domingo, 30 de dezembro de 2012

Peru Festivo!!

Olá!!!
                                                                                                    Tim Tim!!!
Bem, queridos (as) seguidores, como não vou fazer uma postagem no primeiro dia do Ano Novo, pois estarei "viajando", resolvi fazer este último post do ano de 1012, ainda em ritmo de Natal, e aproveitar para desejar a todos um Feliz Ano Novo!


O Natal, como sempre, passei em família, ceamos em casa e trocamos presentes, tudo na paz de Cristo, convidado ilustre dessa noite , representado no pequeno presépio que faço sempre!

Apesar de querermos dar uma feição puramente religiosa à festa, os presentes são muito esperado entre todos...enfeitam a árvore, fazem o comércio esquentar,presenteamos a quem gostamos e convivemos o ano todo.Além disso, é uma oportunidade, com o dinheirinho que entra a mais, fazermos doações, dividir...

Neste Natal,claro, ganhei presentes,  lembrancinhas... mas o que mais tem a ver com "momento blog"e do qual gostei muiiito foi um livro de receitas com  uso de azeite de oliva!

 O livro veio em uma caixa de latão, imitando uma lata de azeite de oliva e veio acompanhado ainda de um belo pano de prato, cheio de ramos de oliveira!Um presente carinhoso de Lore, minha filha! Vejam que lindo!Em breve, postarei algumas receitas do livro!

***Agora, vamos, de fato, ao que interessa rsrsr!!!O PERU!!

Peru recheado com Couscuz marroquino

Ingredientes: 01 peru na proporção dos seus convidados e ou do alcance $$$ rsrsr!! Faça como sempre procede todo ano, ou seja, use com o tempero que veio ou complete com o seu tempero! (sempre dou o meu toque especial).Reserve.

Couscuz Marroquino (para recheá-lo)

Ingredientes (Para um peru pequeno  4.500 a 5.500 kg)03 xícaras de couscuz (semolina) , produto importado, geralmente italiano.Mais ou menos 05 a 06 xícaras de água, sal, azeite de oliva, damascos secos, uvas passas (preferência brancas), nozes, cubinhos de peito de frango ou chester ou peru (industrializado ou in natura), 01 dente de alho amassado, 01 cebola em cubinho, pimentão vermelho e amarelo em filetes, cominho ou zatha(tempero sírio).

Modo de fazer o couscuz

Leve uma panela ao fogo com a água, o sal e um fio de azeite de oliva.Quando começar a ferver, despeje o couscuz, deligue o fogo e misture  levemente, soltando com um garfo, não deixe empapar!Reserve.Em outra panela coloque: 03 a 04 colheres de azeite deoliva, o alho, a cebola, o peito de frango, o cominho e sal a gosto.Deixe refogar bem e acrescente os pimentões, os damascos em cubinhos, as passas, e as nozes quebradas grosseiramente.Desligue o fogo e misture ao couscuz reservado(com um garfo).


***Recheie o peru com o couscuz e feche a abertura com palitos ou cordões.Leve o peru a assar, conforme seu costume e por tempo relativo ao tamanho da ave(informações sempre presentes na embalagem do peru).


***Decore o peru conforme seu gosto!Também fiz uma farofa de miúdos com azeitonas , ameixas...Bom Apetite!!



***Desejo a todos vocês, seguidores, visitantes...muita paz, saúde e prosperidade no ano de 2013!  Ficarei fora uns dias, mas volto logo logo!!Beijos!!

(foto da janela de meu quarto!!)
Feliz Ano Novo!!!!

12 comentários:

  1. Boas festas e um excelente 2013!
    Beijinhos
    paula

    ResponderExcluir
  2. Feliz ano novooo, Dy!!!
    Que 2013 seja um ano excelente para todos nós!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Un abrazo y feliz 2013.
    Miguel
    lareposteriademiguel.com

    ResponderExcluir
  4. As fotos do presépio e do livro ficaram lindas! Aliás, que bom que gostou do presente! Foi pensando também no blog que o escolhi entre tantas possibilidades! rs! A ceia da Natal estava divina, como sempre! adoro os cardápios natalinos, pois acho que são muito gostosos e não me sinto pesada depois. bjs e Feliz 2013!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo presente lindo
    Um feliz 2013 para você e sua família
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Querida Diana,
    Bela postagem, que possamos estar juntas neste ano de 2013!

    Desejo a vc e a sua família um Feliz 2013!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Buenas noches Diana. Que rico cous cous el que has preparado, con esa ave tiene que ser un plato de lujo, muy rico y económico.
    FELIZ 2013
    Un beso Paco

    ResponderExcluir
  8. Olá Diana querida que o ano de 2013 traga muita sorte pra todos nós bjs da Leila

    ResponderExcluir
  9. Diana querida, feliz 2013 que o ano novo leh traga muita luz.
    Beijinhos, boa semana
    Aninha

    ResponderExcluir
  10. Amiga,
    aproveita bem suas férias!

    Tenha uma ótima semana!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Saudades, Dy!!
    Boas férias e volte logo hehehe.

    Beijos.

    ResponderExcluir