domingo, 23 de setembro de 2012

Frango com Molho de Ameixas!!

Olá!!!!


Hoje ,darei uma receita de frango  ao molho de ameixas secas.É algo fácil de fazer, bastante saboroso e que faz bonito num jantar festivo com alguns acompanhamentos  mais elaborados e finos, como um purê de maçãs, um arroz com nozes...Ai...ai!!!

As ameixas pretas (secas ou em caldas) são saudáveis e saborosas! São ricas em vitamina A, B, C, potássio, fósforo... Elas têm efeito laxativo, por isso entram na composição de alguns remédios contra a prisão de ventre.

 É uma fruta bastante versátil na culinária, pois delas são feitos tortas, musses, sorvetes, geleias, doces, yogurtes, caldas, molhos... além de servirem de recheios, coberturas e decorações nos doces, nas farofas festivas,  e ao lado do abacaxi em volta do peru de Natal!!

Apesar de seu uso  largo em docerias, as ameixas secas não são muito calóricas!Mas,como em tudo, não se deve fazer uso abusivo destas delícias.Então, vamos à receita!

Frango ao Molho de Ameixas Secas

Ingredientes: 01 quilo de cortes variados de frango, 01 vidro pequeno de champinhon, 01 cálice de vinho tinto seco ou do Porto, 01 cebolas, 01 tomate, 01 pimentão em cubinhos, 02 dentes de alho amassadinho,01 limão, 01 colher (café) de cominho, salsa picadinha,óleo (girassol, canola, milho de preferência) , 03 colheres (sopa) de extrato de tomate diluídas em 01 xícara (chá) de água.

Modo de Fazer: Lave os cortes de frango esfregando 1/2 limão neles. escorra-os bem.Em uma vasilha, coloque o alho, o cominho, o sal, o cálice de vinho,  e esprema o meio limão restante e deixe descansar por uns 15 minutos.

Em seguida, leve uma panela ao fogo com o óleo(mais ou menos 04 colheres (sopa), quando bem quente, acrescente o frango temperado, a cebola, refogando bem, deixando-o meio frito.Diminua fogo e, em seguida, coloque o tomate, o pimentão, a salsa e o extrato diluído em água, envolvendo bem.Tampe a panela e cozinhe até o frango ficar macio e reduzir um pouco o caldo.Por fim, acrescente os cogumelos,envolva-os bem e desligue o fogo.

Enquanto isso, faça o MOLHO!

*** Deixe as ameixas secas (sem caroços) no vinho tinto ou do Porto enquanto prepara o molho!

Molho de Ameixas secas

Ingredientes:01 dente de alho amassado, 01 cebola em cubinhos,02 colheres (sopa) margarina, 02 colheres (sopa) de azeite de oliva, 01 pau (pequeno) de canela, 1/2 colher (café) de noz moscada, 01 colher (sopa) de açúcar mascavo, 01 xícara de ameixas secas sem caroços, 01 cálice de vinho tinto ou do Porto.

Molho de ameixas: Numa frigideira, coloque  em fogo baixo para derreter a margarina , mais 02 colheres(sopa) de azeite de oliva e a cebola picada , o açúcar mascavo, e mexa por alguns minutos até dourar, não deixe queimar. Acrescente meio copo de água, em seguida junte  as ameixas com o vinho,ponha a noz moscada, a canela e uma pitada de sal Assim que estiver menos quente, descarte o pau de canela e bata o molho no liquidificador.

Passos Finais !!

***  Despeje a metade  do molho de ameixas sobre o frango, envolva todo ele,mexendo em fogo baixo. Desligue  o fogo e reserve.

***Esquente bem o restante do molho batido para compor o prato quando este for para à mesa.

                            Huuummm!!Feito por mim!!

                                                        Bom Apetite!!




 Dia 27 de setembro-Dia dos santinhos gêmeos!!

                *************
 Uma boa semana para todos com as bênçãos de    São Cosme e São Damião!!!!

14 comentários:

  1. Que prato delicioso eu adoro ameixa seca em pratos salgados beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Diana,
    Este teu frango está com um aspecto magnífico e super delicioso!
    Beijinhos grandes e boa semana,
    Lia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dy! Um luxo de prato e sabor! Beijos e meu carinho.

    ResponderExcluir
  4. Diana, que bom já estar melhor, estas ites são muito doloridas mesmo, é bom dar uma pausa, eu também as tenho.
    Menina, que receita diferente, deve ficar deliciosa, gostei muito da sugestão, estou levando.
    Um beijo e uma ótima quarta feira

    ResponderExcluir
  5. Que delícia Diana! Já vi frango com molho de laranja, mas com molho de ameixas é a primeira vez! Adorei!
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  6. Olá Diana!
    Eu amo ameixas, gostei muito da sua receita, o sabor
    deve ser bom demais!

    Beijos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  7. oi querida tudo bem ? quer frio ?? aqui esta 5 graus menina baita frio para sewtembro kkk amiga amei esse frango .preciso estar esta divino mesmo ..amei bjokas boa quinta feira

    ResponderExcluir
  8. Oi Diana, tudo bem?
    Tenho um blog que é mais um local de dicas para amigas, procuro dar dicas de maquiagem, cabelos, produtos nacionais de ótima qualidade, gastronomia e viagem. E simplesmente AMEI teu trabalho.
    Com todo carinho queria saber se posso indicar teu blog no campo Gastronomia, tenho amigas que amam ler (eu tb gosto, mas não tanto infezlimente). Gostei mto do seu jeito de postar as receitas, com fotos pq ajuda muito quem está começando e para os experientes é um agrado a mais. muito bom mesmo.

    Obrigada pela atenção,

    Nanda Cardieri
    www.nandacardieri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nanda!!
      Obrigada pela sua visita ao blog e o comentário carinhoso e pra cima feito por você!Gosto muito de dicas de viagem e gastronomia ,é claro, mas as informações sobre "beleza"rsrsr qual a mulher que não gosta, heim!!Nanda, fique à vontade para divulgar o blog com suas amigas, agradeço desde já. Bjs, Dy.

      Excluir
  9. Eu adorei! o sabor deixou o frango mais requintado, pq a mistura do doce com o salgado e mais uma pitada azedinha fica bem diferente! parabéns! bjs

    ResponderExcluir
  10. Hummmm, delíciaaaa!!! Mais uma receita de dar água na boca!!! Você arrasa, Dy!!

    Muito obrigada pelas felicitações, viu? Recebi os dois recados, é que agora estou moderando os comentários por causa de uns tipinhos desagradáveis que andam aparecendo por lá :(

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  11. Minha querida DI, Essa receita é um espetáculo menina!!!!
    Ameiiiii.
    Vc disse q esteve dodói com todas as ites,né?
    Então amiga fomos as duas!!!!RSRS
    Vim agradecer todo seu carinho com minha cozinha e deixar tbm muito beijinhos. Re

    ResponderExcluir