quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A culinária inglesa na Literatura- Parte I

Olá!!!

A culinária inglesa  sempre foi" criticada"pela sua falta de "criatividade", pela pouca variedade de exemplos gastronômicos...No entanto, cultura é cultura , assim não devemos rotular o que é certo ou errado em relação ao modo de proceder, comportar-se...do outro! Hoje, a Inglaterra tem chefs ingleses que fazem sucessos pelo mundo, um deles bastante midiático-o Jamie Oliver.

Por incrível que possa parecer, conheci alguns hábitos gastronômicos dos ingleses quando li os primeiros livros de Agatha Christie, nos quais o detetive belga H.Poirot, criado pela escritora, viajava à Inglaterra para desvendar algum crime!! Era demais!!Nunca vi comer tanto rim ( em tortas, geralmente), língua enlatada(fria) e, lógico, o famoso Roast Beef, ou melhor-Rosbife!! Na sobremesa, tinha-se o Yorkshire pudding-o famoso pudim inglês! E claro, bebia-se sempre chá, bebida que o famosos detetive não gostava, pois preferia o seu chocolate quente e grosso, afinal ele era da Bélgica-lugar do famoso chocolate Lady Godiva!!

A seguir, algumas citações gastronômicas presentes nos livros de Agatha Christie

´"Numa bandeja de prata, o pudim de Natal repousava em sua glória, um pudim do tamanho de uma bola de futebol, com um ramo de azevinho espetado como uma bandeira triunfante e gloriosa chamas vermelhas e azuis ao seu redor. Ouviram-se aplausos e exclamações de "oh!, Ah!" ( em Aventura do Pudim de natal-pg. 28)

"Um homem que não gosta de sopa cremosa, de pudim feito com gordura de rins e nem de amora pretas, subitamente pede os três numa só noite"! ( em Aventura do Pudim de Natal-pg. 145)

"Lord Horbury deteve-se junto ao aparador e serviu-se distraidamente de rins". (em A  Morte nas Nuvens-pg. l03)

"George entrou, carregando uma bandeja com chocolate e biscoitos (...)Poirot serviu-se de chocolate e ficou pensativo, enquanto mexia a colher dentro da chícara".( em Uma Dose Mortal pg. 61)

"O concerto de domingo, o "passeio" de domingo e, finalmente, o cochilo de domingo, depois o tradicional almoço de domingo inglês...le rosbif..." ( em Poirot Investiga- pg 55)

                                                    ********************** 
A bem da verdade, nem tudo está perdido,não é? Nota-se que há uma variedade de pratos servidos nos cenários das histórias detetivescas de Agatha Christie!Veja esta refeição a seguir!!!

                                                    **********************

"A comida era excelente, tipicamente inglesa, e os vinhos servidos durante as refeições eram degustados por Poirot, com imenso prazer. O jantar constitui de uma sopa de legumes, peixe assado, filé de carneiro, com ervilhas, como sobremesa morangos com creme" ( em Uma dose mortal- pg.94)

                                                   ***********************

Poderia ficar aqui digitando muitas outras citações culinárias , presentes nas obras de Agatha Christie, uma vez que li muitos livros de sua autoria(alías, são livros que mostram a cultura de diversos países, uma vez que a escritora viajava muito pelo mundo)Como sou uma leitora voraz, lia tudo o que me caia às mãos rsrsrsrsr. Assim, li A Maldição do Espelho,Treze à Mesa, Assassinato no Campo de Golfe, (...)no Oriente Expresso,Passageiro para Frankfurt, Cipreste Triste,Um Brinde de Cianureto, A Casa Torta, Os Crimes A B C, (...) E lógico, Cái o Pano (último livro).Para quem gosta de histórias de detetives, investigações, suspense...recomendo os livros da autora-Boa Diversão!!! Fiquem, agora,com uma receita saborosa de Roast Beef!!

                                                   Dá água na boca!!! Delicioooso!!   

INGREDIENTES (serve 06 a 08 porções)

 02 kg de filé mignon, fatias finas de bacon, 60 gramas de manteiga ou margarina(derretida em fogo brando para não queimar), suco de 01 limão,02 colheres (sopa) de molho inglês, 02 colheres (sopa) de azeite de oliva, 02 dentes de alho (descascados e amassados), sal e pimenta cominho ou do reino a gosto.

MODO DE PREPARAR

Limpe a carne e reserve. Amasse o alho com o sal e a pimenta, adicione o caldo do limão e 01 colher de molho inglês.Tempere a carne com essa mistura, cubra-a com as fatias de bacon, prendendo-as com barbante ou palito . Despeje sobre a carne a manteiga derretida e deixe-a descansar por algumas horas, pois assim o tempero ficará bem apurado.
Após esse período de descanso, coloque a carne em uma assadeira, regue a carne com  a outra colher de molho inglês, misturado com 02 colheres(sopa) de azeite de oliva. Asse durante 30 a 40 minutos, besuntando frequentemente com o molho que se forma na assadeira.

                                          Coma com Moderação rsrsr. Lembre-se que GULA é pecado!!

Atenção!! Não deixe passar do ponto de assar.A carne deve ficar bem tostada por fora , macia e suculenta (rosada) por dentro-assim como na foto.
                              

2 comentários:

  1. Muito legal e interessante teu post!Gostei! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. aaahhh! Também li esse livro do Pudim de Natal! Adorava Poirot! Que figura! Mas, confesso que da culinária inglesa, só me lembrava do chá...

    ResponderExcluir