quarta-feira, 18 de julho de 2012

RETORNANDO DAS FÉRIAS!!

Olá!!!
                                           
" O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência" ( Henry Ford)

Não há a menor dúvida de que  o recomeçar exige renúncias, dor, abandonos de coisas enraizadas...É doloroso, mas necessário, pois só assim temos a oportunidade de não ficar batendo na mesma tecla e que o melhor a fazer é seguir AVANTE!!

Enfim, o meu recesso terminou! Foram poucos dias, mas serviram para organizar algumas coisas que estavam paradas no tempo!! Ah...o tempo, como precisamos dele para nos reestruturarmos, reinventarmos!!!

Durante esse período de "férias", não viajei para fora do meu estado e nem do país, fiquei por aqui tentando "arrumar a casa" (leia-se: a casa-lar, a cabeça, a alma, a vida...) e como é difícil, pois são tantas  "gavetas"  e "Compartimentos Secretos" a serem desmontados e desvendados...este último que o diga Margot-dona do Blog assim denominado!

No entanto, fiz uma pequena repaginada no blog, principalmente sobre a  sua primeira proposta que seria" casar " a Literatura com a Culinária .Esta é uma intenção que requer pesquisa, para mim  não muito difícil, mas como a  maioria dos seguidores está mais centrada em culinária, esta acabou  sobrepujando a Literatura!! Assim, optei pela dedicação maior à gastronomia,mas sem deixar de referendar as artes em geral, entre elas a Literatura!

Mas se o assunto é Culinária, vamos a ela...rsrsrsr
                   Para Dinamizar na cozinha!!

                                        
Tempero Caseiro

Ingredientes: 03 cebolas grandes,02 pimentões verdes, 01 tomate maduro, mas firme (grande), 03 dentes de alho grandes, salsa a gosto, 01 colher (chá) de pimenta do reino ou cominho,02 colheres cheias (sopa)  de sal, 1/2 xícara (chá) de vinagre(usei de maçã),03 colheres de extrato de tomate (opcional), um fio de azeite de oliva.

Modo de preparar: corte os temperos em pedaços  médios e coloque-os junto aos demais condimentos no liquidificador, batendo até formar uma pasta espessa.Está pronto para o uso!

 Pitaco do Blog

***Empregue o tempero para fazer todo tipo de prato: sopas, feijão, assados, refogados...02 a 03 colheres (sopa) do tempero é o bastante em muitos casos.
***Lembrem-se que cada região e pessoa têm seus temperos favoritos, portanto use-os em substituição a alguns que não gostem e ou que sejam mais adequadas para determinada receita.
***Aqui na Bahia, por exemplo, usa-se muito coentro até mesmo em sopas e feijão, mas eu só uso este tempero em peixes e frutos do mar em geral.Logo, se for o mesmo caso, acrescente o coentro no preparo depois.
*** Acerte o sal no final da receita, pois, às vezes, é necessário.
*** Você pode dobrar a receita, distribuir o tempero em  várias porções e congelá-las.Fica ótimo!
***Mantenha o pote de tempero ( de uso diário) na geladeira.

                           Bom Apetite!!

11 comentários:

  1. Que bom que voltou,adorei o tempero beijos

    ResponderExcluir
  2. Que post temperado e feliz. Não precisamos ir muito longe para revigorar as energias, não é Diana?
    Obrigada pela menção ao meu blog, que legal! :)

    Esta receita de tempero caseiro é muito prática, adorei!

    Bem-vinda de volta!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Lady Dy! Eu adorava a cara do blog antes, mas a mudança também ficou bem legal! Parabéns mais uma vez!Também acho legal essa idéia de fazer o tempero e deixá-lo já pronto na geladeira para facilitar a vida ao longo da semana! Com certeza é bem mais prático (e ainda assim, saboroso) para a vida corrida das mulheres de hj! Amei! Seja bem vinda de volta!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você voltou, Dy!!!
    Adoreii a receita!! E gostei da nova carinha do blog! Está ficando cada dia melhor!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Buenas tardes, en estos momentos me encuentro de vacaciones y estoy haciendo un alto, para visitar los blogs amigos, y por lo que veo me he perdido un montón de cosas buenas y muy originales. Que pronto se pasan los días de fiesta, aunque veo que has sabido sacarles un buen provecho. Este plato que nos preparas me parece muy rico, sano y original y por los ingredientes que lleva, tiene que estar buenísimo. Te deseo unas muy felices vacaciones.
    Un saludo Paco

    ResponderExcluir
  6. Olá Diana,

    Feliz retorno...descansar é preciso sim....é muito bom repor as energias e voltar com tudo!!!
    Adorei o seu tempero, é sempre bom variar...

    Agradeço o seu carinho lá no Prato!!!
    Feliz Tarde!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  7. O bom é que vc voltou, e todos nós precisamos de
    um tempo para descansar.
    Tempero caseiro tem o seu lugar, o sabor e o aroma
    é outro, eu tbm gosto de fazer meus temperos, o seu
    ficou bom demais!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  8. hummmm adoro esse tempero e o seu ia muio bem agora com uma saladinha ..adorei sabe adoro temperos assim ..minha mãe não usa muito mas eu faço e uso ..adoro praticidade e este é bem partico ..vc sabe me dizer quanto tempo dura na geladeira flor ????
    bjokas boa sexta feira e parabens pela receita divina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sadhia!!

      Obrigada pela visita!! O tempero tem boa durabilidade! Essa quantidade que fiz, em termos de uso, dura 01 semana a 10 dias. Mas, vc pode dobrar a receita , retirar uma quantidade para o uso no dia a dia e congelar o restante do tempero em vasilhas, conforme falei.Congelo, geralmente, por 01 a 02 mêses, pois não passa por nenhum cozimento.Bjs.

      Excluir
  9. Olá Diana, fiquei feliz com sua volta, Que bom poder colocar a "casa" em ordem,.
    Um tempinho para nós mesmas é mesmo necessário. Seja bem vinda.
    Que delícia de tempero, nunca usei tomate no tempero pronto, gostei muito desta sugestão, vou fazer.
    Beijos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sonia!!

      A bem da verdade,coloco tomate na receita quando o tempero não é em grande quantidade, pois costuma , a longo prazo, azedar, principalmente quando muito maduro! Veja que só coloquei 01 tomate, nem deu para avermelhar o tempero rsrsr. Obrigada pela visita.Bjs, Dy.

      Excluir