terça-feira, 13 de novembro de 2012

E a professora ainda cozinha!!Receita de Vatapá!

Olá!!

Queridos!!Infelizmente ,este é o mês do professor (a)rsrsr, ou seja,o mês de ele (a) ficar impaciente, cansado, exaurido, esgotado...Por isso as postagens demoradas rsrsr!!

Quando chega outubro,então, começamos a pedir arrego; em novembro estamos um "verdadeiro caco", tudo fica doendo:pernas, costas, pescoço, braços ,mãos, queda de cabelo ... e o salário Ó...Chega para não assombrar a quem, por ventura, queira ser um professor! Mas...

Tem coisa mais bonita do que ser educador?!Acorda-se, passa-se o dia todo e dorme-se pensando nos alunos, viu!E quando estamos em um lugar "inusitado", a emergência do hospital,por exemplo,sim...sempre  baixamos por lá rsrsr e, de repente, ouvimos aquela voz a dizer: "oi, pró,lembra de mim?!" É o  médico (a) "especialista de plantão  e ele (a) já foi seu aluno (a)!!Maravilha, não?!

 Também já dei aula no profissionalizante e, posteriormente, encontrei um aluno sendo Garçom com a maior satisfação e servindo a mesa onde eu estava com uma delicadeza e atenção... comovente demais!Ficamos bobos em revê-los de outro ângulo!

 Tenho uma colega que ,durante esses meses de canseira, quando vai ao salão fazer as unhas, arrumar o cabelo... diz que aproveita para tirar um cochilo enquanto lavam o seu cabelo! Depois é que vem a melhor parte enquanto faz as unhas e a escova, pois é o momento em que ela lê as revistas do salão, leia-se; Ti Ti Ti, Caras, Contigo..e sei lá mais qual rsrsr!!É a mente pedindo coisas leves e descartáveis rssr!!
Certa é ela que pode descer do salto, ops, do tablado e virar uma pessoa "comum" rsrsr.Saudades, viu, colega!

Vamos à receitinha? (Ainda do Festival Gastronômico, viu?)

Vatapá de inhame (receita mais leve)
                                                                 Huumm! Feito por mim!!
Ingredientes: 01 quilo de inhame (descascado e cozido),500 ml de leite de coco (com redução de gordura), 01 xícara (chá) de azeite de dendê,400 gr de camarões secos, (deixados de molho na água por algumas horas para tirar o sal)200 gr de castanha de caju , 150 gr de amendoim torrado sem pele,03 dentes de alho ( amassados),03 cebolas( em cubos grandes), 01 colher(sobremesa ) de gengibre ralada, sal a gosto.

***Deixe alguns camarões inteiros pra decorar o prato a seu modo!

Modo de preparar: Coloque no liquidificador, todos os ingredientes, menos o azeite de dendê e bata até obter uma massa homogênea, se ficar um pouco grosso, adicione 01 a 02 copos de água ou leite desnatado(líquido) ou mesmo leite de coco e bata bem.

 Despeje em uma panela funda e leve ao fogo alto, mexendo com uma colher de pau  até engrossar.Abaixe o fogo, coloque o azeite de dendê e continue a mexer até soltar do fundo da panela. Despeje em uma travessa funda ou refratário, mantendo o vatapá morno.Sirva com arroz branco, peixe, camarões e frutos do mar em geral.

                                                        Bom Apetite!!

9 comentários:

  1. Oi Dy! Interessante mesmo esse outro ponto de vista do professor para o aluno e vice-versa. E gosto muito de quem acredita na Educação de qualidade. Essa receita com inhame eu não conhecia. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!!

      Essa é uma receita mais "Chic", digamos assim!Pois a original é feita com pão ou farinha de trigo!Educação de qualidade é tudo o que o Brasil precisa para tornar-se mesmo um país em desenvolvimento!Depois disso, se ele trabalhar com as demais necessidade:saúde,segurança,a infância abandonada,as drogas, moradia...aí sim ele poderá sonhar com o DESENVOLVIMENTO! Obrigada pela visita e comentário tão oportuno!Bjs, Dy.

      Excluir
  2. Hummm que receitinha mais deliciosa.. eita trem bão..
    Queria agora mesmo.. srsr

    Quanto a vida de mestre.. é mesmo um desgaste esses últimos meses né?
    Mas nada mais lindo do que chegar ao final de mais um ano letivo com a sensação de dever cumprido..

    Na minha opinião a profissão mais linda que existe, porque sem ela nenhuma outra poderia existir..

    Um beijo carinhoso
    E uma tarde linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, querida! Como seria bom se todos pensassem assim em relação à educação! Que pena, só posso servir esta receita virtualmente rsrsr!!Pode babar rsrsr!!Bom feriado, bjs, Dy.

      Excluir
  3. Professor é uma linda profissão e merece muito respeito de todos
    Que maravilha de receita
    bom feriado
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luci, você sempre presente aqui no blog!Com certeza a receita é deliciosa, pena que seja só virtual....Quem sabe um dia possamos prová-la juntas!!Bjs, DY.

      Excluir
  4. Olá minha querida, boa tarde!
    Qualquer profissão nos deixa cansada, eu já trabalhei em escola,
    sou formada em educação infantil, não via a hora de chegar as
    férias, e como dona de casa canso mais ainda, rsrs.
    Gostei muito da sua receita, pelos ingredientes e pelo aspecto
    ficou tudo de bom!

    Tenha um feliz feriadão, fica com Deus!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é uma variação moderna, mais "chic", digamos assim, do Vatapá!! Poiso original é feito com pão ou farinha de trigo!!Ele é um dos pratos típicos daqui da Bahia, é até acompanhamento "obrigatório" do acarajé e abará!Conhece Salvador?Apesar de todos os problemas, é uma cidade lindíssima, só este mar tão azul e às vezes também verdes!!!É de tirar o fôlego! Vale a pena conhecê-la!Querida, o problema do cansaço é a jornada dupla, tripla, pois também sou dona de casa, já que não tenho empregada fixa,portanto, compro e faço a comida etc etc!!E ainda tenho que estar apresentável para dar aulas!! rsrsr!! (...)Obrigada pela visita, tenha um bom final de semana!Bjs, Dy.

      Excluir
  5. Olá Diana, vim agradecer a sua visita e conhecer seu espaço. Já fui professora e sei bem do que vc fala rsrs
    Quanto ao vatapá, adorei a sugestão do inhame. Sou doida por vatapá, mas nunca fiz.
    Prazer em conhecê-la!

    ResponderExcluir