terça-feira, 4 de setembro de 2012

Caldinho de Feijão- Simples e Saboroso!!

Olá!!!                                      
                                                           (Foto Internete)
   " Que ninguém se engane: só  se consegue a simplicidade através de muito trabalho"
                                                               (Clarice Lispector)                                          
                                                             
Não desmereço a sofisticação,o requinte...o elaborado,  tudo tem
sua hora e seu lugar!! Mas, como seguidora inveterada de Clarice Lispector,esta citação acima da escritora me permite dizer que até mesmo nas coisas simples há de  haver elaboração, empenho, trabalho... senão não haverá sequer uma breve satisfação!!

Costumamos não valorizar as coisas" menores" , carregamos no âmago a ideia de que o preciosismo é que tem valor, no sentido mais amplo da palavra!!No entanto, é comum guardarmos coisas mínimas e até ditas "sem importância", ou melhor-SIMPLES! como verdadeiros tesouros!

 Eu mesma tenho: 02 folhas de Bordo trazidas de viagens, entradas de museus, teatros , shows ,metrôs ... (nos quais andei por aí a fora rsrsr), papeis de chocolates"finos"(rsrsr).A tudo isso, somam-se
 chaveiros de lugares distantes,canecas, canetas.. enfim coisas que acabam, muitas vezes, mais tarde, doadas, jogadas fora ou acumuladas dentro de gavetas,ou quando nada exposta em estantes como troféus rsrsr!!! Sei que vocês, queridos leitores,devem estar rindo, pois também são "colecionadores" de tesouros iguais aos meus rsrsrs!! Acertei???? 

Paradoxal, não???!!! Pois é este o homem " contemporâneo" -aquele que tem" tudo" e vive da recordação de mínimas coisas!!

Mas... "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". Sábias palavras de Fernando Pessoa.

Vamos às comidinhas!!!

Caldinho de Feijão

Ingredientes:1/2 quilo de feijão preto ou mulatinho*, 01 paio** ,01 calabresa, 1/2 abóbora (de preferência japonesa) 02 cebolas em cubinhos,01 pimentão verde em cubinhos, 02 dentes de alho, 01 folha de louro,02 pitadas de cominho, 01 colher (sobremesa) de vinagre (opcional), 01 colher de extrato de tomate ( se o feijão for mulatinho), se preto (não é preciso); salsa e cebolinha  (picadinhas),sal a gosto.

*Deixe o feijão de molho por uma a duas horas antes de levá-lo ao fogo.
** O paio não irá ao fogo com o feijão, use-o, no final, sobre o caldinho já pronto.

Modo de fazer: Leve uma panela de pressão ao fogo e acrescente 03 a 4 colheres de óleo (girassol, milho ou canola), o alho amassado, 01 cebola, o pimentão, o louro, o cominho, sal a gosto, a calabresa cortada em rodelas e, por fim, o feijão (escorrido) , refogando bem.Coloque água normalmente para cozinhar o feijão.Feche a panela em pressão por 30 minutos.(abaixe o fogo assim que começar a pressão)

Enquanto isso...

Tire a pele do paio e corte-o em cubinhos.Frite-os em óleo quente com 01 cebola em cubinhos.Escorra o óleo da fritura e reserve o paio.

 Após o período de 30 minutos, desligue o fogo, deixe parar a pressão, abra a panela, certifique-se se o feijão já está quase cozido e coloque a abóbora em pedaços grandes, acerte o sal, se precisar, e acrescente mais água ( uns dois copos a l/2 litro). Feche a panela e cozinhe  (em fogo brando)por mais  10 a l5 minuto).Desligue o fogo , deixe esfriar, abra a panela.Se quiser, retire a folha de louro antes de bater no liquidificador.

Com auxílio de uma concha, coloque porções de feijão no liquidificador e bata formando um caldo espesso, mas não muito grosso. (coloque um pouco mais de água se precisar)

Coloque -o de volta à panela e deixe esquentar bem  antes de servir.

                                                                  

Com o auxílio de uma concha, distribua o caldinho em xícaras, bowls, combucas... sobre este, coloque o paio  (já frito) e salpique com cebolinha e salsinha picadinhas.


               **************
Atenção!!

Quem for vegetariano ou faz dieta de redução de carnes vermelhas,viu Margot
 de "Compartimento Secreto" rsrsrs, não coloque a linguiça para cozinhar com o feijão, basta a abóbora ou cenoura. Para servir, use gemas de ovos cozidos esfarelados sobre o caldinho (em lugar do paio) e finalize com salsinha e cebolinha.


                             BOM APETITE!!!                              
                                                                                                                             

12 comentários:

  1. Que caldinho maravilhoso adorei vou levar a receita beijos

    ResponderExcluir
  2. Que caldinho delicioso e lindo, a acompanhar um texto não menos delicioso!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Diana! Não sei qual é mais charmosa: a receita ou a poesia da culinária? Creio ser as duas, não?! O fato é que combinar literatura e culinária é um luxo que você descreveu maravilhosamente. Afinal, o que é a culinária, senão uma arte! Adorei!

    Muito obrigada pela sua presença na minha casa cibernética. É um prazer estar aqui. Então temos uma vizinha em comum, a Chica! Foi bom saber disso! Nos vemos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Buenas tardes Diana. Un caldo o sopa de frijoles fantástico. Tiene una pinta muy buena y seguro que esta buenísimo, con esas especies y el chorizo.
    Un saludo Paco

    ResponderExcluir
  5. Olá Diana, tudo bem?
    Desculpa a minha ausência por aqui...
    As coisas simples são sempre as melhores, pequenos momentos, fotos, bilhetes de um local, transporte, que nos deixou memórias especiais...vale a pena guardar, é um pedacinho de nós que ali está!

    O teu caldinho ficou maravilhoso e as ervinhas no fim deram um toque muito especial e delicioso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Amiga vc tem toda razão ,sempre compramos algo nos lugares que visitamos. Uns bem interessantes e guardamos com o maior carinho ,outros acabamos por nos perguntar, pra q comprei isso,né?rsrs
    Simplicidade sempre encanta mais!
    Hum que caldinho de feijão mais gostoso!!!
    Bjinhos e ótimo feriado. Re

    ResponderExcluir
  7. Diana, você é demais! Muito obrigada pela lembrança.
    Hoje eu fiz feijão preto, se tivesse visto tua receita antes com certeza eu teria feito assim... sem o paio e a linguiça. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. verdade vc disse tudop sou assim tambem kkkk
    amiga
    a curso estava maravilhoso bjão

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem passei por aqui, para conheçer o seu cantinho e gostei muito do seu cantinho, e resolvi te seguir para nao perder nadinha adorei tudo , parabéns. Passa la no meu cantinho para conheçer e participar dos sorteios...te espero!
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
    http://ministerioinfantilchrisgipebube.blogspot.com.br/
    Bom final de semana
    christina

    ResponderExcluir
  10. Simplicidade é tudo! e simplicidade, como vc disse, não quer dizer descuido....quer dizer q você pode transformar o pouco, o essencial, o básico em algo interessante, especial, gostoso! bjoo

    ResponderExcluir
  11. Ah! e esse nenem de chapeuzinho de doce é muito fofo! bj

    ResponderExcluir
  12. La cita de Clarice Lispector preciosa y la comparto 100X100....tienes un blog estupendo...felicidades !!!!
    Besos
    Miguel
    lareposteriademiguel.com

    ResponderExcluir