terça-feira, 11 de setembro de 2012

Quando Setembro Vier-Que venham as Abóboras

Olá!!

"Para atravessar agosto, tudo isso ajuda..."chás, de preferências ingleses, cristais de gengibre,(...) vinhos, conhaques..."(Caio Abreu-escritor 1948-1996)

Enfim, o mês de agosto se foi!! Muito vento e friagem!!Ô mês longo, cansativo...sem nenhum feriado rsrsrs!!


 Durante agosto, em todo momento  eu dizia "Quando setembro chegar" vou fazer isso, vou fazer aquilo!! Enfim, setembro  chegou e promete dias mais quentes e, com a chegada da primavera, depois do dia vinte, flores virão, logo também mais cores!!  

Sempre nesse período, lembro-me do  belíssimo filme "Quando Setembro Vier", uma comédia-romântica deliciosa, ambientada na Riviera Italiana, de cenário lindíssimo  e trilha sonora ai...ai!! As cenas são engraçadas e ingênuas, uma história de amor leve com Rock Hudson, ator americano, elegantemente vestido, belo , saudável e no auge da juventude .No filme, Hudson  faz par romântico com a Gina Lollobrigida,atriz italiana, puramente linda ,sem recursos de botox, silicones...Mas, enfim, os tempos eram outros!!

Na Literatura, peguei um exemplo de "contentamento" para "Quando Setembro Vier" (ou Chegar), no conto  "Ovelhas Negras", do Escritor e Jornalista Caio Fernando Abreu (já falecido), autor de Morangos Mofados, Triângulo das Águas, entre outras  obras.Vejam que lindas palavras!!

"Acordei sem a menor dificuldade, espiei a rua em silêncio, muito limpa, as azaléias vermelhas e brancas todas floridas.Parecia que alguém tinha recém pintado o céu, de tão azul. (...)O ar puro da cidade lavava meus pulmões por dentro.Setembro estava chegando enfim!!(...)

Nota do Blog: Usei o verde no final do texto como forma de mostrar o quanto nós, brasileiros,mesmo em meio às adversidades , somos, ainda assim, persistentes e  esperançosos por natureza!
                               **************************

Que Venham as Abóboras!!

 Muitas pessoas não gostam de abóboras, talvéz pelo fato de guardar aquela ideia antiga de que as abóboras eram comidas para porcos! Mas, na verdade, sabemos que  cada pessoa tem seu paladar preferido, portanto gosto é gosto! Também vivemos a realidade de que bacalhau era  para pobres...imagine o quanto esse peixe prosperou rsrsr!! Hoje, com o valor do quilo  nas alturas , é um prato , para muitas pessoas, a ser  servido só em festas!! Apesar de ter os genéricos rsrsr!!

Pitaco do Blog! É bom lembrar que a abóbora é fonte de vitaminas A, C, E , rica em fibras e betacaroteno!! Além disso, não é muito calórica! Então, vamos a ela!!


Ensopadinho de abóbora com carne

Ingredientes: 500 a 700 gr. de abóbora,(moranga ou japonesa), cortada em cubos grandes, 1/2 quilo de carne (patinho, colchão mole..) cortada em pedaços médios,  02 dentes de alho amassados,01 cebola, 01 pimentão verde, 01 tomate  picadinhos, 01 colher (sobremesa ) de suco de limão, 01 folha de louro, 04 colheres de óleo (milho, girassol,canola...) , 03 colheres(sopa) de extrato de tomate  (pronto),diluído em 01 xícara (chá) de água,cominho e sal a gosto.

Modo de Fazer :Tempere a carne com alho, cominho, sal e limão.Esquente uma panela com o óleo, acrescente os temperos restantes picados, o louro e refogue bem a carne já temperada, coloque o molho de tomate e mais 02 xícaras de água.Deixe cozinhar por uns 15 minutos em fogo baixo.

Em seguida, coloque a abóbora em cubos, corrija o sal, coloque 01 colher (sopa) de azeite de oliva(opcional) e mais ou menos 01 xícara e meia de água para cozinhar a abóbora(em fogo médio) até  os pedaços de abóbora ficarem macio e o  caldo encorpado.Sirva com arroz branco...

E a sobremesa....Ora, ora...??!!!

Doce de Abóbora com Coco

Ingredientes:01 quilo de abóbora descascada, cortada em cubos, 03  a 04 xícaras (chá) de açúcar,pode ser Diet culinário(nesse caso coloque 02 xícaras e meia)03 xícaras (chá) de água, 10 cravos da Índia, 02 a três pauzinhos de canela, 01 coco ralado (ou 01 pacote de 250 gramas de coco ralado).
Modo de Fazer: Em uma panela, coloque o açúcar, a água e deixe ferver, acrescente os cravos, a canela em pau,a abóbora em pedaços e mexa incorporando os ingredientes.Deixe cozinhando em fogo médio, mexendo até desfazer os pedaços da abóbora.

