sábado, 2 de junho de 2012

Falso Strogonof!!! (RECEITA)

Olá!!!

 ***Como minhas férias só vão acontecer lá para o dia 18 ou 20 de junho, então ainda ficarei postando até lá!!


Strogonoff é uma iguaria culinária da Russia ! Já fez muito sucesso em festas, jantares de aniversários nos anos 70 e 80, assim como a Lasanha ( Prato italiano) .Hoje, esses saborosos pratos têm ficado nos almoços em família, mesmo assim sem o mesmo glamour daquela época!! Assim, outra iguarias internacionais  e nacionais apareceram,  foram divulgadas  e caíram no gosto e hábitos dos eventos culinários em geral. Exemplos de pratos que têm feito sucesso é a quiche(francês),a paella (espanhola) o couscuz marroquino,os escondidinhos (bem brasileirinhos) de carne do sol e aipim, entre outros.

 O universo da culinária é vasto e , hoje, com a valorização  da GASTRONOMIA (principalmente aqui no Brasil), aberturas de cursos profissionalizantes e mesmo universitários, a cozinha-arte passou a ser um lugar mais disputado tanto por mulheres quanto por homens. Além disso, as divulgações de receitas por meio de revistas, jornais, programas de culinária na televisão...têm elevado o número de pessoas interessadas em mexer com as panelas rsrsr!!

Eu, por exemplo, adoro cozinhar, inventar, testar receitas...adoro quando a família, os amigos fazem Huuuuummm!!! quando comem algo que fiz com tanto gosto, dedicação e esmero.Sim, para cozinhar é preciso ter prazer em pôr as mãos na massa, não desistir facilmente quando algo não dá certo, ou seja, é preciso paciência e ser persistente!!

Vejam, à seguir, a receita do que chamo de Falso Strogonoff, pois não uso creme de leite , não tem champinhon e nem bebida para flambar!!

INGREDIENTES: 500 gramas de camarões frescos ou congelados, 01 lata de milho verde (em conserva), 1/2 copo de requeijão cremoso,01 copo de yogurte natural, 01 tomate maduro (mas firme) em cubinhos, pimentão a gosto, 01 cebola média picada, 01 dente de alho amassado, 01 ramo de coentro, um limão, 1/2 colher (café) de cominho, 1/2 colher (café) de noz moscada ralada, 01 colher rasa (sobremesa) de mostarda e 01 colher (sobremesa) de catchup.(estes dois últimos condimentos são opcionais), 04 colheres de azeite de oliva,  01 copo de água e sal a gosto.

***Usei camarões pequenos, pois era o que tinha em casa no momento.Mas, o tamanho fica a critério de cada um e ou das $$$$(finanças)rsrsrs!!

MODO DE PREPARAR: Limpe os camarões e deixe-os em uma vasilha com água e suco de meio limão por 5 minutos ou enquanto faz o tempero. Em uma vasilha, coloque o alho , o sal, cominho e o coentro, faça uma pastinha, coloque o suco do meio limão. Em seguida,escorra os camarões por uma peneira e depois passe-os na pastinha feita. Reserve.

Leve uma panela ao fogo (médio) com 04 colheres de azeite de oliva, ou um bom óleo (canola, milho, girassol...), acrescente a cebola, o tomate, o pimentão e refogue bem, acrescente os camarões temperados e mexa  devagar, envolvendo-o nos temperos.Em  seguida,coloque o milho escorrido, a mostarda , o catchup e a água.Tampe a panela e deixe cozinhar por mais ou menos 10 minutos.Depois desse tempo, acrescente o requeijão cremoso, o yogurte natural, e salpique a noz moscada,envolvendo delicadamente.Desligue o fogo e tampe a panela. SIRVA QUENTE !

                                              Huuummm!!!Deliciooso!!
Bom Apetite!!!

7 comentários:

  1. Aiii que perdiçãooo, Di!!!
    Que delíciaaa, férias chegando, hein?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. hummm que delicia ameiii sua receita bom demais viu
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Buenos días Diana. Tiene una pinta francamente deliciosa y te ha quedado de lujo este rico plato que nos has preparado.
    Que envidia lo poquito que te queda para disfrutar de tus merecidas vacaciones.
    Un beso Paco

    ResponderExcluir
  4. woww tiene un aspecto inmejorable, casi me llega el olor hasta aquí, hummmmm!!! un besazo

    ResponderExcluir
  5. Diana, vim conferir seu falso strogonoff e achei uma delícia, o prato ficou lindo!
    Uma receita saborosa, bem temperadinha e não usa creme de leite, por isso, mais saudável.
    Estou levando e já pensei em fazer também com frango.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Mããe! Ja to com saudades das delícias que vc prepara na cozinha! acho que ja provei esse falso strogonoff e amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Mããe! Ja to com saudades das delícias que vc prepara na cozinha! acho que ja provei esse falso strogonoff e amei! Beijos!

    ResponderExcluir