Mas, como uma das minhas filhas é alérgica a camarões, optamos por um segundo prato- o risoto de cogumelo, aliás feito por ela!! Receita e fotos a seguir.


Ingredientes:02 xícaras(chá) de arroz arbório,01 xícara (chá) de vinho branco,02 tabletes de caldo de legumes ou de carne,05 colheres (sopa) de azeite de oliva,02 xícaras (chá) de margarina ou manteiga  1/2 copo de requeijão cremoso,01 xícara (chá) de alho poró em aneis,04 colheres (sopa) de queijo parmezão,01 cebola média picada, 01 vidro de cogumelos brancos(tipo francês)*, 01 colher (café) de cominho ou pimenta do reino,01 colher cheia (chá) de açafrão ou cúrcuma, 01 colher (café)) de alecrim seco,manjericão a gosto (limite-se, pois o sabor sobrepuja os demais condimentos), um ramo de salsão, (ou salsa), uma pitada de noz moscada, sal a gosto (lembre-se que já tem os tabletes de caldo...), 1 litro e meio de água.

Modo de Preparar:Leve uma panela mais ou menos funda e aberta ao fogo com 1 litro e meio de água.Acrescente os tabletes de caldo,o manjericão, o cominho, o açafrão,o alecrim, a noz moscada,o salsão,02 colheres de azeite de oliva, 02 colheres (sopa) de aneis de alho poró, e metade da cebola picada.Deixe ferver e o caldo reduzir um pouco  e tomar gosto.

Em outra panela, também mais aberta, doure a manteiga , juntamente com as 03 colheres de azeite de oliva, acrescente os cogumelos, o restante do alho poró, da cebola picada,adicione o arroz, mexendo bem até envolver os temperos, despeje o vinho e deixe evaporar.Aos poucos (com auxílio de uma concha), vá colocando o caldo de de legumes feito,mexendo bem, mantendo o preparo em fonto de fervura , proceda assim até quase terminar o caldo e o arroz estiver molhadinho e macio.Diminua a chama do fogão, acrescente o queijo parmezão, o requeijão cremoso e envolva bem.

Desligue o fogo, coloque o Risoto imediatamente em uma travessa de ir à mesa e sirva quente.

OPCIONAL!! Decore com frutas seca (nozes, amêndoas...) e umas folhinhas de manjericão.

                                  *****************
Para um momento mais intimista, um jantarzinho a dois, por exemplo,você pode servir esse risoto, se quiser variando os ingrediente. Para finalizar a noite, sirva este mimo de sobremesa,cujo nome é "Sobremesa Delicada"- uma receita tirada de um livro" As Grandes Festas de Cláudia"(pgs.209-2l2) ,que tenho há muito tempo, (colecionado em fascículos e depois mandado encardenar!!Vinha todo mês junto com a assinatura da revista Cláudia! 
                                                              Huumm!!Finíssima!!
Sobremesa Delicada

Ingredientes: 1/2 quilo de sorvete de baunilha, suco de 01 limão, casca ralada de 01 limão, 01 clara, 02 colheres(chá) de açúcar, 1/2 garrafa de Champanha ( pode substituir, por minha conta rsrsrs, por proseco).

Modo de preparar:Bata o sorvete até ficar cremoso.Junte o suco e a casca do limão e mexa bem. À parte,bata a clara em ponto de neve, e acrescente o açúcar ficar em ponto firme.Misture cuidadosamente ao sorvete e leve ao congelador de um dia para o outro. No momento de servir, coloque o champanha em duas taças longas e  grandes até 3/4 da capacidade.A seguir, ponha em cada uma uma bola do sorvete e sirva imediatamente.

                        A Noite Vai Ser Um Sucesso!!!
                                                        BOM APETITE!!!

7 comentários:

  1. Diana, nunca consegui fazer um risoto que preste, mas quando eu voltar a tentar será com sua receita. Amo risoto! :)

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Margot!!!

      Que bom "vê-la" rsrsr!!! Já voltou a postar?!Verdade, risoto ,às vezes, dá dor de cabeça na questão do ponto!! Mas, já fiz esta receita algumas vezes, variando os ingredientes e tem ficado bom! Vá em frente , mãos à obra e depois mande a foto para eu postar!! Viu que sobremesa deliciosa?!Bjs.Dy.

      Excluir
  2. Cardápio perfeito!Ótima receita! Adoro!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Risoto engana...a gente pensa: vou comer só arroz? rs...ledo engano, os outros ingredientes e o molho fazem toda a diferença...kkkkk! Já caí nessa uma vez, mas aprendi!

    ResponderExcluir
  4. Que risoto delicioso adorei e gostei muito da sobremesa beijos

    ResponderExcluir
  5. Ai que delíciaaaa, amo risoto!!!

    Tá vendo? Saí dos azuis hahaha, na verdade, faz até um tempão que não pinto minhas unhas de azul e verde (cores preferidas).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Diana!!! Td bem?!?

    Olha, eu simplesmente amo risoto. Costumo fazer alguns aqui em casa e o pessoal tb adora!

    E essa receita deve ser boa demais!:)

    Parabéns pelo blog e até a próxima!!!

    Bjs e bom fds,
    Vanessa

    ResponderExcluir