sexta-feira, 15 de julho de 2011

SÓ DEU SOPA NA LITERATURA!!!

                            



                                                   YES, NÓS TEMOS INVERNO E SOPA!!!




                                                                                                              


                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
                                                             
Estamos em pleno inverno nordestino!! Sim, nós temos inverno rsrsr!!Apesar de morar em um país tropical e em uma cidade litorânea nordestina-Salvador, cuja temperatura média , nessa época do ano,  é de 25 graus, acreditamos que temos inverno!! Nesse período, é comum, nos  shoppings,encontrarmos ,  principalmente as mulheres, é claro rsrs, curtindo o "seu" inverno, elegantemente vestidas , usando botas, meias,  cachecol(mais leve, é claro!!) casaquinhos, coletes...e bebendo chocolate quente,capuccino e também  café, pois nós, baianos, adoramos café com bolo!! Nessa época do ano,  somem, os tops, bermudas , shortinhos  e vestidos longos floridos, próprios da primavera e do verão ( esta estação, sim, se faz presente , na cidade, com todos os "Sois" do universo rsrsr)

Quero deixar claro, que em certas regiões do estado faz frio, principalmente à noite,como em Conquista, em algumas cidades que ficam na região da  Chapada , onde até acontecem  festivais de músicas de inverno!!




 É INVERNO - SOPA NA PANELA!!!


                                                                                                   

  
                                              

Cresci saboreando sopa!! Em casa, na casa das minhas tias, nas casas das amigas de minha mãe...As sopas eram quentes, fortes (tinha umas que levavam tutano, ossos, costelas...)Depois de casada, levei o costume de infância para minha casa, eu, filhas e marido (ele, um pantaneiro, acostumado a tomar caldo de piranha -ô bicho bom rsrs)) curtimos, até hoje, o hábito  quase sagrado de tomar sopa  no jantar, seja em qualquer época do ano!!Agora, no Inverno, a sopa se faz presente, um dia sim , outro também rsrsr!!!

A sopa baiana é quente na temperatura e nos condimentos, inclusive pimenta ( do reino, cominho, dedo-de-moça...), elas estão presentes em quase toda comida baiana que se preze rsrsr!! E quando não se  coloca a pimenta no preparo da sopa, o degustador (baiano) sente falta e pede a pimentinha rsrsr!! Tomamos toda variedade de sopas, caldos ou  consommé (em francês)Aqui em casa , gostamos de: sopa creme de ervilha ,sopa de lentilhas (minhas preferidas), sopa de feijão e macarrão, de legumes, canja, sopa de cabeça de peixe-muito nutritiva e deliciosa!!

A sopa na Literatura

A sopa tem "aceitação" na Literatura, principalmente as canjas!!  Os doentes costumam tomar  caldinhos, sopas são oferecidas a convalescentes e crianças, e em jantares festivos, " chiques", como entrada, ou primeiro prato está presente o consommé   ( o mesmo que caldo em francês).

Em Encantos no Jardim (de Sarah Addison Allen), Claire é dona de uma firma de buffet, cujo nome é Waverley, o sobrenome de sua família. Claire costuma preparar jantares, banquetes, festinhas, reuniões na cidade onde mora, usando flores e plantas comestíveis como ingredientes das receitas. Mas, o mais curioso é que estes "condimentos" interferem na vida e no comportamento das pessoas que deles provam!! Vejam algumas passagens do livro em que há o uso de sopas e seus "temperos mágicos!!

" O cardápio da noite era salada, sopa de iúca, lombo de porco recheado com capuchinha *cebola-de-cheiro e queijo de cabra...(pg.21)

"Claire viu a irmã ir até a caçarola de sopa que fumegava no fogão. Sydney provou a sopa de galinha com camomila*  e disse..."  ( pg.73) 

*A capuchinha, conforme a personagem, tem a propriedade de provocar o apetite nos homens. Faz a mulher ficar cheia de segredos!!!Uau, heim!!

Em Retratos Londrino ( de Charles Dickes), ele mostra em crônicas , ensaios e ficção o retrato do cotidiano das ruas londrinas, suas lojas, penhores, pubs,  parques, restaurantes, descreve personagens e seus comportamentos na metrópole britânica no século XIX .Uma rica observação social feita de forma crítica e irônica sobre a sociedade da época. Até a sopa está presente!!   IMPERDÍVEL!!

O comitê oficial é composto de senhoras casadas, mas muitas moças solteiras , entre l8 e 25 anos, são admitidas como voluntárias, em parte porque são extremamente úteis em reabastecer as caixas de donativos  e visitar as reclusas... Além da entrega mensal das caixas de donativos...vez por outra a instituição também distribuia às pacientes caldo de carne (sopa),(...) especiarias e gemada. As moças, muito bem dispostas, seguem em grupos de duas ou três para a casa das pacientes. Quando chegam lá, não têm sossego. Servem o caldo (a sopa) e a gemada ,(...) trocam as roupas dos pequenos..."  (pgs. 65 e 66 )

                                                                                                                                     
Na" Mesa Voadora" ( de Veríssimo) também tem Às Sopas!! 

"(...) Você eu não sei, mas nessas coisas eu sou britânico. É outono e, independente da temperatura ambiente, outono é tempo de sopas." (  Aqui em casa concordamos plenamente com Veríssimo rsrsr!!! )

" A sopa, portanto, representa uma volta à nossa origem borbulhante"  (  Viajou, heim!!!)

" Os chineses, inclusive, consideram falta de educação tomar sopa em silêncio .Deve-se sorvê-la ruidosamente, indicando (...) que ela está ótima..."    (Cultura é Cultura !!)

"Às Sopas, portanto.Bravos minestrones, translúcidos consomês e grossos caldos camponeses com pão  cortados no peito. E que venham as Nevascas!!"   (Voraz, engraçado e encantador, heim!! Ai que frio!!! brbrbrbrb...)"

 Agora, deguste com os olhos ( rsrsrs) essa sopa  de legumes que eu fiz!! Nem é preciso que eu dê a receita, pois sei que todos vocês sabem fazer sopinhas deliciosas!! Só que neste caldo tem alguns ingredientes bem nordestinos, como a abóbora (ou jerimum, moranga...), que está amassadinha para engrossar o caldo e enganar àqueles que não gostam muito da pobre coitada-como meu marido rsrsr ! Tem também aipim! (ou macaxeira, mandioca...) e, lógico, a pimentinha!!rsrsr 


                                                                                                          

                                                                        BOM APETITE!!
                                                                                                            

Um comentário:

  1. Diana, estas suas postagens são um deleite. Sopa? Adoro.
    Aqui onde eu vivo, Campina Grande - Paraíba, tem feito toda noite cerca de 19°. São noites propícias para sopas e boa literatura.

    Um abraço!

    ResponderExcluir