sábado, 17 de março de 2012

"Ao vencedor as batatas" (Receita deliciosa!)

Olá!!!
                                                          O Donald no topo...das batatas!!
DE ONDE VEIO A BATATA?

-Foram  os portugueses!- berrava Donald.
- Que nada- berrava mais alto o Gastão-foram os espanhóis!
Quer apostar que foram os portugueses que levaram a batata para toda a Europa?
-Quero! - aceitou o Gastão - Quem perder vai ter de descascar todas as batatas do celeiro da VOVÓ DONALDA!
- Aceito: Vamos procurar o Ludovico!
Mas o sábio não era de se apressar:
-Originalmente,a batata só era cultivada no Peru e no Equador, onde a variedade do solo facilitava o desenvolvimento de várias espécies. No século XVI, os conquistadores espanhóis levaram a batata para a Europa.Mas, no início, os europeus só a utilizavam para fins ornamentais.Como comida, eles achavam que a batata só servia para porcos e galinhas!!

                                          ***  E O DONALD TEVE DE DESCASCAR AS BATATAS...

 Na obra" Quincas Borba" , de  Machado de Assis, o personagem principal  tem  uma frase famosa  em alusão às batatas, atribuindo a esta o valor de  "prêmio". Vejamos algumas linhas para se chegar a esta conclusão!!
A filosofia de Quincas Borba é explicada neste exemplo; " Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam pra alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para tranpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas se as duas tribosdividem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição."

"A paz, neste caso, é a  destruição; a guerra é a conservação" (...) Então, ele finaliza: "Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas"

                                                          *************************

Assim, o HUMANITISMO, filosofia criada por Quincas Borba, é pessimista, egoísta...vai de encontro à filosofia do HUMANISMO, que tem o homem como centro de tudo-do Universo, e como tal deve ser preservado acima de tudo.

                                                                                       Antes de ir ao forno!!
VAMOS A ELAS...AS BATATAS!!

PURÊ FESTIVO


Ingredientes:

01 quilo de batatas,02 colheres (sopa) de margarina ou manteiga,
01 xícara (chá) de leite de vaca, 01 pacote (tetra) de creme de leite, 02 colheres (sopa rasa) de queijo parmezão ralado, 01 copo de requeijão cremoso, 1/2 quilo de camarões (fresco ou congelados),  OU 1/2 quilo de bacalhão seco.

Tempero:  01 limão,01 cebola picadinha, 01 tomate maduro, mas firme picado, 01 pimentão verde picado, 01 dente de alho médio, 1/2 colher (café) de cominho, 03 colheres (sopa) de azeite de oliva, 01 lata de seleta (milho com ervilhas), 1/2 lata de molho de tomate, 02 xícaras (chá) de água, coentro e sal à sua vontade.

Modo de preparar o RECHEIO:

Se forem frescos: limpe os camarões normalmente ( retirando cabeças, e cartilagens...) e lave-os em água com 1/2 limão.Coloque-os para escorrer em uma peneira. Enquanto isso, amasse o alho com o sal, o cominho e o coentro, fazendo uma pastinha e adicione o caldo do meio limão. Tempere os camarões com essa mistura.Reserve.

Se forem congelados: descongele os camarões, lave-os e ponha numa paneira para escorrer. Em seguida, SIGA O MESMO PROCESSO DE TEMPERÁ-LO.

Leve uma panela ao fogo brando com o azeite de oliva e as cebolas picadas e refogue bem, acrescente os camarões, mexendo até envolvê-los.Adicione o tomate, o pimentão, o molho de tomates, as 02 xícaras de água. Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 10 minutos.Em seguida, acrescente a seleta e , se precisar, mais um poco de água e deixe ferver por mais 5 minutos em panela aberta e fogo baixo.RESERVE.

Modo de preparar O PURÊ (deve ficar mais consistente):

Proceda com o básico de fazer purê. Depois das batatas já amassadas, acrescente o leite de vaca, a manteiga ou margarina, o queijo parmezão e o creme de leite*. Leve ao fogo mexendo até encorpar. Se precisar, corrija o sal.

Montagem  da receita:


Em um refratário ou assadeira retangular ou quadrada, espalhe  um pouco do refogado de camarão, em seguida despeje a metade do purê e alise com uma colher . Sobre o purê, acrescente todo o refogado de camarões e depois o requeijão cremoso, cobrindo todo o refogado.Acrescente o restante do purê, alisando toda a superfície e salpique queijo ralado por cima.

Leve ao forno por l5 a 20 minutos até gratinar. Veja o ponto na foto abaixo. Sirva com arroz branco e salada folhosas. Bom apetite!!
                                                      Huuummm!!Feito por mim!!

***Se não quiser usar creme de leite, use 02 xícaras de leite de vaca
*** Para quem não come carne nenhuma, pode fazer o recheio com SojaTexturizada, já fiz e ficou ótimo.
*** Para usar o recheio de bacalhau-antes dessalgue-o de véspera e proceda do mesmo modo como é feito com os  camarões.

***A foto de Donald e o texto "De onde veio a batata" foram tirados do meu livro-relíquia rsrsr " MANUAL DA VOVÓ DONALDA!! "

6 comentários:

  1. Que delícia!!!
    Para mim, uma refeição completa e fantástica!
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigado pelo carinho e pela viita!!!!
    Faz o doce, vc não vai se arrepender é muito bom mesmo!
    Grelhada eu nunca provei assim que tiver jaca novamente farei para provar!!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Menina! COmo os porcos eram bem tratados naquela época! rs! quem diria! E batata é boa de qualquer jeito! Frita, cozida, amassadinha, recheada! amo! Eu achava que batata era coisa de alemão...não sei pq....estava enganada, ia descascar batatas junto com o Donald! bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Diana,

    Adorei a sua sugestão parece deliciosa...

    Boa Noite!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto,o purê deve ter ficado divino,já estou levando a receita beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu amooo batata!!! Amei a receita! Purê é uma perdição!

    Beijos.

    ResponderExcluir