sábado, 28 de maio de 2011

Dieta Mediterrânea- Com Sabor brasileiro. Bom Livro!!


A TRÍADE MEDITERRÂNEA
                                                                       O TRIGO


                                                                    

   AS UVAS   



                                                                                                                                                                                               

                                                                      AS AZEITONAS

            




"Beba uma taça de vinho durante as refeições principais.Ele exalta o sabor do prato que o acompanha e melhora os processos digestivos, estimulando a produção dos sucos gástricos" (in Dieta Mediterrânea pg150)

"Dieta Mediterrânea- Com sabor brasileiro" é outro livro achado em minhas andanças (rsrsr) pelos supermercados da capital baiana! A fila do caixa estava enorme, véspera de um feriado!! Olhei a minha volta e os olhos pararam na estante giratória, cheio de pequenos livros , os chamados "Pocket". Lá estava ele "Dieta Mediterrânea" dos autores Dr. Fernando Lucchesse & Anonymus Gourmet- comecei a lê-lo já na fila!! E lógico que comprei e li sem parar aquelas página preciosas!!   

É um livro, deveras, diferente, curioso!! É de receitas culinárias? Sim! Mas tem uma proposta bem mais profunda do que, simplesmente, dá receitas de pratos. Um dos autores é médico cardiovascular e o outro  é jornalista.Fizeram uma bela pesquisa pelo mediterrâneo,tem embasamento científico,e  nas receitas são
usados os elementos e ou derivados da tríade mediterrânea- A uva,o trigo e a azeitona.As dicas do Anonymus e as "pílulas"do doutor são fantásticas! Recomendo o livro e a feitura dos pratos.

 A Dieta Mediterrânea não é uma dieta passageira: é um estilo de vida de uma grande extensão mediterrânea, vai além de Púglia(região que é o salto da bota no mapa da Itália) e da própria Itália, ela está diluída pelos doze quilômetros  de margem do mar Mediterrâneo. Desde os tempos imemoriáveis, a tríade mediterânea tem sido: uvatrigo e azeitona  e são estes três elementos que compõem a dieta mediterrânea. (os autores)






"Hipócrates, o pai da Medicina,há mais de 2.500 anos considerou o azeite de oliva um remédio poderoso. Ele vivia na ilha grega de Cós, em pleno Mediterrâneo". (os autores)

RECEITA (dos autores)


TOMATES RECHEADOS (06 pessoas)                              

INGREDIENTES:

06 tomates; 100 g de farinha de rosca; 50 g de queijo ralado;01 lata de sardinha; (ou atum) em conserva; 01 cebola; 03 colheres de massa  de tomate( o mesmo que molho de tomate, extrato ou polpa )
* azeite de oliva para refogar.

Retire o miolo do tomate até ficarem ocos. Reserve os tomates e o miolo.Numa frigideira, refogue a sardinha com o azeite e a cebola bem picada, acrescente o miolo retirado do tomate. Misture e junte a  massa de tomate, a farinha de rosca e, por fim,o queijo ralado. Depois acomode esse recheio dentro de cada tomate. Arrume-os em uma forma e leve-os ao forno por, aproximadamente 20 minutos. Está pronto!
  Bom Apetite!!


N. B (nota do blog) Se quiser, dilua  mais 2 colheres(sopa) de molhos de tomate  em meia xícara de água, acrescente um fio de azeite de oliva e uma pitada de sal. Disponha colheradas do molho, no fundo da forma, e jogue o restante sobre os tomates antes de irem para o forno.


4 comentários:

  1. Tenho a impressão de já ter comido esses tomates no restaurante Saúde Brasil (muito bom restaurante, inclusive!)...mas não lá em casa, hein, hein?! eheheheh
    Ainda bem que adoro a tríade italiana! Tudo de bom! bjs

    ResponderExcluir
  2. Hum, esses tomates recheados devem ser maravilhosos!!!
    Infelizmente, não sou fã de vinho hehe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Me interessei, o que vem a ser a "massa de tomate" é tipo extrato, ou molho de tomate? Ou é a mesma coisa do miolo do tomate? Não saquei bem essa parte, explica aí que vou fazer aqui em casa! Beijo.

    ResponderExcluir