domingo, 4 de novembro de 2012

Peixe com crosta de Cream Cracker e Castanha de caju!!

Olá!!

"...Quanto mais se olha para o ato de cozinhar, mais se vê que é um processo educativo sem fim.Não há realmente nenhum limite para o aprendizado"
                                                    (Daniel Boulud-Chef francês)

Estou lendo"Conselhos a um jovem Chef", cujo autor é o chef francês Daniel Boulud ,dono do restaurante "Daniel", apontado como o melhor de Nova York pelo guia de referência gastronômica "Zagar" e ainda detém 04 estrelas, dadas pelo New York Times!!

Estou encantada com a "escancarada" verdades da cozinha, dita por Boulud, como aprendiz e mestre na "arte" de cozinhar!Vejamos:

"É preciso entender que se vai trabalhar muitas horas intermináveis e ter pouca vida pessoal, mas se é sua paixão, como é a minha, não há outra escolha.Vai ter que ser assim, então melhor que seja bem-feito."

"Há uma grande diferença em criar uma receita e uma pintura.Se um artista acha que está perdendo o pique com o pincel, pode dar um tempo, descansar, deixar para continuar no dia seguinte.Uma vez que se começa a cozinhar algo, não é mais possível "descozinhá-lo, tem que ir até o fim(...)"

           *********************************     


Enfim, conforme o prometido,vou dar , em duas postagens,algumas receitas dos cardápios que fiz para o Festival Gastronômico! Hoje, segue a primeira receita " Peixe com crosta de Cram Cracker e castanha de caju". Esta é uma receita muito saborosa  e nem tão difícil de fazer! Espero que gostem! Beijos, Dy.


1.Peixe com Crosta de Cream Cracker e castanha de caju

Ingredientes: 1 kg e meio de filet de peixe .Escolha um peixe de carne mais firme (atum, badejo, dourado,merlusa...). Usei Atum. Uma xícara de coentro picadinho, 03 dentes de alho amassados, suco de três limões, cominho e sal a gosto.Faça uma pastinha com esses temperos e passe em todo o peixe.Deixe descansar (pode ser temperado anteriormente ao dia de fazê-lo).

***Molho de tomate pronto (diluído em água e um fio de azeite) ou faça você mesmo o seu molho de tomate caseiro.Reserve para regar a receita antes de ir ao forno. Use uma lata e a mesma medida de água.

Crosta:)1 embalagem de biscoito cream cracker com três pacotes embalados individualmente ( quebrados grosseiramente com as mãos, formando uma farofa) ,mais ou menos 04 a 05 colheres de manteiga ou margarina gelada cortada em pedaços, 01 xícara de castanha de caju moídas grosseiramente (reserve alguma bandas de castanha para decorar), água.

 ***Misture os ingredientes  da crosta ,formando uma farofa meio úmida que dê para acamar , com o auxílio das mãos, sobre os filés de peixe.(só a parte de cima, não é para envolver todo o filé).

Finalizar: Regue uma assadeira  com a metade do molho de tomate, acame os peixes lado a lado e regue com o restante do molho entre as postas(não jogue molho sobre a crosta.)Regue a crosta com azeite de oliva.

Leve ao forno quente, a princípio, por 30 minutos. Em seguida,  abra o forno e coloque as castanhas reservadas por sobre toda a receita , abaixe o fogo e deixe assar por mais ou menos 10 a l5 minutos.Fiquem atentos para não secar e queimar a crosta, esta deve ficar dourada!


                                    Bom Apetite!!

9 comentários:

  1. oi minha amiga tudo bem que delicia hein sabe vi essa receita em livro antigo e fiquei com receio de fazer ..vendo i seu me abriu a vontade de fazer amei bjokinhas doces..boa semana bjokas

    ResponderExcluir
  2. Buenos días Diana. Que manera tan buena y original de preparar el pescado. Sinceramente que me ha encantado y seguro que esta buenisimo.Como bien dices después de leer la receta no parece tan difícil.
    Un beso Paco

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua receita quero fazer
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi linda nossa amiga esse peixe está demais, adoro badejo, sempre gostei, eu só como peixe agora, e adoro parabéns pela receita, eu sou meia ruim de cozinha faço só o básico mas faço umas coisas gostosas escondidinho de carne seca o povo adora, fica muito gostoso, eu adoro coisas com berinjela, quando fizer me fale,bjs e linda semana Leila

    ResponderExcluir
  5. Diana:

    ótima receita essa crosta do peixe!
    O festival foi tudo de bom mesmo, hein!!!
    Vou aguardando mais receitas!
    Quanto ao comentário que vc fez em meu post do bolo - não, eu nunca fiz pasta americana, hehe.. Eu sempre as compro, pois nunca me empolguei em fazê-las!

    Bjinhus,
    Sandra Bylaardt

    ResponderExcluir
  6. Essa receita é muito interessante! Fica muito gostosa e diferente de qualquer forma de preparar o peixe que eu já tinha experimentado antes! Arrasou, mamys!

    ResponderExcluir
  7. Que boa receita essa.Deve ficar dos deuses! Vou guardar bem!! beijos,tudo de bom e lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  8. Verdade, Di!! Esse calor dá uma desanimada... Mas eu sou muito preguiçosa também rsrs.
    Amo peixe, esse deve ficar maravilhoso!!!

    A dica do papel alumínio para remover o glitter do esmalte com mais facilidade é assim: Você embebeda o algodão na acetona, coloca por cima das unhas com glitter, envolve a unha com o papel alumínio, aguarda um minuto e puxa! Sai tudo!!
    Só não dei sorte com um da Impala, que chama Brilho da Sereia, quase arranquei a unha e ele não saía kkkkk.

    Beijos, bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone!!
      O peixe, com certeza, é saboroso, tente, é facil!
      Uma preguicinha de vez em quando é tudo de bom ai...ai!!
      Obrigada pela dica do tira-gliter!Ô bicho chato de remover! Agora já sei, tomarei cuidado com o tal Impala!Bjs, Dy.

      Excluir