Huumm!!Feito por mim!!
Quando começar a ficar pastoso, acrescente o coco ralado, mais 01 e 1/2 xícara de água, envolvendo o coco na mistura. Abaixe o fogo,continue mexendo  até chegar a um  ponto pastoso, não deixe secar e nem grudar na panela para não queimar. A  cor tem que ficar bem  brilhante.

E quanto às sementes????Viram aperitivos!!

Modo de Fazer: Lave bem as sementes da abóbora (que você utilizou no doce ou ensopado). Seque bem com papel-toalha ou um pano de prato seco.

 Espalhe-as sobre uma assadeira rasa(de alumínio) e deixe secar por mais ou menos 02 dias, virando as sementes de vez em quando.Se tiver sol, deixe-as durante um tempo ao sol(por exemplo:pela manhã) .

 Após isso, , misture-a com sal(para cada 02 colheres (sopa)de semente 01 colher (sopa) rasa de sal. Leve ao forno preaquecido, em chama média para não queimar por 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher até ficarem torradinhas.Retire do forno e deixe esfriar, acondicione em pote de vidro bem fechado.
                                    HuummmDelícia!!
                       Espero que tenham gostado!!!    

22 comentários:

  1. Eu adoro abóbora gostei muito da receita do ensopadinho beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luci!!

      Obrigada pelo carinho e assiduidade ao blog!!Boa semana,bjs,Dy.

      Excluir
  2. Ola. Vim retribuir a visita e conhecer-te. Fiquei encantada com a sabedoria que transmites e as deliciosas receitas (o doce de abobora e coco não me escapa). Fiquei seguidora e voltarei muitas vezes. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Obrigada por colocar minhas receitinhas como deliciosas rsrsr!!Quanto à sabedoria, nem tanto rsrsr! Ainda tenho muito o que aprender rsrsr!!Volte sempre!Bjs, Dy.

      Excluir
  3. Adorei o filme, tantas lembranças.LINDO E as comidas deliciosas, só passei longe do doce que adooooooooooooro ,mas estou proibida! Tenho que me cuidar senão inicio logo as postagens do AL DO LÁ,rsrs beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chica!!

      Como a rsposta ia ser grande, respondi quando em visita ao seu blog.Bjs, Dy.

      Excluir
  4. Olá Dy,

    Nunca vi este filme, mas parece que vou ver hihihihi
    Adoro doce de abóbora e faço muitas vezes, mas confesso nunca fiz com coco como a Dy fez, vou ter que experimentar ;)
    Beijo e bom fim-de-semana ...

    Living2Cook*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      O doce de abóbora com coco, eu, particularmente, acho "dos deuse" rsrsr!!Mas, há quem prefira sem...gosto é gosto, né? Bjs, DY.

      Excluir
  5. Olá Diana,
    Parabéns pela belíssima e rica postagem, amo filmes e gosto
    muito de ler tbm.
    A abóbora é um legume muito versátil e todas as receitas ficam
    deliciosas, como todas que vc postou, umas delícias!

    Beijinhos e ótimo fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andrea!!
      Obrigada pela visita.É realmente muito versátil a abóbora!!Experimente fazer nhoque, fica ótimo!!Bjs, Dy.

      Excluir
  6. querida amiga sabe eu adoro eses filmes também ..tenho paixão por eles e essa sua receita é uma das que mais gosto aqui em casa ..amei e sabe minha mãe também torra as sementes e comemos é muito bom mmesmo né querida esta de parabens ..flor ..pode fazer sim a receita ok será um prazer meu ..bjokas

    ResponderExcluir
  7. Hummmm, eu adoroooo abóboro!! Cozida, com carne moída, no feijão, de qualquer jeito!!
    Deu água na boca, só pra variar!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!

      Esta é a Simone que eu "conheço" rsrsrsr.Boa semana, bsj, Dy.

      Excluir
  8. oi meu anjo tudo bem? vim te desejar uma ótima semana bjokas

    ResponderExcluir
  9. Linda semana para vc, gostei do post,
    Beijinhos,
    Aninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!!

      Obrigada pela visitinha!!Boa semana para você também!!Bjs,Dy.

      Excluir
  10. oi minha amiga tudo bem???vim te desejar uma ótima terça feira linda e pena que seca né kkk bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sadia!!

      Adorei suas passagens por aqui!!Obrigada e uma semana venturosa para você!!Bjs,Dy.

      Excluir
  11. Não conheço esse filme, mas deve ser ultra-romântico, não é?
    Quanto às abóboras, não sou muito fã. Mas você sabia que os gatos adoooram? Os daqui de casa se fartam! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Margot!!

      Gatos gostando de abóbora KKKKK !!Meu gato Bob (Siamês), que as minhas amigas chamavam de Lord, deve de estar se revirando no túmulo rsrsrsr!!! Repito: tudo é questão de gosto,tanto para os humanos quanto para os animais irracionais rsrsr!!O cão da minha vizinha, por exemplo, ama picolé, até conhece o sorveteiro, pode!!!!

      Excluir
  12. Que sugestões magníficas e o doce de abóbora até me fez crescer água na boca...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir