quinta-feira, 17 de abril de 2014

Feliz Páscoa!

Olá!!

Estamos na Semana Santa , nela comemora-se a Páscoa que significa a ressurreição de Cristo, a sua passagem para a vida eterna! Para as crianças, principalmente, a Páscoa é muito esperada devido a dois símbolos: o Coelho e o ovo de Páscoa.É tempo de muito chocolate!


***O coelho é um símbolo europeu, pois lá, nesse período, é o início da primavera! Sendo assim, os coelhos são os primeiros animais a saírem das tocas com seus novos  e inúmeros filhotes, enchendo a floresta de vida!

Durante a Páscoa, é comum  algumas pessoas fazerem jejum religioso!Mas, a mesa também é farta durante esse período, com um cardápio leve de peixes e frutos do mar em quase todo o Brasil!Aqui,na Bahia, é costume servir vatapá, caruru, moqueca de peixe, bacalhau, camarão...em um cardápio bastante variado e saboroso! Vejam uma receita saborosa de bacalhau a seguir.

Bacalhau com requeijão cremoso




Ingrediente:01 quilo de bacalhau dessalgado, 250 gr de
de batatas cortadas em cubos médios e cozidas ao dente,01 lata de seleta de ervilha com milho e cenouras, 01 vidro (pequeno) de azeitonas pretas, 02 copos de requeijão cremoso, queijo parmezão ralado.

Tempero: 03 dentes de alho, um ramo de coentro, 02 cebolas*, 02 tomates* maduros (mas firmes), 01 pimentão*( grande), 01 xícara de molho de tomate (pronto), 01 colher (chá) de cominho,suco de 01 limão (médio), azeite de oliva (seja generoso).


* cortados em cubos.

Modo de Fazer: use o bacalhau desfiado, em lascas ou lâminas(ao seu gosto). Em uma panela aberta, coloque o azeite de oliva (mais ou menos 04 a 05 colheres), acrescente o alho amassado a cebola, o pimentão e o tomate (cortados em cubos),refogando bem.Coloque o bacalhau, regue com o suco de limão, adicione o coentro picado,o cominho e continue refogando a mistura. Por fim, a seleta, as batatas, o molho de tomate e as  azeitonas (escorridas), envolvendo tudo.

Finalização do prato:Em uma travessa refratária, regue o fundo com azeite de oliva ou óleo.Coloque a metade do bacalhau, cubra com 01 copo de requeijão cremoso.Faça outra camada com o restante do bacalhau e cubra com o outro copo de requeijão cremoso.Salpique toda a superfície com queijo parmezão ralado.Leve ao forno quente para gratinar por mais ou menos 30 minutos,ou até que doure. Bom apetite!

                                                          Huuumm!!
                           FELIZ PÁSCOA!!

4 comentários:

  1. Delícia de receita e prato! FELIZ PÁSCOA!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmm....que bacalhau gostoso amiga!
    Eu amo bacalhau e todas receitas são bem vindas, essa ficou 10!

    Feliz Páscoa junto a sua família!
    Bjs,
    Andréa

    ResponderExcluir
  3. Buenas tardes Diana. Un plato muy rico y original, nunca lo había visto. El bacalao me encanta así que imagínate lo exquisito que me parece tu plato, aparte de muy rico y sano.
    Un beso Paco

    ResponderExcluir
  4. Oi Diana,
    Parabéns pelo blog, lindo e que delicias de comidas!!!!
    Bjs
    Carmen Rivas

    ResponderExcluir