domingo, 14 de abril de 2013

Comida Italiana é MASSA!!

Olá!!

Queridos seguidores,antes do final do mês, viajarei para a Itália, então, nesta semana que inicia, farei mais um post sobre massas.Depois,o blog ficará 20 dias sem postagens.

Retorno com novidades vistas por lá!Agradeço as visitas, comentários e a simpatia daqueles que me prestigiam e impulsionam para não desistir desse cantinho feito com muito gosto, sobretudo para vocês, seguidores e visitantes

E então...o macarrão é italiano ou chinês???

Há uma lenda que conta que Marco Polo, mercador de Veneza,quando esteve na China no século XI, foi almoçar em casa de seu anfitrião, e lá foi servido uma comida muito diferente:tiras de massas de farinha cozidas em água fervente, meio moles e amareladas.

Preocupado em comer tal iguaria, mas não querendo fazer desfeita, Polo degustou o tal prato e ,surpreso, achou-o maravilhoso!Gostou tanto que levou a receita para a Itália!

E assim o mundo foi presenteado com  o macarrão e daí surgiu uma variedade de pastas (fusilli,capelletti,ravióli, rigatone,penne, engrenagem tagliarini, lasanha,canelone,letrinhas, ave-Maria, gravatinha,entre tantas outras)

No entanto, dizem os pesquisadores,que o macarrão  já era conhecido em Roma, na época dos Césares, ou seja, antes de Marco Polo!Era comida de nobres ,servida acompanhada de vinhos!

É difícil não se gostar de massas,pois estas são alimentos bastante versáteis, basta que as sirva com um bom molho, desde o mais simples, porém delicioso, molho de tomates, aos mais elaborados, como os de frango, cogumelos, queijos, presunto,molho branco, ao pesto, a bolonhesa...

Aliás, o preço do tomate está "pela hora da morte" .Sendo assim, aprecie o cesto acima apenas com os olhos rsrsr!!

***A seguir ,veja esta deliciosa receita!

 Penne ao molho de quatro queijos (serve 04 pessoas)

Ingredientes:1/2 quilo de macarrão, tipo pena (liso ou estriado), cozido ao dente em água fervente e sal.

*** Escorra-o e mantenha o macarrão em recipiente aquecido até terminar de fazer o molho

Molho:100 g de mozarela, 70 g de queijo minas meia cura, 50 g de  parmezão,70 g de Emental ou  tipoSuiço*,04 colheres (sopa) de  margarina ou manteiga, 03 colheres (sopa) de azeite de oliva,01 xícara (chá) de creme de leite, 01 copo de yogurte natural (desnatado ou não), 01 colher (café ) de noz moscada, 02 dentes de alho socado.
* Caso estes queijos fiquem caros,substitua por outro da sua escolha!

 
Modo de Fazer o Molho: Corte em cubinhos a mozarela, o queijo tipo Suiço,e o Minas.Rale o parmezão (ralo grosso) ou use um pacote de queijo ralado( de 50g).

Leve ao fogo baixo uma panela grande, meio aberta, coloque a margarina e deixe derreter, acrescente o alho e deixe corar levemente,ponha o azeite de oliva, e junte os cubinhos de queijo e o parmezão ralado(mantenha o fogo baixo).Mexa por alguns minutos até que os queijos estejam derretidos.
                                                                        Demais!!    
Por fim, adicione o creme de leite, o yogurte natural, ponha a noz moscada,e mexa mais um pouco. Corrija o sal (se precisar) .Retire do fogo e despeje sobre o macarrão (já no refratário de servir).Sirva com mais queijo parmezão ralado por cima. 

*** Auxílio do texto: Revista Cartaz Especial "Receitas de Baldaracci"- Rio Gráfica Editora S.A. (Uma raridade que guardo com cuidado!)

*** Uso de algumas ilustrações:Escola de Cozinha-Ed.Abril Cultural.( Coleção que tenho de 27 livros) e Receitas Baldaracci.
                                           Buon Appetíto!!

10 comentários:

  1. huum! Como não gostar de massa? Acho que é o tipo de comida mais universal, perdendo até para o chocolate! Todo mundo gosta de pelo menos um tipo de massa e um tipo de molho! Já estou me preparando, para também degustar essas delícias lá na Itália! Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, filha, seremos companheiras, confidentes e apreciadoras de tudo por lá, afinal já viajamos juntas e sabemos o quanto curtimos arquitetura, literatura e uma boa mesa rsrsrsr!!Bjs.

      Excluir
  2. Que joia! Traga muitas novidades pra gente, Diana.
    Ah, Europa na Primavera... é delicioso! Boa viagem! =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláááá,Margot!!

      Você sumiu!!Sei que o tempo é curto mesmo,mas...É, de fato, esse período é maravilhoso por lá, principalmente na Toscana, por onde passarei!As novidades serão muiiitas!!Obrigada, bjs, Dy.

      Excluir
  3. Aqui, casa de italiano, massa é demais! Adoramos e essa receita,ótima! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Hummmmm quanta coisa boa.. quantas dicas preciosas..
    Adorei..
    Menina... se deixar aqui em casa as formigas comem massa todos os dias... kkkkk

    Beijinhos viu?

    ResponderExcluir
  5. Amo macarrão!!! Delícia, clarooo que deu água na boca ahahaha, ainda mais que estou iniciando uma dieta :(

    Aiii que delícia viajar!!! Ficarei com saudade das postagens, mas já estou curiosa pelas novidades dessa viagem maravilhosa!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Dy querida, amo massa de qualquer forma.
    Estou com 2 sorteios no blog, vem se inscrever!
    beijinhos, estava com saudades do seu cantinho.

    ResponderExcluir
  7. Buenos días Diana. Que buen plato de pasta que nos has preparado, con esos quesos que has utilizado estodo un manjar.ME ENCANTA ESTE TIPO DE PLATOS.
    Espero que disfrutes de tu viaje a Italia.
    Un beso Paco.

    ResponderExcluir
  8. Diana,boa noite!Tudo bem? Minha mãe tinha essa revista do Baldaracci, mas roubaram aqui de casa. Você pode postar a receita da massa de pizza oleosa? Já tentei encontrar para comprar uma dessas revistas, mas não encontro de jeito nenhum. Agradeço pela ajuda. Deus abençoe. Abraços. Rachel

    ResponderExcluir