segunda-feira, 19 de novembro de 2012

RECEITAS COM COCO!!!

Olá!!

♫...Vento que balança a palha do coqueiro, vento que encrespa as ondas do mar.. (Dorival Caymi)

Hoje darei aqui duas receitas usando coco, este fruto versátil, conhecido como "coco da Bahia", mas que é nativo do Índico!

No nordeste em geral, o coco é bastante usado na culinária típica: tapioca,beiju, pamonha, bolos, canjicas, cuscuz,mingaus..doces(cocada, quindim...)e nos pratos típicos salgados:moquecas em geral vatapá,bobó de camarão...e ainda temos a batida de coco(feita com cachaça...) e o melhor de tudo:a água de coco, considerado "o soro natural"

Quem visita Salvador  a minha cidade, costuma ficar admirado pela quantidade de coqueirais em toda a orla!Também se viajam a cidades banhadas pelo mar ,é comum a paisagem de coqueiros carregados!!Lindos a balançar ao sabor do vento!!

Vamos às Receitas!!

1.Sorvete de coco verde

Ingredientes:05 coco ,verdes, 02 latas de leite condensado, O2 latas de creme de leite, 02 colheres (chá) de baunilha.

Modo de Preparar: Abra o coco, tire a "carne", se já estiver dura retire a casca marronzinha em volta da "carne", lave em água corrente.Em seguida, bata no liquidificador com mais ou menos uns 03 copos da  própria água de coco tirada dos frutos ou com água natural mesmo.( na mesma proporção).Passe a mistura obtida por uma peneira grande, apertando com as mãos até extrair todo o leite de coco.Reserve o bagaço.

Retorne ao liquidificador, coloque o leite de coco obtido, o leite condensado, o creme de leite e bata bem até ficar um creme entre o ralo e o grosso, meio espumante.Acrescente 04 a 05 colheres do bagaço reservado e bata bem.Por fim,acrescente a baunilha e bata mais um pouco! Não é preciso usar açúcar!

Leve ao congelador em vasilha plástica com tampa.Depois de  mais ou menos 02 horas, bata com um garfo, revolvendo bem os cristais já formados, homogeneizando o creme.Tampe e deixe  no congelador, fazendo este mesmo processo por mais ou menos 02 vezes mais em intervalos mais curtos.


Está pronto!Fica meio durinho, mas antes de servir, é só tirá-lo por alguns minutos, ele fica cremosinho e saboroso!Confira nas fotos!                                               Huuummm!!Geladinho!!

 2.Lelê de milho

Ingredientes: 03 xícaras (chá) de xerem (ou quirera), 500ml de leite de coco, 300ml de leite de vaca, paus de canela, cravo, 03 colheres (sopa) de manteiga ou margarina 01 colher rasa (café) de sal, açúcar a gosto.

***Coloque o Xerem de molho na água fria por meia hora, não deixe muito tempo, pois os grãos amolecem demais!Ainda vão cozinhar!
                                                                           Mexe..Mexe!!
Modo de preparar:Escorra toda a água do xerem, coloque-o em uma panela funda, acrescente os leites, a canela, o cravo, o sal e o açúcar.Leve-o ao fogo  mexendo lentamente com uma colher de
 pau  ou plástico até começar a engrossar.Abaixe o fogo, acrescente a manteiga e continue mexendo, agora, mais vigorosamente até soltar do fundo da panela e começar a "pipocar".É mais ou menos o ponto da canjica (curau), só que um pouco mais durinho!
                                                      
Unte um refratário com manteiga, despeje ainda quente o LELÊ.Deixe esfriar um pouco e polvilhe com coco ralado.Após frio, deixe em geladeira.


                   **************

Aqui, no nordeste, degustamos o Lelê com café puro ou com leite , ou simplesmente puro como uma sobremesa...Espero que gostem!!


                                 Huummm!!Feito por mim!!    

Atenção!!

Usei o coco verde, pois trouxe do quintal da minha mãe! Mas, pode-se fazer tanto o Sorvete quanto o Lelê usando coco seco, comprado no mercado, ou mesmo com leite de coco de garrafinhas . As duas receitas ficam boas assim também!!
                                         

7 comentários:

  1. Que delícia eu adorei o sorvete quero experimentar
    Diana você perguntou da pasta americana a que usamos eu já comprei pronta mas estou querendo testar uma receita se ficar boa de mando a receita
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro sobremesas com coco, são simplesmente uma delicia :) Essa fatia apetece mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Adoro quase tudo com coco! O próprio coco em si! A água de coco, então!? nada melhor para hidratar! E sorvete/picolé de coco me lembra praia e infância! Adoro! Lelê eu não sou muuito fã, mas quando tá bem feitinho, vai bem com uma boa xicara de café!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Querida Diana,
    sou amante de coco e milho, suas receitas estão
    perfeitas, deu água na boca!
    O coco verde deixa as receitas mais saborosas, imagino
    o sabor deste sorvete, hummmmmm, bom demais!

    Beijinhos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Buenas noches Diana. Simplemente sensacionales cualquiera de las dos recetas. El sorbete de coco verde tiene que estar estupendo, que pena no poder degustarlo. Y la tartita con el coco y el toque de café se ve sensacional.
    Un beso Paco

    ResponderExcluir
  6. Olá Diana, muito obrigada pela sua visita e tão simpático comentário. Vim conhecer o seu espaço, gostei demais e já o estou seguindo. Adorei o Lelê, apesar de já ter morado em Recife nunca experimentei, parece muito bom !!

    Beijinhos,
    Marisa

    ResponderExcluir
  7. Oi! Vim retribuir a simpáatica visitinha e encontrei um blog muito interessante! Já aprendi muitas coisas sobre o coco e receitas deliciosas! Já estou a seguir! Beijinhos
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderExcluir