domingo, 19 de junho de 2011

Alcachofra -A flor da cozinha

Olá!!                                          QUE FLORES LINDAS E SABOROSAS!


Sei que algumas pessoas sentem "pena" de comer flores, mas tenho certeza que são aquelas flores bonitinhas, que estamos mais habituadas em vê-las em arranjos e  buquês!! Mas degustamos tantas flores que nem sabemos!! Muitas delas,comemos até com gosto, pelo simples fato de não serem tão "comuns" em enfeites! Por exemplo : a alcachofra, Considerada como iguaria fina, muito apreciada em jantares chiques!!  E os buquezinhos da couve flor, (deliciosos ao forno, gratinados com molho branco ou à milanesa !!),idem aos buquezinhos do brócolis! Viu aí, amigas ?!

Das flores comestíveis, a alcachofra é a mais "estranha", pois não se parece com uma flor "convencional" rsrsrs-mas é linda !! É originária do Meditarrâneo! Olha aí o mediterrâneo em tudo!! As propriedades dessa flor são muitas! Previne o  câncer ( da bexiga , do cólon ...), auxilia nas funções do fígado, controla a glicemia, pois possui muitas fibras, tem propriedade diurética,limpa o sangue, entre tantos outros benefícios para a nossa saúde. Em sua composição, a alcachofra  possui ferro, magnésio, potássio, calcio (que fortalece ossos, dentes e músculos), zinco, cobre... vitamina K, C, B1, B2... Ufa!! É demais essa flor!!!


Agora, na cozinha...Ai, ai-é tudo de bom!



* Feito por mim!!

                                 

Alcachofras Recheadas com atum e ricota

(Dá 04 porções)

04 alcachofras médias
01 Tomate maduro (mais consistente) em cubos
01 cebola média picada
01 dente de alho médio (amassado)
Azeite de oliva
01 limão  médio (mais ou menos 2 colheres(sopa) de suco
Meio queijo ricota
01 lata de atum ralado ou sólido.
Orégamo
Farinha de rosca

Modo de Preparar

Lave as alcachofras, elimine os talos e corte as pontas das pétalas com uma tesoura de cozinha (passe limão nos cortes).Pressione as pétalas com as mãos para que se abram e lave em água corrente.Descarte o miolo  ( os pêlos ) com uma colher  e vá colocando as alcachofras em uma vasilha com água e suco de limão. Em seguida, coloque as alcachofras em uma panela com mais ou menos 02 litros de água e 02 colheres (chá) de sal.Cozinhe-as por 25 minutos  ou até ficarem macias.
Retire-as do fogo, escorra-as delicadamente(apesar da aparência, são flores rsrsrs!!) (  em uma peneira ou escorredor de macarrão.Reserve.

 Recheio

Leve uma frigideira ao fogo com 02 colheres (sopa) de azeite de oliva, o tomate em cubinho (sem as sementes), a cebola picada,o alho amassado, três gotas de limão, o atum, ( sem o óleo), acerte o sal e refogue.Por fim, acrescente a farinha de rosca e a ricota amassada,misturando. Desligue o fogo .

Montagem

Com uma colher, coloque o recheio entre as folhas das alcachofras. Finalize colocando colheradas do recheio no topo delas, formando um monte. Salpique orégamo e regue com um fio de azeite de oliva .
Arrume-as no prato que irá servi-las. Não vão ao forno !! É só degustar!!
                                                            
                                                                  Bom Apetite!!
Observação!!

É um pouco trabalhoso, mas vale a pena!

4 comentários:

  1. Nossa, comi alcachofra uma vez, há muito tempo atrás, quando eu era criança... Não lembro se gosto, mas que essa receita deu água na boca deu, viu?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Minhas recordações de alcachofras também vêm da infância...mas não eram de verdade! Eram de plástico e juntamente com limões, tomatinhos e cebolas (todos de mentira!), faziam a feirinha de brinquedo parecer deliciosa! Mas alcachofra mesmo, de verdade, nunca comi...não sei que gosto tem...tem cara de amarga e fibrosa...será? Elas são bonitas, mas têm cara de ter um gosto bem exótico...rs!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro alcachofras ,mas temos que ter muito cuidado com aqueles pelos todos,né?rsrs

    Senão estraga tudo!!! E é uma pena!!

    Legal o teu blog! beijos,ótimo feriadão!chica

    ResponderExcluir
  4. Gente, isso parece que dá muuuuito trabalho de fazer! POr falar nisso, eu fiz a abobrinha recheada com atum e mais uma vez não tirei foto hahah, pode? O mais importante é que deu certo e ficou uma delícia!

    ResponderExcluir