quinta-feira, 30 de junho de 2011

Luis Fernando Veríssimo- Escritor e Bom Gourmet!!!

Olá!!


Hoje, estou fazendo este Post, tendo como matéria-exemplo o escritor brasileiro, nascido em Porto Alegre, Luís Fernando Veríssimo. Veríssimo é autor de crônicas espetaculares, como " A Velhinha de Taubaté, O Analista de Bagé ,Ed Mort, Comédias da Vida Privada, A Mesa Voadora, entre outras. Além de escrever crônicas, também é romancista, escreve novelas, quadrinhos e poemas!! O homem é poderoso com as palavras!!Seu senso crítico é hilariante!!

Foi em um Natal desses que uma de minhas filhas ganhou o livro"A Mesa Voadora" , não conhecia o livro, mas quando vi que o autor era Veríssimo,logo falei que o riso seria a tônica das crônicas, ainda mais com aquele título e a capa, por si só , hilária!! O livro tornou-se disputado , quem o  lia, logo queria  comentar as histórias  e quem  ouvia os comentários se acabava de tanto rir!! Ainda assim, todos nós lemos o livro na  íntegra e, apesar de termos ouvido muitas das histórias, rimos de novo ao relê-las!! Bom demais!!Recomendo a leitura  para aqueles que gostam de crônicas, culinária,e do Veríssimo.

O livro é uma relação muito íntima e salutar entre o autor e a comida. Ele o  divide  em mais de trinta crônicas, cuja cronologia não é sequencial. Os títulos das crônicas já dizem tudo!! " O Buffet", " Às Sopas", "Ovo", "La Petite",O Come e não engorda" "Voracidade", "comida" ,"Bocuse", "Boteco", " Especiarias" entre outros títulos bastante  significativos.

Na crônica OVO, veja o que ele diz!

"Agora essa. Descobriram que OVO, afinal, não faz mal.Durante anos, nos aterrorizamos.Ovos eram bombas de colesterol.Não eram apenas desaconselháveis, eram mortais.Você podia calcular em dias e tempo de vida perdido cada vez que comia uma gema.Cardíacos deviam desviar o olhar se um OVO fosse servido num prato vizinho: ver OVO fazia mal.E agora estão dizendo que tudo foi engano, o OVO é inofensivo(...)Sei não, mas me devem algum tipo de indenização.Não se renuncia a pouca coisa quando se renuncia ao OVO frito.Dizem que a única coisa melhor do que OVO frito é sexo." (...)


Agora, vejam em fotos e em fragmentos de reportagens,  publicadas nas revistas da época , sobre a grande "descoberta"- a inocência do OVO!! Imaginem a felicidade que o nosso querido escritor deve ter ficado rsrsr!!

(Revista Vivasaúde nº 72 )
"Ele passou décadas com fama de bandido.Mas foi absolvido e provou
que é um ingrediente poderoso, capaz de ajudar a reduzir o colesterol e a emagrecer.Duvida?

Aumenta o bom colesterol(HDL), ajuda a manter os músculos, alimenta a memória , diminui a ansiedade  (...)

 Em equilíbrio, evita picos de insulina e aquela vontade louca de
 beliscar ou comer o que há pela frente."


(Revista Saúde! é vital -Junho/2007)


"  Estudos tiraram do OVO o  rótulo de vilão.Sabe-se agora, com absoluta
  certeza, que ele faz bem mesmo.

 É mesmo difícil de acreditar, mas, no mês  passado, uma pesquisa americana
 concluiu que comer ovos mexidos no café da manhã é uma maneira eficiente
 de perder peso.(...)

 ...diabéticos, e os que já sofreram infartos, devem obedecer à antiga limitação- 03 ovos semanais Aos demais indivíduos-o OVO está liberado."



Agora vejam a felicidade que nosso autor  descreve um prato composto por OVOS!!

"Não há nada no sexo comparável a uma gema deixada intacta em cima do arroz depois que a clara foi comida, esperando o momento de prazer supremo quando o garfo romperá a fina membrana que a separa do êxtase e ela se desmanchará (...) e o líquido quente e viscoso correrá e se espalhará pelo arroz  como as gazelas douradas entre os lírios de Gileade nos cantares de Salomão.."Isso é pura poesia!! *

* N.B (nota do blog )                                    Que Delícia!!

                                                                                                            
                                                

Bem, por hoje é só!! Mas vale  comentar, pelo menos, mais duas crônicas desse livro que é , para mim, uma ODE GASTRONÔMICA! rsrsr! Então,aguardem outro POST e  receitas.

                                                                 Ainda assim, comam com moderação!!!

OVO vai em quase tudo o que é receita, em bolos, tortas, docinhos, salgadinhos,cremes, maioneses, na gemada (que levanta até "defunto" rsrsr), omeletes (...). Além disso, você pode saboreá-lo "in natura",quero dizer: frito, cozido, mexido, escalfado, de moqueca...

Vejam, a seguir, a receita  de "Baba-de-moça", aquele creminho amarelinho e sedoso que vai sobre a torta de tapioca (aqui em Salvador é típico) ou na torta de nozes, de abacaxi, enfim..., cujos OVOS são a base da receita. Eu, particularmente, gosto muito do creme " baba-de-moça",sempre, em meu aniversário, compro( em uma delicatessen na esquina aqui da rua onde moro) uma torta  coberta com esse creminho delicioso!! Vejam a foto do bolo em minha mesa de aniversário,ai, ai!! E vamos à receita do creme! 

                                                                                         

                                     
                                                                                                                                                                                                                 
Ingredientes  para a baba-de-moça

l6 gemas*,04 xícaras de açúcar, 01 vidro de leite de coco, l l/2 xícara de água, 01 colher (café) de baunilha (opcional).

MODO DE FAZER

Coloque o açúcar em uma panela e leve-a ao fogo com l l/2 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até obter uma calda em ponto de fio.Retire do fogo, junte as gemas passadas pela peneira e mexa bem. Adicione o leite de coco e torne a mexer, misturando bem . Leve a panela de volta ao fogo e cozinhe lentamente, para que a calda fique espessa.Por fim, acrescente a baunilha, envolvendo-a na mistura. Apague o fogo, deixe amornar e sirva sobre a torta de sua preferência. Raspar a panela é GULA rsrsr, mas essa PODE rsrsr!!!

Observação!!

*Lembre-se de usar as claras que sobram para fazer o pudim de claras (já dada a receita em outro POST.)

4 comentários:

  1. Esse livro é óótimo! Lembro de ter rido muito com um capítulo sobre o coffe break...se não me engano! Ele relatava como as pessoas se tornavam instintivas e brutas em frente a um buffet de coffe break! E eu já vi isso acontecer em muuuitas palestras...kkkk! Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tem tudo a ver com este blog, não sei como não lembrei dele antes, gostei muito quando li!

    ResponderExcluir
  3. Que post interessante!!! Gostei muito!!!
    Não conhecia o livro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!!!
    É igual ao café, uma hora faz bem outra hora faz mal!!!
    Quantas delícias tem por aqui!!!
    Obrigado pela visita!!!
    Haaa, eu nunca fiz isso com a cocada, de colocá-la no forno!!!]Eu acho que só testando, coloque umas 3 só para fazer o teste!!!
    Se vc fizer me avise que eu coloco lá no blog e coloco o seu link!!!

    Obrigado!!!Bom domingo e uma ótima semana!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir