sábado, 16 de fevereiro de 2013

Bolo de Rolo-Uma delícia pernambucana!!

Olá!!!

Esta semana que passou foi só surpresas! Digo isto por já ter passado o Natal e eu só faço aniversário em agosto rsrsr!! Ganhei  de amigos alguns mimos, 01 pano de prato fofo e um bolo de rolo delicioso!

O pano de prato com barrado de galinhas D'Angola foi um trabalho feito por um rapaz que trabalha como garçom, em uma barraca de praia  em Vilas do Atlântico (SSA-BA) e nas horas que sobram faz também trabalhos como este  para completar a "grana". E quem não faz??!!Aliás, ele faz com tanto primor, coloca até uma marca própria- a "Deccor".


                    ********************

O Bolo de Rolo foi um presente de um colega da minha filha. Apesar de ser uma versão "industrializada", pois veio em uma caixa com informações e dados de quem fabrica(...), nem por isso deixou de ser delicioso, pois a receita é fina e segue o formato dos originais, além de ser extremamente saboroso!

                    ********************
O bom mesmo é que eu tenho a receita do Bolo de Rolo, que foi publicado na Revista Malu, já há algum tempo, mas confesso que ainda não me atrevi a fazê-lo! Mas, agora,com este presente, fiquei animada e já penso em pôr as mãos na massa rsrsr!!Vejam detalhes de como fazê-lo nas fotos acima.

Bolo de Rolo

Ingredientes:01 pacote de manteiga (200gr) em temperatura ambiente, 1 1/2 xícara (chá) de açúcar,06 ovos, (claras e gemas separadas), 1 1/2 xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de leite, 01 colher (chá) de fermento em pó. Margarina e farinha de trigo para untar as assadeiras e açúcar de confeiteiro para polvilhar.

***Recheio: 500 gramas de goiabada cremosa.

1.Bata a manteiga, o açúcar e as gemas até formar um creme esbranquiçado.Acrescente a farinha, o leite e o fermento, aos poucos, sem parar de bater.Retire da batedeira e misture delicadamente as claras em neve.

2.Unte e enfarinhe 05 formas de 30cm x 40cm e divida a massa entre elas, espalhe bem.

3.Leve cada forma ao forno médio, preaquecido, por 05 minutos.Retire do forno, desenforme em um pano úmido, passe o recheio e enrole.

4.Asse o segundo bolo, coloque sobre o pano úmido, passe o recheio, enrole sobre o primeiro bolo já enrolado.Repita a mesma operação nos demais bolos até completar o rolo em camadas.

5. Coloque em uma travessa e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

***Vejam a seguir o rolo (aquele que ganhei) já cortado em fatias!Lindo e saboroso!

                                  Huumm!! Deliciooso!!
 Sirvam-se à vontade rsrsr!!


Observação: Para fazer o rolo menor, como o que ganhei, não é preciso tantas assadeira, pois pode-se cortar cada assadeira ao meio e daí gerarem já 02 camadas. Logo, com duas assadeira, faremos um rolo pequeno de 04 camadas ou com 03 assadeiras um de 06 camadas,certo?

Também pode-se variar o recheio com outro tipo de doce (de leite, geleia mais firmes...)
                                  Espero que gostem!!
                                                                            

                                                                                                                                                                              


7 comentários:

  1. Lindos presentes e adoo esse bolo.Mas gosto de comê-lo por lá, nos cafés dos hotéis. Aqui, parece que nada tem o mesmo gosto! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Diana, lindos presentes e pelo que vi esse bolo é bom demais, Diana espero que esteja bem eu com saudades das amigas blogueiras, e passei pra te desejar lindo domingo e uma linda semana e continue fazendo essas delícias, querida bjs da Leila

    ResponderExcluir
  3. Oi Diana, que belos presentes.Bolo de rolo só comi até hoje comprado em mercados, achei deliciosos.Este parece muito bom.Parabéns querida.Beijos.

    ResponderExcluir
  4. DIana queria é maravilhoso receber mimos né mesmo ..quando eu receb fgico pulando que nem criança e sabe adoro este bolo mas faz anos que não como e quero ver o seu bolo ok não vou dizer que vou fazer pois sei que é dificil ..mas faça e depois nos conte bjão doces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sadhia!!

      Já fiz este bolo há muito tempo,logo quando surgiu por aqui!!Não é difícil, a massa é simples, quase um pão de Ló.O problema maior, que eu acho, é ter tantas assadeira rsrsr!!Ou então fazer de dois em dois, se o forno tiver dois andares!Quanto a enrolar é como um rocambole!!Bjs, obrigada pela visita.Dy.

      Excluir
  5. Que presentes lindos,que maravilha de bolo deve ser muito gostoso
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  6. SDeve ser mesmo uma delícia e que lindo que fica!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderExcluir